sábado, dezembro 19, 2009

Madrid te mata, meu caro David

"Há rapazes que nascem com o rabinho para a Lua e, ainda por cima, têm grandes amigos nos lugares certos. Veja-se o caso de David Damião, que durante uns anos foi jornalista da Renascença.

Quando Guterres foi para o Governo, em 1995, David Damião foi escolhido para seu assessor de imprensa. Esteve em S. Bento até o ex-líder do PS ter fugido do pântano, em 2001. Nessa altura, David foi colocado na embaixada de Londres, como conselheiro de imprensa. Em 2005, quando José Sócrates ganhou as eleições e aterrou em S. Bento, David vem de Londres para ser seu assessor. Assim se manteve durante quatro anos e meio. Agora, depois das eleições de 27 de Setembro, voltou a voar. O Diário da República de 4 de Dezembro explica para onde. Por despacho de 25 de Novembro de Luís Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros, cessou funções como conselheiro de imprensa da embaixada em Londres e por despacho do mesmo ministro do mesmo dia 25 de Novembro foi nomeado conselheiro de imprensa da embaixada em Madrid. Isto é, anda desde 2001 a ganhar um rico ordenado que pode rondar os 15 mil euros. Há rapazes com sorte.

IBERO-AMERICANA I: JOSÉ SÓCRATES DOIDÃO COM BRASILEIROS

A conferência de imprensa final da cimeira Ibero-Americana de Cascais tinha acabado. Alguns jornalistas brasileiros, entre os quais Clóvis Rossi, da ‘Folhaonline’, aproximaram-se de Sócrates para lhe dizer que o comunicado final era ambíguo. O primeiro-ministro português ficou tão feliz por estar a falar com brasileiros que enxotou os outros jornalistas para longe. E chegou mesmo a repreender um assessor que o queria levar para o almoço: "Não vê que eu estou conversando?"

IBERO-AMERICANA II: ZAPATERO LOUCO COM O BRASIL

Estava Sócrates doidão a falar com os jornalistas brasileiros quando se aproximou Zapatero, primeiro-ministro espanhol e grande amigo de Sócrates. Claro está que entrou na conversa e desfez-se em elogios à diplomacia brasileira e em particular a Lula da Silva. É evidente que Sócrates dizia que sim.

PARLAMENTO EUROPEU: AS RICAS FÉRIAS DE VITAL MOREIRA

Vital Moreira anda maravilhado com as suas novas funções de eurodeputado. Parece um menino feliz com as descobertas que anda a fazer. Tão feliz que conta tudo no seu blogue Causa Nossa. Ficamos a saber que foi a Nova Iorque pela primeira vez no Inverno. E andou pela Plaza, junto do Rockefeller Center, a ver a árvore de Natal. Já em Bruxelas, foi visitar a casa-museu do arquitecto Victor Horta. É Vital na sua versão turística, sempre à conta do Parlamento Europeu. Bom Natal.
"

António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!