sexta-feira, janeiro 29, 2010

Quem paga?

"Estamos todos de parabéns: depois de um défice esperado de 5,9%, parece que em 2009 o buraco andou nos 9,3%. A cifra é histórica e representa mais uma página gloriosa na economia nacional. Em 2010, é possível que a coisa desça um ponto. A menos que.

Eis a tese do ministro das Finanças, que já encontrou um responsável óbvio para o descalabro. Ele próprio? O governo a que ele pertence e que gastou o que tinha e não tinha para regressar ao poder?

Errado. A culpa é das agências de rating, disse o ministro, que ora pedem mais Estado, ora pedem menos, tudo com propósitos comerciais indignos que arruinam o bom nome de Portugal no exterior. Por causa das agências, o ministro não exclui cortar no próprio salário e, quem sabe, iniciar uma greve de fome em pleno Terreiro do Paço.

Enquanto esse dia não chega, resta-me sugerir ao ministro que mova um processo às agências de rating por danos patrimoniais e morais. E com um pedido de indemnização à altura: 14 mil milhões de euros. O valor do défice. Se Portugal está em crise, as agências que paguem a crise.
"

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!