segunda-feira, dezembro 20, 2010

Quem são os terroristas?

Há mentiras, sexo, ameaças e sobretudo muita poeira...
O vice-Presidente dos EUA acusou ontem o fundador da Wikileaks de ser um "terrorista high-tech" e admitiu que a Justiça do país está a analisar formas para o acusar.

Como fizeram com o Iraque? Paguem a dívida soberana, então as agências de rating só funcionam na Europa? Os líderes amigos são traidores dos seus países e muitos são oligarcas criminosos. Os EUA comportam-se como um navio pirata.

Manning existe realmente?

Desculpem lá, há aqui espionagem e contraespionagem e há encenação, mas há factos que aparecem e que são verdade no meio de outros, é como num grande circo.

De quem causou a crise na Europa alguém foi julgado e extraditado dos EUA para a Europa pelas fraudes financeiras? O secretário de Estado do Tesouro na altura já do "julgamento" dos crimes, antes trabalhava ou nunca deixou de trabalhar para quem ? Extraditar por exemplo para Espanha, nunca seria possível, era bom porque têm perpétua, mas impossível porque os PM europeus são criados de todos eles.

Numa entrevista à estação televisiva NBC, o vice-Presidente dos EUA, Joe Biden mostrou-se bastante irritado com o fundador da WikiLeaks por este ter revelado milhares de telegramas da diplomacia norte-americana, o que causou alguma tensão na relação entre o país e várias nações aliadas, referindo-se a Julian Assange como um "terrorista high-tech".

Em reacção, Assange respondeu: "O terrorismo está definido como a utilização de violência com fins políticos. A administração de Biden continua a ofender-se com a nossa organização e os membros da imprensa com um objectivo violento ou político. Então, quem é o terrorista?", replicou hoje Assange, em declarações ao El País.

Biden admitiu ainda que o Departamento de Justiça norte-americano está a estudar formas legais para acusar Julian Assange de conspiração.

O Governo dos EUA acredita, e quer provar, que Assange ajudou ou encorajou o soldado norte-americano Bradley Manning a roubar centenas de milhares de documentos secretos das redes do Pentágono que a Wikileaks tem divulgado.

"Se ele conspirou com um membro do Exército dos EUA para obter esses documentos confidenciais, isso é algo fundamentalmente diferente de alguém os deixar...tu és um jornalista, aqui está o material secreto", afirmou o número dois dos EUA.

Biden culpou Assange de ter "prejudicado" os EUA e "colocado em perigo a vida e o trabalho de certas pessoas no mundo".

"Ele tornou mais complicada a condução dos assuntos com os nossos aliados e os nossos amigos. Por exemplo, quando me encontro com outros líderes mundiais, há agora um desejo de falarem comigo a sós, em vez de na presença de outros participantes. Isso torna as coisas mais complicadas", explicou.

Recentemente, Assange anunciou que irá libertar documentos reveladores de "práticas pouco éticas" de alguns bancos norte-americanos. Especula-se que entre as instituições financeiras mencionadas na correspondência diplomática esteja o Bank of America, que ontem anunciou que vai cancelar os pagamentos à WikiLeaks, seguindo o exemplo da MasterCard, da Paypal e da Visa Europa.

O fundador do Wikileak saiu da prisão de Wandsworth em liberdade condicional, na passada quinta-feira. O australiano de 39 anos estava detido desde 7 de Dezembro, depois de se ter entregue voluntariamente à polícia britânica, na sequência de um mandado de captura internacional, emitido pela Suécia, para que fosse extraditado para Estocolmo e responder a acusações de crimes sexuais.

Assange, que teve de pagar 236 mil euros de caução para sair da prisão, aguarda agora que o tribunal decida sobre a sua extradição para a Suécia.

1 Comments:

Blogger pvnam said...

---> A liberdade de expressão na internet traz perigos, sim... MAS... a implementação do lápis azul (vulgo censura) na internet TRAZ PERIGOS MUITO MAIORES!...

segunda-feira, dezembro 20, 2010  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!