quinta-feira, maio 12, 2011

O nosso Gastão

"Gastão, o sobrinho do Tio Patinhas, gostava tanto de gastar que, quanto mais gastava, mais pobre ficava.

Isso não o demoveu da sua alucinação. Sócrates foi o nosso Gastão. Pior: quer continuar a sê-lo, agora disfarçado de Tio Patinhas. Mas é a ele que temos de dever a dura realidade: os portugueses não vão ter apenas de trabalhar para pagar o que comem mas vão ter de trabalhar mais para pagar o défice e os colossais juros do empréstimo interessado da UE e do FMI. O grande legado de José Sócrates a Portugal é uma camisa-de-forças de onde dificilmente sairemos e que nos vai custar os olhos da cara. Portugal não foi vendido por 30 dinheiros.

Mas vai pagar perto de 6% de juros. Os valores equivalem--se. Já é oficial: a Europa substituiu o Festival da Eurovisão pelo Euroficção. A gula da Zona Euro não vai resistir a esta longa marcha para a insolvência colectiva. Mas isso não nos livra das responsabilidades dos nossos gastadores de serviço que foram inundando o País de patranhas. Sócrates não foi apenas o rei dos gastadores. Instituiu também o sufoco democrático. A maior bancarrota que nos lega é a moral. Dissolveu-a nos interesses pessoais do seu grupo. Portugal está cansado do seu Gastão. E o PS do seu Sócrates. Por que é que não é libertado das suas funções para ir descansar? O que é espantoso em toda esta ficção, que transforma Portugal num sítio de desenhos animados, é que Sócrates continua a transfigurar-se como se fosse ele o defensor do Estado social. A maquilhagem retórica não esconde o essencial: quem esbanja recursos destrói, mais do que ninguém, o que diz defender
"

Fernando Sobral

1 Comments:

Blogger skeptikos said...

Mas este Gastão não está assim tão pobrezinho! Nem a mãezinha, nem o tiozinho! Aliás não era com o seu modesto salário de primeiro mentiroso que se vestia na Bijan, ou era?
Se ele e os demais ladrões devolvessem a ma$$a que nos roubaram decerto que daria para a dívida baixar e bem!!

Deviam ir todos dentro!!

domingo, maio 15, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!