quarta-feira, outubro 19, 2011

O Mito da Atlântida e o futuro da Europa - Parte 2

"O Kremlin propões quatro vias-sacras para conduzir o povo russo à terra prometida de uma vida melhor e mais saudável, a saber, custos de vida justos, um sistema de saúde moderno;formação profissional e um sector agrícola eficaz.

A reforma do sistema nacional de saúde enfermava de uma incompetência e de um desperdício crónico. A corrupção por sua vez era endémica quer ao nível da aquisição de equipamentos médicos, quer ao nível administrativo em que às empresas do ramo farmacêutico eram esperadas "compensações" a troco de grandes encomendas. Em 2006 uma das grandes empresas das companhias de seguros foi presente a tribunal por tentativas de suborno malogradas.

Vejamos o que se passa em Portugal. Esta semana colaborei num programa da SIC, juntamente com o meu Bastonário da Ordem dos Médicos, que muito estimo, focando aspectos básicos da Saúde em Portugal. Dois assuntos foram discutidos e levantados por mim. A prescrição em uni doses que eu já utilizava há mais de 40 anos em Paíse anglo saxónicos. O Bastonário contrariou a utilização, referindo que era quase impossível efectuar tal procedimento porque não se podia controlar a qualidade dos medicamentos!

Então meu caro amigo, e o que se passa com o Simpósio Terapêutico?. Quando voltei para Portugal depois de 25 anos a exercer na África do Sul, Inglaterra e Israel verifiquei admirado para não dizer extasiado quando verifiquei que o Simpósio português tinha cerca de 3.000 páginas, quando os Simpósios anglo saxónicos não tinham mais do que 500!!!

Depois de um exame minucioso verifiquei a razão do elevado número de páginas. Um exemplo; há cerca de 170 laboratórios diferentes a fazer com o mesmo componente químico um medicamento para combater o colesterol, a "Sinvastatina",vindo dos mais diferentes lugares incluindo a China e a Índia.... Para o tratamento de afecções do estômago "o Omeprazol" há mais de 100. Anti inflamatórios há às centenas!!!. Inacreditável. E a tal qualidade que o Distinto Bastonário falou? Como se pode controlar nestes casos?

Mas voltemos ao Pacífico e ao Oriente. A grande riqueza da Rússia é o gás e o petróleo, concentrados na "Gasprom", um Estado dentro de outro Estado. Esta Empresa controla todas as reservas naturais de gás da Rússia e de todos os gasodutos que ligam a Sibéria à Rússia europeia e à Europa Ocidental.Nos últimos anos a capitalização desta Empresa ultrapassa em muito os 230 milhões de dólares!!

O objectivo principal da "Gasprom" consiste no controle de três reservas de gás natural; as de Nadyn, a península de Yamal no Oeste da Sibéria e ultimamente a de Shtokolm, junto à costa no noroeste da Sibéria. Todas estas reservas de gás encontram-se em regiões onde o clima é dos mais rigorosos do planeta. Quarenta graus negativos no Inverno e milhões de mosquitos no Verão.O gás natural é o combustível mais limpo a seguir ao nuclear e é amigo do ambiente. A Europa depende do gás natural e cerca de um terço provem da Rússia. Daqui a alguns anos quando o gás do mar do norte acabar a dependência da Europa da Rússia aumentará."

Toupeira

Divulgue o seu blog!