terça-feira, novembro 22, 2011

Cortar salários

"A ideia da troika de cortar salários nas empresas privadas parece já ter caído por terra. Mas, na prática, já levantara voo: os salários no sector privado estão em redução.

Não é por causa da lei que o Estado não vai deixar que as empresas reduzam salários aos trabalhadores – a lei muda-se. E talvez não seja sequer pelos custos políticos e sociais. Há outra razão inultrapassável: com a redução de salários, reduzir-se-ia a receita de IRS.

Os salários líquidos estão em queda há vários anos, através dos aumentos de impostos. A redução real prossegue com a inflação, que já não é baixa (mais de 3% este ano e mais de 4% no próximo). Finalmente, o aumento do horário de trabalho e a redução de feriados, a confirmarem--se, resultarão numa descida dos salários por hora. E isto sem contar com o fenómeno que já ocorre em milhares de pequenas empresas, em que há cortes de salários e de subsídios à margem da lei e em acordo com o trabalhador.

É por isso, que embora poucos saibam responder à pergunta "greve geral para quê?", todos sabem responder a "greve geral porquê?" É óbvio, não é
?"

Pedro Guerreiro

Divulgue o seu blog!