quinta-feira, novembro 22, 2012

O menino que Gaspar não conhece...

"Supermercado do centro comercial das Amoreiras, fim da tarde de terça-feira. Uma jovem mãe, acompanhada do filho com seis anos, está a pagar algumas compras que fez: leite, manteiga, fiambre, detergentes e mais alguns produtos.

Quando chega ao fim, a empregada da caixa revela: são 84 euros. A mãe tem um sobressalto, olha para o dinheiro que traz na mão e diz: vou ter de deixar algumas coisas. Só tenho 70 euros.

Começa a pôr de lado vários produtos e vai perguntando à empregada da caixa se já chega. Não, ainda não. Ainda falta. Mais uma coisa. Outra. Ainda é preciso mais? É. Então este pacote de bolachas também fica.

Aí o menino agarra na manga do casaco da mãe e fala: Mamã, as bolachas não, as bolachas não. São as que eu levo para a escola. A mãe, meio envergonhada até porque a fila por trás dela começava a engrossar, responde: tem de ser, meu filho. E o menino de lágrima no canto do olho a insistir: mamã, as bolachas não. As bolachas não.

O momento embaraçoso é quebrado pela senhora atrás da jovem mãe. Quanto são as bolachas, pergunta à empregada da caixa. Ponha na minha conta. O menino sorriu. Mas foi um sorriso muito envergonhado. A mãe agradeceu ainda mais envergonhada. A pobreza de quem nunca pensou que um dia ia ser pobre enche de vergonha e pudor os que a sofrem.

Tenho a certeza que o ministro Vítor Gaspar não conhece este menino, o que seria obviamente muito improvável. Mas desconfio que o ministro Vítor Gaspar não conhece nenhuns meninos que estejam a passar pela mesma situação. Ou se conhece considera que esse é o preço a pagar pela famoso ajustamento. É isso que é muito preocupante. "

Nicolau Santos (retirado daqui)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os tiranos em todo o mundo pensam que escapam, mas acabam por ser apanhados e sem julgamento irão pagar mais tarde ou mais cedo.
Quando tudo se partir a coisa será mais tipo mancha de óleo num mapa...
Serão caçados como cães...
Esperemos para ver se os crimes são cometidos, da justiça nada há a esperar.

quinta-feira, novembro 22, 2012  
Anonymous A Mim Me Parece said...

Nicolau, algum dia alguém que não tu terá de explicar aquela criança que tu inventaste para a tua estória política, que quem lhe roubou as bolachas foi um ladrão que hoje está homiziado em Paris à espera que os subsidio-dependentes que criou oelevem a PR. E vai lá, vai... O s tugas são mesmo uns tansos saloios...

sexta-feira, novembro 23, 2012  
Anonymous Anónimo said...

Pois a mim me parece que a história pode ser inventad, mas não me parece que esteja muito longe da realidade, sem esses contornos de bolachas. Claro que há mias criminosos para além do que foi para Paris e o resto da pandilha do PS, do PSD e Sr Silva, do Sr Paulo das feiras e até muitos do PCP que andam por essas feiras.
Mas é criminosa esta forma de gerir o país, depois de se ver que com o OE de 2012 a coisa piorou, rebentará no 1º trimestre de 2013.
Este a mim me parece não é o a mim me parece que conheço, não usa o termo tugas, por exemplo, saloios, e por aí adiante, mas...

sexta-feira, novembro 23, 2012  
Anonymous Carlos Tavares de Melo said...

A história existe... Os tansos também... Os Ulrich engordam... A Relva necessita de ser aparada... E o Coelho serve-se à caçador...

sexta-feira, novembro 23, 2012  
Anonymous Anónimo said...

O senhor Nicolau bem pode, como dizia o general, ir:
- Bardamerda e caladinho
Este asno só agora acordou para a realidade triste do povo português.
No tempo do Sócrates eram só elogios +erante o esbanjamento.
Provavelmente também mamava
Por isso repito o que dizia o general:
- Bardamerda e caladinho

Sargento da Tropa

domingo, novembro 25, 2012  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!