terça-feira, janeiro 20, 2004

CALENDÁRIO GREGORIANO - SANTO ANSELMO


Filho ilegítimo de Roque Santeiro e duma índia Xavante, nasceu atrás de uma velha sequóia, em pleno sertão brasileiro. Anos antes, a sua avó D.Miquelina Duarte, célebre amante de Sidónio Pais, fugiu para Belém do Pará (final do sec. XIX) onde abriu um salão de chá de meninas ,de sociedade com Dona Beija. Muito avançada para a época, teve um caso com uma irmã Carmelita descalça, Irmã Xica Canelas, que abandonou os "hábitos" com o escândalo. Ambas adoptaram Roque Santeiro, moleque de rua. Anselmo tornou-se indigenista furioso e cientista de paixão. Foi ele que isolou o "pasmónio da malária" e descobriu que a sua mão xavante era descendente directa do proprietário duma caveira de dalicocéfalo com 28 mil anos de idade , encontrado junto à baliza do topo sul, do Estádio do Remo Clube de Belém do Pará.

Considerado herói pelos índios, por provar que não foram o portugas a descibrir a "terra brasilis" ou "pindorama", mas sim os seus antepassados, tornou-se "índio honoris causa" das tribs pataxós, tupi, tupiniquim, goitacaz, aimorésm yanomani e Oés. Teve então uma enorme crise religiosa e ordenou-se por correspondência. Empolgou-se tanto na evangelização dos índios, que lhes fez promessas tipo Vale e Azevedo, tão demagógicas, como a de que "os ia trnsformar em brancos", que lhes ia arranjar casa para todos, subsídios de desemprego, prometeu fazê-los campeões, abono sw famáilai, etc,etc.
Como não cumpriu nenhuma, os aimorés comeram-no. À pressa, o Papa Pio XI canonizou-o, já "de cujus", e por amostragem...

Divulgue o seu blog!