quinta-feira, outubro 07, 2004

ELFRIEDE JELINEK, PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2004

..



• LITERATURA
Escritora austríaca Elfriede Jelinek ganha Nobel 2004

Uma escritora austríaca Elfriede Jelinek ganhou este ano o Nobel da Literatura, acaba de anunciar a Academia Sueca O Prémio Nobel da Literatura 2004 foi atribuído à escritora austríaca Elfriede Jelinek, pela "fluídez musical de vozes e contra-vozes nos seus romances", como sublinhou a academia sueca.



Entre as qualidades da escrita, a academia fez questão de frisar a "sua excepcional paixão linguística que se revela absorta dos poderes autoritários dos clichés sociais". E a academia acrescentou: "a escritora mostra como os clichés da indústria do divertimento se instalaram na consciência dos seres humanos e paralisaram a resistência às injustiças de classe e à dominação sexual". Elfriede Jelinek já reagiu à atribuição do prémio, dizendo-se "surpresa" e "muito honrada". Apesar disso, a escritora anunciou que não se vai deslocar a Estocolmo, para receber o prémio, em Dezembro, por se encontrar muito doente.

A formação da escritora sempre esteve muito ligada às artes. Frequentou o Conservatório de Música de Viena e fez cursos de Teatro e História de Arte, na universidade da mesma cidade. Em Portugal apenas um dos livros da galardoada está traduzido, chama-se "A Pianista" e é uma obra auto-biográfica. Outros títulos de sucesso da escritora são "Die Liebhaberinnen" e "Die Ausgesperrten". As 56 anos, a agora laureada é a décima-primeira mulher a receber o prémio Nobel da Literatura, num universo de 102 galardões atribuídos.



Divulgue o seu blog!