ELFRIEDE JELINEK, PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA 2004
• LITERATURA
Escritora austríaca Elfriede Jelinek ganha Nobel 2004
Uma escritora austríaca Elfriede Jelinek ganhou este ano o Nobel da Literatura, acaba de anunciar a Academia Sueca O Prémio Nobel da Literatura 2004 foi atribuído à escritora austríaca Elfriede Jelinek, pela "fluídez musical de vozes e contra-vozes nos seus romances", como sublinhou a academia sueca.
Entre as qualidades da escrita, a academia fez questão de frisar a "sua excepcional paixão linguística que se revela absorta dos poderes autoritários dos clichés sociais". E a academia acrescentou: "a escritora mostra como os clichés da indústria do divertimento se instalaram na consciência dos seres humanos e paralisaram a resistência às injustiças de classe e à dominação sexual". Elfriede Jelinek já reagiu à atribuição do prémio, dizendo-se "surpresa" e "muito honrada". Apesar disso, a escritora anunciou que não se vai deslocar a Estocolmo, para receber o prémio, em Dezembro, por se encontrar muito doente.
A formação da escritora sempre esteve muito ligada às artes. Frequentou o Conservatório de Música de Viena e fez cursos de Teatro e História de Arte, na universidade da mesma cidade. Em Portugal apenas um dos livros da galardoada está traduzido, chama-se "A Pianista" e é uma obra auto-biográfica. Outros títulos de sucesso da escritora são "Die Liebhaberinnen" e "Die Ausgesperrten". As 56 anos, a agora laureada é a décima-primeira mulher a receber o prémio Nobel da Literatura, num universo de 102 galardões atribuídos.
1 Comments:
This is very interesting site... Watch drawn together Xxx underground comics Fusa salmon area rugs Law on radar detectors alesse compared to yasmin 60 10mg ambien overnight audi 80 part Racer back swimwear Greek gay myths How to patent an invention vinyl plotters Celebrex capsulas Kwc+kitchen+faucet Forum phentermine phpbb2 Big and tall dress slacks audi le mans biotech humidifier Phone set voip Http 3a 2f 2fprescription tramadol cheap in dash car dvd and monitor
Enviar um comentário
<< Home