sexta-feira, outubro 29, 2004

Reflexões sobre comentários às eleições presidenciais e os EUA.

Silva,
O custo da campanha eleitoral nos EUA é astronómico... porque o país é enorme! E porque os tempos de antena são pagos e não de borla. No entanto, o valor que refere será que inclui os custos da publicidade caluniosa que ambas as partes usam (mas que o Kerry abusa)?

António Pedro,
Bem gostaria de ouvir os «protestos de todo o Mundo» se os ataques fossem nos países deles. Só os cobardes entre europeus (e os traidores do costume, herdeiros dos acidolados "flower power" - e que depois se converteram nos maiores canalhas nos EUA) é que choraram os mortos do 11/9... mas apenas os que conduziram os aviões! Bush (e o Congresso em uníssono aplaudiu - e as chancelarias do ocidente concordaram) avisou que a guerra contra o terrorismo seria dura e longa. Se a Europa e o Ocidente se convertessem num enorme "islamistão" governado pelos sicários de bin Laden, aqueles que agora querem ceder seriam os primeiros a ser executados: é que até os fundamentalistas islâmicos não suportam traídores!
Quanto ao filho do W Bush... ele só tem duas filhas!
E como o exército norte-americano é todo ele profissional, é bom que se compreenda que os homens e mulheres que combatem no Iraque estão ao serviço dos interesses do seu país e que foram definidas através de decisões democráticas e legítimas (e quase unânimes) dos órgãos de soberania dos EUA... não foi o Bush!

Carlos Covas,
Sem querer ser defensor de quem não me passou procuração para tanto, é curioso que os fanáticos e cegos sejam os que defendem as decisões maioritárias (quase unânimes) dos órgãos de soberania dos EUA. Em compensação, os Michael Moore "look alike" tresandam a sensatez e verdade! Sobre o país aqui ao lado é bom nem falarmos: se o que defende é o cada um por si... o problema é que se formos pela sua tese não se lixa só você e os seus: lixamos-nos todos! E depois ainda vão dizer que a culpa é dos governos que não nos defenderam! Aliás, à medida que se vai descobrindo a verdade, vamos conhecendo quem tinha razão... e quem intoxicou a opinião pública com a mais canalha das demonstrações de desrespeito pela Democracia: fazer campanha no dia de reflexão e contar com a colaboração dos compagnons do costume na comunicação social para propagar propaganda mentirosa! E depois, se defende que um país deve dizer o que lhe apetece em cada momento e não cumprir os compromissos para com os seus aliados! A sorte é que os EUA não serão tão canalhas e continuarão a fornecer a Espanha informações que lhes permita combater a ETA!

Anonymous1
O Mundo está mais seguro: o número de atentados diminuiu em mais de 50%! E só na Arábia Saudita 95% das tentativas de atentado foram frustradas! Mas essas não são notícias que passem na TV ou que constem nos "documentários" do sr. Moore!

Carlos,
O isolacionismo dos EUA é uma mistificação: um país não tem que ficar submetido à opinião e aos interesses de terceiros quando o que está em causa é a sua segurança nacional! Ou acha que se Portugal pudesse e quisesse intervir num problema que nos afectasse deveria ficar à espera que os nossos problemas servissem os interesses dos demais países? E deverá um país como os EUA dependente da treta da "comunidade internacional" composta por regimes como o Sudão que presidem à Comissão dos Direitos Humanos da ONU? Ou ficar cativo das opiniões das ONG's que ninguém sabe de onde surgem, de quem dependem e perante quem respondem?
É pena que os "pacifistas" conheçam pouco de História e escondam as mortes que acorrrem cada vez que, graças a eles, contemporizá-mos com terroristas e ditadores! Por outro lado, a eleição de Kerry em nada alterará a política externa dos EUA porque a actual é a continuação da anterior... ou já se esqueceram da intervenção dos EUA na Jugoslávia sem sanção prévia da ONU? Ou dos bombardeamentos de Bahgdad durante o mandato de Clinton? Ou da tentativa de eliminação de bin Laden através de uma desastrada operação (com um míssil) e que o acicatou ainda mais contra os EUA? A memória é curta... ou será apenas selectiva?

Isabel,
Os EUA «sempre tentaram e continuam a tentar controlar o mundo»? Sempre?!?
Há 50 anos vieram à Europa ajudar a tratar de um senhor do bigode... bondoso como só visto! E ainda há 15 anos resolveram mais um problema quando "trataram da saúde" a um outro "senhor", muito caro à "sinistra" e aos "canhotos"... espero que se recorde! A não ser que na sua memória só caiba a saudade... Quanto a outro país que se imponha. Está a brincar é claro: os EUA são ocidentais, defendem os seus interesses (e a maioria deles são coincidentes com os nossos). Os únicos que se lhe poderão opôr são os que nos odeiam, que odeiam a Liberdade que gozamos, que querem destruír o nosso sistema que separa religião do Estado, que reconhece a igualdade das mulheres... é a esses que pede a intervenção?!? Mas deixe lá... não têm capacidade para tanto. Sorte a minha... e a sua! Acredite!!!


Silva,
É muito feio cuspir no prato em que come! Se não percebe que hajam políticas baseadas nos interesses dos Estados (independentemente de eles serem ou não compatíveis dom os dos outros - será que estes, na prossecução dos seus interesses, se preocupam em as compatibilizar com os dos EUA?), se não percebe, tudo bem... mas qualificá-las de mafiosas é, no mínimo, a demonstração última de uma incultura política atroz! Ah, e George W. Bush ganhou legitimamente as eleições de 2000... se ainda está nessa é porque 16 anos de NY não lhe permitiram perceber nada do sistema norte-americano! Mas já se esqueceram do modo (esse sim mafioso) como, em Chicago, apareceram os votos que permitiram ao Kennedy ganhar as presidenciais de 1960!

Anonymous2,
«Até os JORNALISTAS mentem»?!? Deve para si ser novidade...
E os actores de Hollywood que apoiam o Kerry e esperam voltar a usar a Casa Branca como bordel (como aconteceu no tempo do Clinton - que premiava apoios monetários com convites para dormirem na Casa Branca, em quartos e objectos históricos, propriedade dos contribuintes americanos)! A Straisend e quejandos bem se deliciaram no quartos e nas camas que foram de Lincoln, ou de Jeferson, e outros... E os financiamentos de indonésios e chineses para a campanha do Al Gore?

JMM,
Os que foram para o Iraque foram em consequência de uma decisão quase unânime dos órgãos de soberania dos EUA. Os soldados são profissionais... são os melhores equipados e os mais bem pagos do mundo! Alguns, infelizmente, morrem. Vítimas de atentados traiçoeiros... mas você prefere culpar um político eleito democraticamente e uma decisão democrática e legítima... e apoiar os terroristas! Está no seu direito... espero também que nunca tenha de chorar pelos seus se os terroristas vierem aqui para matar em Portugal! Aí a culpa será do Durão... e não daqueles que se deliciam em matar indiscriminadamente "infiéis"... e quantos mais melhor! Quais foram os crimes de genocídio de que acusa os EUA e George W Bush em particular? Tem noção da enormidade da calúnia que escreveu?!?

SM,
Gostaria de conhecer das «vigarices» que Bush fez na primeira eleição? É fácil dizer baboseiras, mas defendê-las e prová-las é que é do caraças, não é! Aguardo...

Anonymous3,
Não sei a que "protesto político" se está a referir, mas nem todos são legítimos... só espero que nunca tenha que estar numa manifestação democrática e legítima e ter de fugir debaixo de tiro de G3 porque outros, muito "legitima" e "democraticamente" entenderam ser essa uma forma de se manifestarem contra! Aí veríamos se não bradava por protecção policial!

Cumprimentos a todos,
João Titta Maurício

Divulgue o seu blog!