terça-feira, dezembro 27, 2005

Dando de barato o que caro será


Nós os bichos, em particular as toupeiras temos hábitos que os humanos não encaram de bom agrado, esquecendo que matamos e comemos os vermes que lhes estragam a horta ou o relvado, e escavamos galerias que lhes dão oxigénio aos processos de transformação necessários, para que as plantas cresçam com mais vigor. Pouco nos importa se gostam ou não, porque o fazemos para sobreviver.

No sítio dos humanos ouvi, da boca do avô Toupeira, dizer, que lhe dissera um rato da cidade, de um largo da aldeia grande dos humanos, com o mesmo nome, que davam de barato que o humano com nome de lasca de madeira, ganharia as eleições para chefe dos humanos do sítio e que o velho geronte e outros engoliram anzol com chumbada e tudo, atirada pelo mão partida.

Ao que parece será inevitável, a vitória de Cavaco nas presidenciais.

Para alguns dos humanos que aqui e para aqui escrevem será uma Fénix ( aqui serve nos vários sentidos que se queira dar à ave ), para que o sítio renasça e se transforme em algo mais parecido com um país, coisa que me parece deveras difícil, porque a alquimia era coisa conhecida há muito e perdida na poeira dos tempos. Afinal, será o melhor, entre o que se conseguiu arranjar, depois da escolha…

Um humano que não me é estranho, aprendeu muito, com os chamados escolhedores de cortiça, depois de esta ter sido preparada para a manufactura. Eram homens de conhecimento e filosofia das coisas simples e complexas da Vida, de olho vivo, mãos rudes...

Escolhiam das 1ªs às 7ªs e retiravam bocados que não serviam para pranchas.
Diria que comparando com os candidatos, nem 7ªs são, nem bocados, serão apenas aparas e servirão quem lhes ordenar.

As aparas eram guardadas em sacos de rede e enviadas para triturar…

Na minha pobre e péssima visão de toupeira, porque Deus assim o quis, não auguro nada de bom e decerto os ouvirei lamentar, caros leitores ou escribas, mais tarde ou mais cedo. Mas o que se há-de fazer? É o fado ou serão os fados?

Algumas palavras actuais, embora tenham um século…

…”Não sabem proteger-se da sua má consciência senão fingindo serem os executores de ordens mais antigas e superiores ( dos antepassados, da Constituição, do direito, das leis e até de Deus ), ou então tomando emprestadas, à maneira de pensar do rebanho, máximas de rebanho, como seja o apresentarem-se como «primeiros servidores do seu povo» ou «instrumentos do bem comum». Por outro lado, hoje, o homem de rebanho da Europa apresenta-se como a única espécie de homem autorizada, glorificando as suas qualidades, graças às quais é domesticado, tratável e útil ao rebanho, como sendo as únicas virtudes autenticamente humanas” (…) Nietzsche in “Para além do bem e do mal”

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Para ser presidente da républica não se pode ter ideias, não se pode dar sugestões. Um presidente só pode cortar fitas, organizar passeatas, convidar amigalhaços do partido que o ajuda elegar para grandes jantaradas, etc... de preferência um presidente muito ouvidor, que leia muitos livros e acima de tudo que não chateie muito os srs. governantes da nação.Não há paciência para estes políticos de carreira. Cada vez mais Soares afunda-se, tenho a sensação que o povo portugês está farto destas mesquenhiçes de políticos de carreira que só sabem jogar com as palavras dos outros e Cavaco Silva vai ganhar por uma perecentagam record. Assim seja: menos etiquetas e mais trabalho e projectos para o país. Força Cavaco!!!

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Até parece que o senhor Soares se esquece do que fez a Cavaco Silva. Isso sim, é que ninguém o tinha eleito para PM e armou-se líder e vai de boicotar todas as acções do governo. Porque estará o senhor Mário Soares tão desesperado ? Certamente não são problemas monetários, pois aí não tem quaisquer problemas e muito menos preocupação com Portugal, visto que sempre que foi PR mais não fez do que passear e vetar aquilo que o governo fazia.

terça-feira, dezembro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Seria um perigo para Portugal se Mário Soares ganhasse. Isso sim
Mário Soares, neste momento, não é o candidato que interessa a Portugal de forma nenhuma, só não vê, isso o seu séquito.
Tem feito tudo, para ver se consegue "esmigalhar"
Cavaco Silva, mas não, pelo contrário, o que mais se ouve dizer e os resultados o confirmarão "o que quer ainda, este? Já tinha idade para ter juízo ou então explicar o que quer".
Eu não invento histórias, é mesmo o que se constata, no dia a dia.
Não tem nada para dizer, como vê que há pelo menos um candidato forte, tenta beber as palavras que ele diz, para depois dizer o que quer e bem lhe apetece. É feio, é sinal de mau carácter.
Devia ter vergonha daquilo que tem para oferecer, seja a perseguição sistemática a Cavaco Silva.
Soares é que já se julga Presidente, visitou o Alqueva com comitiva em 13 viaturas da empresa, cada uma delas conduzida por um funcionário superior. Fosse Cavaco Silva a ter este procedimento o que não seria. Veio publicado num Jornal.
Mário Soares está desfazado da realidade do País.
Ouvi, ontem, um comentador televisivo pelo qual tenho muito respeito pelas considerações que tece, é frontal e fala dos problemas de maneira explícita e com verdade.
Foi-lhe posta a questão que aproveitaram para a polémica, e, peremptoriamente respondeu, que não está a ver qual é o mal de Cavaco Silva ter sugerido o que sugeriu.
Estou de acrdo com este conceituado Jornalista e a maioria dos portugueses compreenderam, também, da mesma forma. É uma forma de querer dar "tiros"
mas, este senhor esquece-se que o tiro vira-se contra ele próprio.
Devia ter outra atitude, agora, compreendo que o livro de um ex-socialista Rui Mateus "SEGREDOS DE UM PS DESCONHECIDO" tem grande sentido e actualidade.
Força Cavaco Silva, os cães ladram e a caravana passa. Está tudo muito bem compreendido.

quarta-feira, dezembro 28, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! Uses of levaquin Franklin tennessee rental cars airline jobs fire alarm wire laser hair removal Eagles vintage tee shirts

quinta-feira, abril 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!