quarta-feira, março 21, 2007

Afinal...

"As agressões a professores afinal estão fora das prioridades da investigação criminal no anteprojecto já elaborado pelo Governo. O alerta foi lançado ontem, durante uma reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), pela procuradora distrital de Lisboa, Francisca Van Dunem, que elaborou um parecer sobre o documento do Executivo (mais aqui)."

Etiquetas: ,

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ser professor neste pais esta visto que é profissão de alto risco. Esperamos que dona Lurdes se lembre disto e se não lhes atribuir o devido subsidio de risco que ao menos construa um monumento ao professor desconhecido, que diariamente joga a sua pele por essa nobre missão que é (tentar)ensinar a canalhada miuda, bastas vezes ingloriamente

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não é a ministra que tem a culpa. Sou professora desde o 25 de Abril, e, por sinal no antigo Liceu onde estudei, desde logo vi a malvadez dos jovens, tão diferentes dos adolescentes de outrora
...Falam, sujam como que reivindicando o estatuto
da nova classe de élite a que seus pais não tiveram direito! Penso que só escapam os profs.que
vivem nas suas aldeias , talvez parentes ou solidários... E,se aprendem algo, deve ser por graça do espírito santo !

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Creio nao ser nada dificil um professor dar uma demostracao menos educada a um aluno, tambem creio que um professor ao dar demostracao de accao violenta fisica e ate mesmo a empregar, esse aluno ou os que tiverem conhecimento do mesmo se unem e fazem uma (barreira) a esse mesmo professor assim, ve-se alunos que aparentemente nada teem com certas atitudes contra professores mas a demostram em defesa de um colega, com isso, devo mencionar que, muitas das agressoes contra professores tiveram inicio em outros (campos), o professor menos psicologicamente preparado para o ser, deve ter isso em conta e que os alunos sao na pratica todos amigos especialmente quando se trata de defender algum colega menos aceite pelos professores. O mesmo sucede todos os dias quando adultos falam do seu clube de futebol e tem um simpatizante (calado) esse, ira ajudar na defesa do que se exprime, mesmo nao tendo ligacao directa com a discusao. Se um aluno agride um professor, esse mesmo aluno pode simplesmente estar indirectamente a ajudar quem o professor ja prejudicou, ora, isso nao pode ser entendido de forma diferente das que sao feitas por adultos, atendendo que todos estao expostos ao mesmo nivel social e assim a mesma educacao Nacional.
O professor (adulto) e conhecendo a distancia de uma (legua) a maldade humana e ja por ele muita desenvolvida em comparacao ao aluno, pode muito bem preparar um (ataque) ou agressao ao aluno esse, menos preparado, mas com inteligencia para mais tarde compreender que foi agredido, pode e muito bem tornar-se num agressor mas, motivado pelo professor. CULPAS??? SAO SEMPRE DOS ADULTOS, QUER PAIS QUER PROFESSORES, ELES (ALUNOS) NAO NESCERAM PARA AGREDIR, APRENDERAM COM OS QUE CA JA ESTAVAM. Queres filhos exemplares? educa-os em casa, queres alunos exemplares? educa-os a te compreenderem e nao os deixes desprotegidos em falta de conhecimentos para te entenderem.
Mesmo um aluno e que tenha uma educacao menos boa em casa, ira ter no professor a sua (tabua-de-salvacao).

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A maior parte dos alunos de hoje serão uns vigaristas amanhã. Em casa são mal educados, não tem honra de ser Portugueses, não trabalham, não se esforçam, não respeitam, não compreendem, não pensam e não têm disciplina. Não se esqueçam que é esta classe de pessoas que está a tomar conta do estado. O que fazer, muito simples. EDUCAR. Como: Para pais: Desligar a TV durante a semana e passar o serão com os filhos a fazer trabalhos lúdicos, criar ambiente de trabalho em casa, dar bons exemplos, ensinar a tomar atitudes serenas e responsáveis, sair de casa ao fim de semana e fazer actividades ao ar livre.
Professores: Rigor máximo, disciplina máxima, dar exemplos de educação e tornar os alunos seus aliados.
Há uma grande diferença entre a educação de Portugal e frança, na terra de Jaques, os alunos do 5º resolvem equações do segundo grau, lêem literatura contemporânea e fazem trabalhos de construção avançados. Têm auto disciplina e auto estima. Porquê porque são estimulados em casa logo vão para a escola mais atentos e com vontade de trabalhar, desde modo os professores como o concelho de educação tem o caminho livre para tomar iniciativas avançadas.

A boa ou má educação vem de casa, se os alunos estão mal preparados, impedem o progresso, bem preparados, estimulam os educadores e avançam com uma formação mais forte

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É evidente que os tempos mudaram e que as relações professor/aluno também se alteraram.
Não vai à escola quem quer, todos são obrigados a frequentá-la e são os alunos que frequentam a escola contrafeitos que levantam os problemas.
Mas não sejamos ingénuos...isto foi tudo muito bem pensado por quem detém o poder. Quem, propositadamente, desautorizou os professores foram os governantes e as agressões são o resultado de uma política de destruição de tudo o que é "PÚBLICO", da educação à administração.
A frase da srª ministra da educação: " Perdi os professores mas ganhei os pais" é bem elucidativa da política deste governo.A srª ministra esqueceu-se de que nem todos os pais têm noção do que é a escola e o ensino.
São os sinais dos tempos portugueses. Enquanto a Europa cresce, Portugal afuda-se.
Veja-se os requisitos para aceder à categoria de professor titular... não se pedem professores, pedem-se administrativos: gestores, supervisores, presidentes e coordenadores disto e daquilo... nem um bom pedagogo, nem um bom director de turma. Existe um estatuto da Carreira Docente onde a palavra aprender e ensinar não surgem uma única vez. Pobre país, estranha condição...

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

São esses srs que vem para a praça pública dizer que os pais não devem "bater" nos meninos,que os meninos não podem ser contrariados, que os meninos não podem fazer isto e mais aquilo.
E como Portugal é um País de gente analfabeta, estúpida e saloia, já os Profs não podem dar um berro ou expulsá-los das aulas que logo aparece um familiar a bater no prof porque o menino NÃO se queria calar,ou fazer o exercício,ou parar de brincar na aula.
O engraçado dsito é que estes casos ocorrem em maioria nas provincias, ou suburbios,locais onde a maioria da população não foi bafejada pela inteligência,é que se lhes disserem que se deve mandar as crianças descalças para a escola assim o fazem achando que assim melhoram a inteligência e desenvolvimento das crianças.
Ninguem apela á violência, mas uns acoites no rabiosque,valem muito no futuro dessas crianças, e mais tarde agradecerão.
Ó lápis azul isto é que tem sido cortar os meus comentários hem? E este????

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

For favor, digam ás crianças e jovens, que se têm direitos, tambem têm deveres, para serem respeitados, têm que respeitar.
Já agora os professores e alunos que dizem que as aulas de substituição são servem para nada, aroveitem essas aulas para aulas de cidadania, eos direitos e devres de cada um.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Esta geração de meninos com poucos valores, agressivos, sem respeito por qq simbolo de autoridade (não apenas os professores), mimados, avessos a trabalhar e a qq tipo de esforço, cheios de direitos e sem um cultura de deveres, foram criados pela geração que passou pelo vinte e cinco de abril onde a onda era igula. Trata-se de uma mera replicação da educação e socialização que tiveram. O grau de civismo em portugal é abismalmente baixo e isso refletese na escola, no trânsito, nas relações com qq forma de poder do estado, etc.
A culpa é principalmente da educação em casa, de uma geração de professores que foram lançados no sistema de docência sem terem as condições minimas para o fazerem, e dos sucessivos governos infiltrados de psicólogos, pedagogos de vão de escada, sociólogos, e afins, qe foram baixando cada vez mais o nível do ensino praticado e a sua exigência. Hoje um aluno chega ao ensino superior sem saber escrever um parágrafo com sentido, mas sabe tudo sobre internet, jogos e sobre os seus direitos. Quem trabalha com jovens em idade de integração laboral sabe a facilidade com que desistem à mais pequena contrariedade ou quando têm que fazer algum esforço. Tudo isto para ficarmos bem na fotografia da estatística. Há que aumentar a cultura de exigência na escola, mas sobretudo em casa. Como podem os alunos respeito pelos professores se aos filhos não são definidas regras de respeito pelos pais?

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Nas escolas não se respeita os professores.
Não respeitam os pais e quando vão na rua em grupinhos até os Adultos não são respeitados, simplesmente porque nada lhes é interditado, senão vem logo a correr alegar que lhes tiraram a liberdade.
Não é na Tropa que se faz os homens não! mas é lá que se ensina a disciplina o respeito o espirito de sacrificio e o orgulho pela Nacionalidade e soberania do nosso pais.
Se acabaram com tudo isso não admira que são mal educados na escola, e pela vida fora são uns delinquentes e mal educados então na estrada nem se fala.
Acabaram com a disciplina e autoridade em todo o lado alguma dessas coisas em deterimento da despesa, agora ficam com uma sociedade jovem descapitalizada de tudo e especialmente de responsabilidade e respeito, não são as tecnologias que fazem as pessoas evoluir, mas sim as coisas mais básicas e práticas da vida os pequenos grandes valores que regem uma sociedade, vejamos aqui ao lado a Espanha existe senso educação e deveres para com o pais, existe espirito que trataram de tirar por cá em nome de uma falsa evolução, talvez com propositos mais perversos

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os paizinhos não podem dar uma sapatada ou um castigo, pode a criança ficar deprimida e precisar de terapia. No entanto, esses pais e avós barem e desrespeitam os professores mesmo á frente das crianças. Não entendo a lógica.
Não falemos só de jovens e crianças mal educadas, as pessoas de idade tambem o são. Viajomuito de transportes públicos e é usual serem os mais velhos a não deixar sair ninguém para serem os primeiros a entrar. Os mais velhos tambem cospem para o chão e dizem palavrões em publico.
Em relação à escola, e não sendo eu professora, creio que a falta de respeito pelos docentes é a mesma que têm pelos pais.Se a mentalidade não mudar,nós pais teremos muito que penar pela permissividade que estamos a dar.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Também anda a ler Rousseau?
Acha mesmo que nascemos todos muito bons e só a sociedade nos transforma em ogres dos pântanos, é?
Será que a inteligência não se treina? Que ela não serve, em primeiro lugar, para controlar os instintos? Esses tais, com os quais nascemos?
Pois, lhe digo que há muita responsabilidade dos "rousseaunianos pimba" no estado actual da educação.
Já não há é pachorra para construtivistas dogmáticos e, ainda menos, para adeptos do Escola Nova, que é bem velha. Como disse Vasco Graça Moura, o "Bom Selvagem" afinal existe e é português.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não nos canse, por favor, com a "via única", tão negada e tão praticada pelos adeptos fervorosos do "construtivismo pimba" e, pior do que tudo, tão a jeito de governantes medíocres quando a ordem é a poupança cega.
Os currículos, o ECD, todas as directivas do ME estão impregnadas de pedagogias baratas, transformadas em quase ciências do oculto.
Como professor, a nível da educação, e como pessoa, considero que a vida só faz sentido se olhada com uma visão abrangente e descentrada da via única, do sentido único, da perspectiva única, caso contrário afastamo-nos do prazer que a existência nos proporciona e viveremos em desconformidade com a natureza (aproveito aqui palavras, não minhas, mas de uma pessoa próxima). Este é dos muitos aspectos falaciosos e contraditórios, entre o que defendem e o que praticam, naqueles que quase transformaram a "bondade" das teorias de Rousseau numa coisa próxima de uma seita.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Primeiro o Estado que dá todas as liberdades, sem qualquer castigo aos jovens, fazem o que querem, nada se pode fazer contra eles, depois os Pais, que não podem, não conseguem dominar os filhos, quando os próprios Pais dão o exemplo do piorio que há na sociedade, como podem os filhos sê-lo, são muitos despejados nas escolas para que os aturem e eduquem, se lhes falam mais alto, queixam-se, vão logo ajustar contas, muitos pais são cadastrados, bêbados, presos, vivem em ambientes que nunca podem ter respeito por ninguém, são mal educados, não respeitam ninguém, não são punidos o estado nada faz, mas o pior são os educados que querem estudar, não tem protecção, tem que alinhar com os poderosos, se não o fazem são postos à margem e etitulados do piorio, muitos estudam para ter o rendimento mínimo, só andam lá para estragar todo o ambiente, em suma a Escola que noutros tempos era um local de educação respeito, onde se aprendia todos os valores da vida, agora é um local vedado, mais parecem cadeias, cujo objectivo para muitos é denegrir quem estuda, pensa no futuro, mas esses é que são os bons, que tem refeições de borla, livros e ainda subsídios, todos os direitos, façam escolas próprias para quem infringe as regras, guardadas como cadeias, para que os verdadeiros estudantes possam aprender em paz e os professores possam também ensinar como deve ser para estudantes educados e futuros homens e mulheres deste País, porque não fazendo nada, daqui por alguns anos os sobreviventes serão poucos, ou então aqueles que tem dinheiro para colégios particulares, porque os outros serão absorvidos por esta sociedade sem rei nem roque em que vivemos, em que as pessoas educadas nada podem fazer porque são desprezados pela sociedade, em suma os bons não presta, os maus é que são os bons.

quarta-feira, março 21, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os alunos não respeitam certos e determinados professores, esses certos e determinados professores na maioria dos casos não têm competência para dar aulas. O facto de um professor tirar um curso superior (e ter boas notas) não significa que este esteja apto para dar aulas. Os alunos desrespeitam professores que não sabem impor respeito na sala de aula.Vão deixando abusar, os alunos vão-se apercebendo disso e vão sempre continuar a abusar até ao ponto em que o professor não tem mão nisso, nestes casos a culpa é de fracos professores que temos.

quarta-feira, março 21, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!