domingo, março 25, 2007

Haja senso.

"Para pôr fim a acusações mesquinhas, o Primeiro-Ministro mudou a forma da sua apresentação pessoal, de "engenheiro civil" para "licenciado em engenharia civil". A nova fórmula é mais correcta, referindo a sua qualificação académica e não uma qualificação que em rigor refere uma profissão. No entanto, nas formas de tratamento social corrente entre nós é frequente usar a segunda como equivalente da primeira, pelo menos no caso da engenharia e da arquitectura, tratando por "engenheiro" e por "arquitecto" os licenciados nas correspondentes áreas, mesmo que não exerçam a profissão (mais aqui). "
A questão é muito mais profunda do que Vital nos tenta impor. Esquecendo o “amor pela camisola” patenteado pelo ilustre, que impede qualquer discussão lógica sobre a matéria em apresso, importa questionar se tal acontecesse com alguém de direita Vital seria tão benevolente.

Etiquetas:

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Antigamente dizia-se que havia cartas de condução que saíam na farinha Amparo.
Será que agora isso se aplica também às habilitações literárias e profissionais?
Vamos querer saber essa "historinha" toda, Senhor PM. E se andou a enganar a malta, lhe garanto que o Zé Povinho não lhe vai perdoar, porque nós, portugueses, somos pobrezinhos mas somos honrados e já estamos fartos de ser enganados por si e pelos seus ministros.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

os portugueses têm direito de saber se o 1º ministro é engenheiro mesmo ou faz-se passar por isso.....

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O polvo socialista domina, por completo, o país.
Os "boys" podem-se dar ao luxo de todas as burlas que lhes apetecer pois ficarão impunes.
Portugal deixou de ser, com a mioria absoluta socialista, um Estado de direito.
Tudo será rapidamente abafado para que não venham à tona os casos dos outros socialistas (armando Vara ...) que se licenciaram a martelo.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os portugueses têm o direito de saber o que se passa. Vivemos num estado de direito, num país com regras, creio eu. Pode haver que não tenha carta de condução e conduza melhor que os que a possuem mas isso não lhes dá o direito de circularem ao volante de uma viatura. Se forem apanhados, nestas condições, têm um processo cível em cima. Pode haver quem não seja médico e saiba mais de medicina que os que têm o curso mas isso não lhes dá o direito de prescreverem medicamentos ou fazerem cirurgias. Se forem apanhados respondem em tribunal e são punidos. Pode haver quem não seja advogado e... etc.etc.etc. Por que é que com o Primeiro Ministro tem que ser diferente? Até por que uma ilegalidade é muito mais grave em quem tem, por inerência das funções, mais responsabilidades e deve servir de exemplo. Como podemos nós acreditar em alguém sobre quem paira a suspeita de ter falsificado o nível de habilitações. Como pode um PM exigir rigor e cumprimento quando ele é o exemplo vivo da falta dele? Ainda quero acreditar que tal não tenha acontecido. Porém não podemos viver com esta dúvida e tenho a certeza que José Sócrates, caso esteja a ser injustiçado, também não poderá e prestará o esclarecimento que se impõe (exemplo: pôr na Internet o certificado de habilitações).

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Os portugueses estão fartos de serem enganados e de haver duas justiças, uma para os poderosos politicos e outra para o comum dos mortais.
Pedantes aldrabões que estão sempre acima da lei.
Pensando bem, para que nos iria servir as averiguações, se a pedófila é um exemplo comprovado de como se faz a (in)justiça em portugal.
Tomara esta gentinha, ter metade da honradez do Dr Salazar.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sim, sim, eu sou do tempo em que certas cartas de condução saiam na Farinha Amparo... era só dar uns trocos ao examinador e a coisa arranjava-se logo ali com passagem no exame com distinção! Quanto a títulos académicos, recebo dezenas de e-mails a proporem-me Diplomas de engenheiro, médico, advogado, etc., etc., em Universidades americanas... porque razão o sr. Sócrates não pode ter um diploma desses? É obrigatrório que PM seja doutor, engenheiro, arquitecto ou com outro títalo? Se ele não é eng. que diferença faz ao País se a competência de governação é zero? Ou será que por ser eng. tem competência para a governação? Porque será que neste País, as pessoas se meçam pelos seus conhecimentos e graus académicos? E se o título é falso ou forjado, é bom que as entidades competentes averiguem isso mas não acredito que o façam. É que do modo como actualmente este País se encontra, o zé pedinte e pagante é que leva com tudo em cima.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Olha que coisa, então a licenciatura do PM foi tirada!!! na Independente? Porquê? era estudante trabalhador? Não tinha média para entrar no ensino público? Ou considerava que os políticos não precisavam do saber? Estranho!!! Um PM que tanto defende os mestrados e os doutoramentos para a função, considera que para governar um pais basta ser bacharel, quando muito uma licenciatura à pressão. E ainda nos admiramos do rumo que este pais está a levar: È por isso que quem governa são as comissões de estudo, são os tecnocratas, eles fazem estudos e dizem ao PM: feche aqui, corte ali, venda acolá, despeça mais além, lance este imposto e mais um outro, invente coimas, reduza o pais a um monte de escombros, mas passe para cá XXX milhões dos nossos estudos. E O MP, que não estudou economia, que não estudou direito, que não é gestor, não estudou sociologia,e muito menos geografia, de medicina nada sabe, os direitos e garantias que estão consignados na constituição da Répública não fizeram parte do seu currículo académico, vai fazer o quê? Nada, assina e manda votar abaixo.Isto é assim porque, desde Salazar, aos políticos não interessa o saber, basta-lhes o poder.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sabemos que AJJ se dirige ao PM frequentemente, tratando-o por Srº Pinto de Sousa...raposa velha que é, AJJ sabe muito bem "carta" que joga!...Bom, mas isto da Independente realmente é estranho: parace que há guerras por causa dum dossier qualquer, que sabe demais e pode falar

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

pois sempre soube que havia nas entrelinhas muitas frustrações mal geridas, mas não me propus saber de onde vinham. Tinha a certeza que, a raiva contra os professores do ensino público arrastava consigo problemas de "azia crónica" de alguém que não o pode frequentar, tendo-se sujeitado às "privadas" (que no Brasil são WC'S). "Agora vou bater-lhes nas orelhas até me consolar!!!", pensaram os trapaceiros. Por isso o caso dos exames de Física e Química, para desnortear quem estava na legalidade, à frente, por direito, e foi ultrapassado pelos do decreto inesquecível da trapaça! A trapaça que, pelos vistos, vigora à luz do dia com bandos de salteadores e capangas, desta feita na Independente e parace ser rotineira... Por outro lado, assistimos a quem estudou, queimou dinheiro e pestanas, pelo menos até ao 12º Ano (e outros que esfolaram tudo para entrar na universidade pública, pelo menos) a serem agora bem mangados pelo facto de este governo, à pressa(números para relatórios e não só; qualidade é que não é), querer dar equivalências de 9º e 12º ano a muitos milhares, que ainda irão tirar lugares nas Universidade aos que estudam a sério, muito provavelmente. Viva a trapaça! Por muito que respeite e compreenda as razões que levaram todos os que não prosseguiram os estudos, sei muito de perto que a maioria é por pura vadiação! Viva o Império dos vadios trapaceiros e mais chicotadas em quem trabalhou a fundo toda a vida(muitas vezes com tantos sacrifícios dos pais)! Está mesmo tudo invertido!

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Há muito que se esperava esta notícia. Afinal que habilitações literárias tem este primeiro ministro?! O que se ouve dizer parece-me que é licenciado pela UNI, Universidade Independente, creio mais ser uma Universidade dependente de pessoas ligadas ao PS. Gostaria de ser esclarecido. Ao que vejo fazer este PM, parece-me que deve ter um deficit de habilitações e tb um deficit democratico, não só político. mas também de comunicação. Aguardo desclarecimentos dos mais informados.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Um primeiro-ministro obcecado com a excelência e com em avaliação das qualificações e competências de todos os portugueses é afinal um medíocre: bacharelato com 12 valores (a única habilitação legal que possui) e um licenciatura obtida a martelo num supermercado de diplomas (leia-se: Universidade Independente).
Um homem vulgar, sem brilho, sem rasgo, sem passado profissional, que tem por única "qualidade" a determinação (leia-se: teimosia cega).
Compreende-se agora o ódio que este homem tem aos professores.
Compreende-se agora o facilitismo que ele advoga para o ensino. Quer estender a todos as facilidades que teve para obter a sua "licenciatura". Assim ele será o primeiro entre os medíocres.
Triste Portugal, governado por um burlão.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eu também acho que não é necessária uma licenciatura para se ser primeiro ministro competente. A experiência de vida pode ser muito superior ao que se aprende em qualquer universidade. A minha questão é que uma pessoa dizer que tem um curso, quando o não tem, ou a obtenção de "canudos" de forma "obscura" são crimes punidos por lei...

e por todas as razões e mais uma é claro que o primeiro ministro não pode estar acima da lei.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Oproblema que aqui se põe não é saber se alguém tem muitas ou poucas habilitações. É uma questão de carácter e de honestidade. Que se pode esperar da idoneadade de alguém que necessita de convencer os outros de que é o que não é? Será baixa auto-estima? Ou será apenas chico-espertice? É isso que realmente deveria preocupar as pessoas, a MENTIRA. De resto parece que o partido está sentado on-line a comentar este artigo a tentar desesperadamente fazer crer que esta mentiRa é inocente e a deitar abaixo o PÚBLICO. Curiosamente são comentários muito semelhantes, se fosse um exame eu diria que tinham copiado uns pelos outros ou estudaram pelos mesmos apontamentos. De notar que o PÚBLICO, na versão em papel, para evitar melindres maiores justificou TUDO.
Uma licenciatura assim é que eu chamo MÉRITO!

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Para se resolver este caso, proponho um duelo entre Marques Mendes e José Sócrates, pode ser à fisga ou à marretada, mas avisem-me primeiro para eu assistir.
Realmente o que se está a observar é aquilo que eu (e muitos mais), dizemos há muito tempo, este País transformou-se na "República das (e dos), Bananas", cada vez temos menos nível, cada vez nos afastamos mais da Europa e cada vez estamos mais parecidos com uma república centro-africana.
É a intriga, a chicana política, o desrespeito, a baixeza de valores, é o desmoralizar do povo apenas animado com estas basbaquices, é o degradar de uma Nação.
Disto somos todos culpados por sermos uma cambada de cobardes, em vez de sermos exigentes e obrigarmos os governos a governar, nada fazemos e divertimo-nos à nossa custa com estas palermíces, sim meus Senhores estamos a fazer a "festa", a mandar os foguetes e depois a apanhar as canas, ou por outras palavras estamo-nos a rir desta palhaçada toda, mas quem paga as favas somos nós, disso não tenham dúvidas.
Também não é de estranhar se, este artigo (que já li), não será uma "suave vingança" pelo facto da SONAE nao ter tido sucesso na OPA sobre a PT.
Também não sei como é que os jornalista arranjou os documentos, se foi o 1º Ministro que lhos cedeu (estranho), ou se foi na própria Universiadae Independente, de qualquer forma a frase que o reitor Luis Arouca usa nesse texto sobre o registo de pagamento das propinas; «Ao fim de cinco anos, vai tudo para o maneta», não me parece ser muito própria para dar numa entrevista, mas estamos em 2007 e não em 1967, nessa altura, um reitor nem que fosse de Liceu, caso desse uma resposta dessas , se calhar quem "ia para o maneta" era ele.
Não sou nem nunca fui apoiante ou sequer votante deste 1º Ministro, mas, em vez de exigirmos trabalho e obra feita, andamos a divertir-nos com isto.
Isto é a baixeza da política e dos homens, a vir ao de cima, represálias, vinganças, ciúmes e invejas, estas são as "belas qualidades" do regime em que vivemos.
Nobreza e respeito pelos adversários, há muito que foram para o "maneta"!
Por causa destas palhaçadas que só nos desprestigiam e nos prejudicam, é que houve um Salazar!
Pobre País, onde chegaste!

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Possivelmente alguns leitores pelo que atrás escrevi, pensarão que estou a defender o 1º Ministro, nada disso, primeiro porque não tenho procuração e nem a aceitava, depois porque lamento imenso esta falta de dignidade dos nossos (?), actores da política, todos tem telhados de vidro e quem paga por este desconcerto é o País.
Já repararam que cada vez mais nos "habilitamos" a ganhar o 1º prémio por sermos os mais atrasados da UE???
Em 1973, tinhamos a Irlanda e a Grécia menos desenvolvidos e mais pobres do que nós, estando a Espanha mais ou menos equiparada a nós, pois bem, todos esses países nos ultrapassaram e dos mais recentes três já nos passaram a perna, quando há meia dúzia de anos estavam ainda bastante afastados daqui do "burgo".
Será que temos a obsessão de sermos primeiros em qualquer coisa nem que seja sermos dos piores?
Isso não vos incomoda?
Não pensam nos vossos filhos ou nos vossos netos, será isto uma mera telenovela?
Para quando exigirmos ao P.R. que ponha ordem neste País, não foi eleito para isso ou vamos acabar na bandalheira total?
Não tem orgulho em vós próprios?
Adiantará andarmos aqui a rirmo-nos destes tristes casos, em vez de exigirmos um bom governo e responsabilidades por quem foi eleito para governar?
Continuem assim, e um dia destes estamos todos a pedir à porta da maternidade!
Será que o País já foi para o "maneta"?

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Afinal é ou não é engenheiro?
Eu pensava que sendo ele engenheiro, a capacidade governativa estivesse em stand by, á espera de melhores dias. Enganei-me?
Isto de andar a perseguir professores e fechar escolas, não terá a ver com a insegurança académica do individuo?
Por isso as medidas governativas, não passam na prova oral da maioria dos portugueses, excluindo é claro, os boys, os cunhados e os camaradas.
Alguns adeptos, escrevem aqui que não são necessárias habilitações para se governar Portugal, ó carago, até para mulher a dias, já se dá preferência a quem tem o maior grau académico.
Analfabetos do meu País, vão para politicos se não arranjam emprego, aí não são rejeitados pela ignorancia.
Somos o País das maravilhas e do faz de conta!!!!!!

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Uma licenciatura é importante não só pelo background que confere como pelo prestígio patente nas representações dos portugueses, e não só! Uma licenciatura é importante mas não é tudo. Quando saí da faculdade (de uma faculdade por sinal prestigiada) senti necessidade de complementar os conhecimentos com diversos cursos de formação, pós-gradução e mestrado. Se não tivésse tido essa preocupação os conhecimentos do curso eram insuficientes e depressa estariam desactualizadas. O que quero dizer com isto é que José Sócrates, que é bacharel pelo ISEL (pelo menos) e que esteve na Faculdade a tentar licencar-se (tenha conseguido ou não)tem habilitações suficientes para, uma vez complementadas com outros cursos (que certamente tirou), desempenhar as funções de primeiro ministro. Não é a validação (ou não) de umas quantas cadeiras que o tornam mais ou menos capaz. O que é grave, isso sim, é a falta de transparência em todo este processo. E mais grave ainda, e até punível por lei, se desempenhou funções para as quais era exigido licenciatura em engenharia do ambiente. Por essa razão é indispensável que esta situação se clarifique. A credibilidade de um Primeiro Ministro não é coisa de somenos importância. Também não vale atacar ou lançar lama sobre a oposição quando esta pretende o esclarecimento que se impõe. A oposição está no seu papel e é fundamental na democracia e numa comunicação plural.

segunda-feira, março 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que li em muitos comentários, estou de cabelos em pé. Até li que existe quem considere que para ser primeiro ministro não é necessário possuir uma licenciatura. Meu Deus!!!!
Então, se para concorrer a um cargo de gestão em qualquer empresa, seja da área financeira, industrial ou serviços, é necessário possuir, no mínimo uma licenciatura e para gerir um país, já não é necessário?
Das duas uma, ou não sabem do que falam ou nem imaginam para que serve uma licenciatura e muito menos o esforço e investimento que se despende na sua construção.
Eu quero viver num país onde tenha a certeza que as pessoas que governam possuem habilitações literárias para tal, independentemente das opções tomadas serem as melhores ou as mais acertadas, pois por isso serão julgados nos actos eleitorais e permanente fiscalizados pelo órgão representativo do povo, a Assembleia da República. Não vamos querer inventar agora a roda, meus senhores.
Concordo que os defensores de Sócrates não achem muita piada a estas coisas e digam cobras e lagartos do PSD. Mas é bom recordarem-se que o semanário INDEPENDENTE foi criado para maldizer tudo aquilo que o Professor Cavaco fazia, beneficiando a oposição, da qual o PS fazia parte. E não me recordo de que os deputados socialistas condenassem as atitudes dos jornalistas, muito pelo contrário.
Fosse verdade ou mentira, tudo era publicado para descredibilizar, aproveitado politicamente pela oposição para achincalhar. Já não se lembram?
E o ridículo é tanto, que até já julgam Marques Mendes, como líder, pela altura que possui.
Quando já não se possui mais argumentos, profere-se estas barbaridades, esquecendo um ditado bem português de que "Os homens não se medem aos palmos".
Alias, penso que os socialistas, tal como eu, não terão achado piada quando durante a campanha eleitoral um jornal terá insinuando o carácter bissexual de Sócrates. É tão estúpida uma coisa como outra.
Enquanto não me convencerem que afinal as licenciaturas não servem para nada, muito menos para auxiliar quem tem como responsabilidade a gestão de um país, eu defendo acerrimamente que deverá permanecer como um dos requisitos mínimos para quem aspire a fazer parte de um governo.
Saudações a todos.

segunda-feira, março 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!