sexta-feira, fevereiro 29, 2008

No país das entrevistas

"Sócrates vive no Portugal dos números e toma o Governo pelo país. Menezes vive no Portugal diário e toma o PSD pelo país.

Que balanço pode ser feito das entrevistas de José Sócrates e Luís Filipe Menezes? Certamente que Portugal é um país que se divide e subdivide em muitas e convenientes realidades. Para Sócrates, o país avança rumo a uma Europa moderna. Para Menezes, Portugal vegeta nos últimos lugares do ‘ranking’ europeu. Neste país a preto e branco, a realidade escapa aos discursos políticos e anuncia-se a “crise social”. Nada de excepcional. Em primeiro lugar, Portugal vive em estado de crise permanente. Em segundo lugar, nunca uma crise perturbou o conforto da política nacional. Ao contrário do relatório da Sedes, não existe uma “degradação da confiança” no “sistema político”, simplesmente porque nunca existiu qualquer confiança no “sistema político”. Neste particular, Portugal permanece um país previsível.

Mas a ideia de um Portugal vermelho e verde merece a pouca atenção de um comentário. Em qualquer circunstância, existe sempre o “nosso país” e o “Portugal dos outros”. Desta forma, o discurso político garante a coerência e o apoio dos “nossos”, ao mesmo tempo que exclui e menoriza a crítica dos “outros”.

Vejamos o caso do primeiro-ministro. Existe o país do ‘deficit’ controlado, das reformas, do sucesso na Europa, das políticas do Governo e dos jardins de São Bento. Depois há o país dos incompetentes, do interior atrasado, dos ressentimentos e dos interesses instalados. A missão de Sócrates confunde-se com a salvação nacional.

Quanto a Luís Filipe Menezes, existe o “seu” PSD, os grupos de trabalho, o povo bom e anónimo, a certeza de uma vitória e o progresso de Gaia. Depois há o País do comentário de esquerda, das conspirações nos jornais e das elites intocáveis. A missão de Menezes pressupõe a salvação nacional.

Sendo este o estado da nação, eis a descrição rigorosa da vida política em Portugal – Sócrates pretende salvar o país das mãos de Menezes; Menezes promete salvar o país da supremacia de Sócrates.

Na multiplicação dos rostos com que Portugal nos fixa, uma certeza surge incontestável. José Sócrates vive no Portugal dos números e toma o Governo pelo país. Luís Filipe Menezes vive no Portugal diário e toma o Partido pelo país. Mas entre Sócrates e Menezes, entre um Governo e outro Partido, existe um Portugal desconhecido que vive na triste condição de um presente que promete ser igual ao passado que promete ser igual ao futuro
."

Carlos Marques de Almeida

Divulgue o seu blog!