segunda-feira, setembro 28, 2009

Derrotas e vitórias

"O PSD perdeu. Mas qual PSD? Se falamos do partido em torno de Manuela Ferreira Leite, é difícil discordar. Depois das eleições europeias, o PSD tinha tudo para vencer: o país parecia cansado de Sócrates e o ‘animal feroz’ surgia ferido e amansado.

Em três meses, tudo se esfumou. Por culpa própria, por mérito do PSe por intervenções alheias. Ferreira Leite e os seus estrategos acreditaram que menos circo significaria mais credibilidade. Esqueceram--se que o povo gosta de circo, independentemente da credibilidade. Em matéria de credibilidade, o PSD teve pouca. Cavalgando a ‘política da verdade’, Ferreira Leite incluía António Preto e Helena Lopes da Costa na sua lista. Denunciando a ‘asfixia democrática’, visitava a Madeira e elogiava o presidente nativo. Além disso, a ‘verdade’ e a ‘asfixia’ esqueciam o essencial: os quatro anos do engenheiro (tradução: mais défice, mais desemprego, mais endividamento). O engenheiro agradeceu.

A máquina de propaganda do PS fez o resto. E o caso das escutas, que seguirá dentro de momentos, deu o empurrão final. O silêncio de Cavaco, segundo o próprio teve como objectivo não interferir na campanha . Ironia: não fez outra coisa senão interferir na campanha . Com razão ou sem ela, Cavaco e o PSD conspiravam na sombra para derrubar ilegitimamente o PS de Sócrates. Nem de encomenda. Repito: o PSD perdeu. Mas qual PSD? Não, com certeza, o PSD que conspira na sombra para remover a líder e regressar ao poder. Esse PSD nunca esteve interessado na vitória de Ferreira Leite e espera pelo fim das autárquicas para que a senhora vá embora. Ela, com toda a certeza, irá. E, com ela, a ‘política da verdade’, que dará lugar à política de verdade
."

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!