segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Mártires e imbecis

"Estão bem uns para os outros. Uns adoram sonhar com guilhotinas e fogueiras. Outros, por imbecilidade, realizam-lhes os sonhos. Vem isto a propósito da esquizofrenia que por aí vai com a história da liberdade de expressão em Portugal e os golpes do Governo e do primeiro-ministro para controlar a Comunicação Social em Portugal.

Mais uma vez, estão bem uns para os outros. A verdade é que a censura de uma crónica ou de um artigo de opinião é sempre um acto de profunda imbecilidade num País em que há liberdade de expressão. Um texto que mereceria alguns comentários transforma-se rapidamente num caso exemplar de asfixia e perseguição e o seu autor integra imediatamente a longa lista de mártires da liberdade.

É evidente que o acto imbecil, como sempre, tem alguns seguidores fiéis, que se transformam rapidamente nos arautos da imbecilidade. Uma providência cautelar para impedir a publicação de escutas num jornal é um acto previsto na lei e o seu autor tem toda a legitimidade para recorrer aos tribunais. E a decisão judicial é igualmente legítima e deve ser cumprida por quem de direito. Mas não deixa de ser uma enorme imbecilidade num País em que há liberdade de expressão. E, assim, de imbecilidade em imbecilidade, vai aumentando a longa lista de mártires da Pátria.
"

António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!