sábado, fevereiro 13, 2010

"Olha que eu vou-me embora"

"Os dias têm andado muito agitados para os lados do Parlamento, de S. Bento e da própria Presidência da República. Os motivos são vários, mas na última semana estiveram em cima da mesa os milhões para a Madeira e a notícia de algumas das escutas do processo ‘Face Oculta’. O ambiente aqueceu imenso, com negociações intensas de bastidores que envolveram o primeiro-ministro, Paulo Portas, Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva.

Nos encontros com os líderes da oposição, Sócrates mostrou-se muito agressivo, pouco aberto a negociações e com algumas ameaças pelo meio. O Presidente da República marcou uma reunião do Conselho de Estado para pôr água na fervura, alertou para a gravidade de uma crise política neste momento mas, mesmo assim, José Sócrates levou as suas ameaças ao extremo de ter avisado Cavaco Silva de que estava disposto a demitir--se se a lei das Finanças Regionais fosse aprovada. Os apelos à moderação pareciam ir todos por água abaixo quando uma importante figura do PS, com aspirações à liderança, conseguiu convencer Sócrates a ter calma. Com um argumento semelhante à bomba atómica.

CÉSAR ANDA A ESTUDAR POLÍTICA

Já não era sem tempo. Carlos César, presidente socialista do Governo Regional dos Açores, anda muito interessado em Ciências Políticas. É natural. Com José Sócrates na corda bamba, César já sonha com voos mais altos no PS e na República. ‘Correio Indiscreto’ sabe que o líder açoriano andava quinta-feira a comprar uns livrinhos da dita matéria na FNAC do Chiado, enquanto os deputados discutiam e votavam no Parlamento mais uns milhões para a Madeira de Alberto João Jardim.

SALGUEIRO É MAIS UM DOS PROBLEMAS

José Sócrates só confirmou a sua presença na recente conferência do ‘Diário Económico’ à meia-noite. Na manhã seguinte chegou com uma hora de atraso e muito maldisposto. Fez a sua intervenção, sempre com cara de poucos amigos, e ainda ouviu João Salgueiro desancar na política económica e financeira do Governo. Pois bem. O senhor primeiro-ministro, que detesta problemas e gosta imenso de os solucionar, telefonou aos organizadores a dizer que não tinha gostado nada do que ouviu.

LUÍS COM UM FUTURO ROSA

O director da Lusa tentou desmentir o ‘Correio Indiscreto’. Tentou, coitado. Mas a verdade é que a primeira notícia sobre Mário Crespo omitia o facto de o artigo do jornalista não ter sido publicado no ‘JN’. Foi no dia 1, às 15h55. É por isso que Luís Miguel Viana pode ir para qualquer lado de BMW
."

Por António Ribeiro Ferreira

Divulgue o seu blog!