quarta-feira, junho 02, 2010

Certificados de aforro

"Quando não se entretém a regulamentar os casais que não se casam porque querem escapar a regulamentos, a esquerda parlamentar dedica-se a convergir na defesa do TGV. Por azar, a PS, PCP e Bloco têm faltado argumentos razoáveis para defender um serviço que, à primeira vista, apenas beneficiará as grandes construtoras, além de excêntricos com dinheiro e medo de aviões. Não eram bem estes os objectivos de Marx e derivados. Em alternativa, a esquerda fala em "modernidade", "opções estratégicas" ou na "ligação à Europa", noções um tanto vagas que não convencem ninguém. Agora, enfim, surgiu um argumento que, no mínimo, me convence a mim.

Um estudo do ISEG apurou que, em vinte e sete anos, as três linhas do TGV permitiriam reduzir as importações de petróleo em 1700 milhões de euros. Dado que o estudo foi uma encomenda da RAVE, a empresa pública encarregue da alta velocidade, a isenção do mesmo está assegurada. Resta-nos constatar, entre o pasmo e a alegria, os seus resultados.

Sob qualquer perspectiva, é óptimo que se economizem 1700 milhões de euros nas três linhas hipotéticas ou uns 300 milhões na meia linha já adjudicada. Não importa que a construção daquelas fique por oito mil milhões e que o pedacinho Poceirão-Caia custe 1400 milhões (fora derrapagens e manutenção). O fundamental é que, de acordo com o referido estudo, as consequências da poupança chegam em menos de trinta anos, ao passo que as consequências da despesa talvez não cheguem nunca, principalmente se o País fechar por falência entretanto.

Apenas espero que a criatividade financeira da esquerda não se esgote no TGV. Com mais uns desvios de "fundos" para aqui, uns impostos para ali e uns créditos para acolá, poderíamos e deveríamos poupar em quase tudo. Imagine- -se o que se pouparia em solas se cada calçada portuguesa fosse revestida a tapetes rolantes. Ou em água canalizada se nos lavássemos com Luso. E estes são meros exemplos do futuro que convém garantir hoje, já que, repito, amanhã é capaz de não haver
."

Alberto Gonçalves

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