segunda-feira, dezembro 20, 2010

Mais?

Em causa está um pedido de aumento de capital de 500 milhões de euros feito pela administração do BPN e confirmado pelas Finanças.

O PSD defende que o Governo deve informar o Parlamento e o País sobre o rumo que pretende dar ao Banco Português de Negócios (BPN). O líder parlamentar social-democrata, Miguel Macedo, afirma que a situação do BPN arrasta-se há muito, daí que tenha decidido requerer novos esclarecimentos do Executivo.

O líder da bancada "laranja" adiantou que os sociais-democratas vão entregar ainda hoje no Parlamento um requerimento a solicitar a presença do ministro das Finanças na Assembleia da República.

"O Governo falhou no compromisso de reprivatizar o BPN. É a segunda vez que tenta fazê-lo, das duas vezes falhou. E o Governo tem-nos habituado nesta como noutras matérias em dar aos portugueses mais notícias do que decisões. E o PSD não quer ser confrontado com factos consumados", disse.

"Cada português já pôs no BPN 500 euros"


No mesmo sentido, o CDS-PP quer saber qual é a solução mais barata para a situação do BPN e não concorda com uma nova injecção de dinheiro no banco. A deputada Cecília Meireles pede esclarecimentos ao Governo depois de o jornal Público ter avançado que o Executivo está a ponderar recapitalizar o BPN.

"Cada português já pôs no BPN cerca de 500 euros e não é aceitável que esta situação se continue a arrastar no tempo e quanto mais a situação se arrasta de mais dinheiro estamos a falar, portanto, é urgente que o Governo nos diga qual é a solução mais barata para os contribuintes e muito rapidamente", avançou a deputada do PP.

Bloco quer ouvir ministro e Carlos Costa

Também o Bloco de Esquerda (BE) defende a necessidade de o ministro das Finanças dar explicações no Parlamento sobre a perspectiva de novas operações financeiras no BPN.

"Já chamámos o ministro das Finanças há mais de três meses à comissão de orçamento e finanças (...) Pensamos que é fundamental que a Assembleia da República tenha a oportunidade de discutir esta matéria com o ministro antes de serem tomadas decisões, antes de serem criados factos consumados em relação a mais uma despesa das contas públicas com o autêntico buraco em que se transformou o BPN", disse o deputado do BE José Gusmão.

O deputado bloquista adiantou ainda que o BE chamou também à AR o governador do Banco de Portugal e os presidentes da Caixa Geral de Depósitos e do BPN.

O Ministério das Finanças admitiu hoje que a administração do BPN pediu na passada semana um aumento de capital com o máximo de 500 milhões de euros, não havendo ainda decisões sobre as verbas ou momento da operação.

"O pedido de aumento de capital encontra-se em apreciação, incluindo a obtenção dos necessários pareceres do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do Banco de Portugal, não tendo sido tomada qualquer decisão quanto ao momento e montante do aumento de capital", acrescentou

Divulgue o seu blog!