sexta-feira, maio 27, 2011

O socialismo em Espanha, em Portugal e em França

"Depois da maior derrota do socialismo na Catalunha em Novembro último, Zapatero levou o seu partido a um debacle sem comparação histórica no passado dia 22 de Maio.


(1) Depois da maior derrota do socialismo na Catalunha em Novembro último, Zapatero levou o seu partido a um debacle sem comparação histórica no passado dia 22 de Maio. O descalabro eleitoral do socialismo espanhol surpreendeu as próprias sondagens e fez-se sentir nos feudos de 35 anos (Astúrias, Castilla-La Mancha, Extremadura, Andaluzia, cinturão vermelho de Madrid). E frente a uma direita bastante incompetente, atulhada em escândalos de corrupção, e sem qualquer programa político, com um líder perdedor e sem carisma. Nem a decisão de afastar Zapatero anunciada em Março, nem uma nova lei da morte digna aprovada no último minuto para pedir o voto de esquerda salvou o socialismo espanhol. Agora é um partido tão queimado e tão derrotado que fala-se abertamente de uma refundação.

(2) Zapatero governou como a esquerda mediática gosta. Sem fazer qualquer reforma estrutural durante seis anos, alinhando por uma ideologia de confronto e em nome do Estado social contra o neoliberalismo, anunciado leis que agradavam às várias minorias que se congregaram nessa coligação radical. Confundiram sorte com sagacidade política. E, quando chegou a crise e o fim da festa, mostraram o que são, um bando de incompetentes e oportunistas, sem qualquer verdadeira vocação social-democrata frente aos interesses económicos (em especial, da banca). Abandonaram os mais desprotegidos e os mais fracos, de quem gostam tanto de falar, à sua sorte. Aplicaram fielmente as medidas da ortodoxia dos interesses financeiros. O povo falou concentrando o poder político na direita como não acontecia desde o fim do franquismo.

(3) Sempre que a esquerda espanhola está em dificuldade, aparecem uns curiosos movimentos de rua, "espontâneos", pedindo uma democracia real, falando em nome do povo, lutando contra o neoliberalismo e o capitalismo selvagem. Foi assim em 2004, agora em 2011, o movimento 15M. Novamente acarinhados pelos mesmos (Grupo Prisa, Cadena Ser, El País, respectivos canais de televisão), com o mesmo discurso de deslegitimação de umas eleições absolutamente democráticas. Mas sempre coerente. Se só a esquerda é democrática, evidentemente que qualquer acto eleitoral ganho pela direita não é verdadeiramente democrático. Infelizmente para o movimento 15M não teve nenhuma influência no voto, nem mesmo em Madrid ou em Barcelona. Demonstra-se mais uma vez que a realidade mediática é bem distinta da realidade política da imensa maioria da cidadania. Têm direito a ocupar o espaço mediático durante dias, falam em nome de um povo abstracto, mas não têm votos. Deve ser porque os votos são burgueses.

(4) Para quem acompanha a campanha eleitoral desde fora de Portugal, e não está pois sujeito à espuma dos pequenos factos do dia-à-dia eleitoral, tudo se parece muito a 2009. Mesmo depois de levar Portugal à bancarrota, depois de incumprir todas as suas promessas de 2005 e 2009, sem resultados em nenhuma das suas políticas, o PS aí está com 30-35%. Evidentemente não é nem a propaganda (que só pode enganar quem quer), nem a comunicação social (ambos os lados queixam-se o que é um bom sinal), nem a estupidez dos eleitores. Trata-se sim de uma fenómenos social perfeitamente racional.

Fundamentalmente o PS encarna o partido dos interesses corporativos e financeiros que se instalaram no Estado e que evidentemente nos levou à bancarrota. Com uma tradição histórica de séculos, os interesses corporativos alinhados com os interesses financeiros reapareceram alimentados pelos fundos comunitários tão generosamente desperdiçados pelo cavaquismo. Abandonaram o PSD, passaram de armas e bagagens para o PS em 1995, e desde aí lá estão. Cresceram e engordaram. Garantem os resultados eleitorais do PS, sempre acima dos 35% (mesmo quando perde em 2002).

A mensagem de José Sócrates é muito clara: a situação não está boa para os interesses corporativos instalados mas connosco vamos fazer de conta que implementamos as exigências do FMI, umas coisitas aqui e ali para manter as aparências, mas fundamentalmente vai ficar tudo na mesma. Foi assim nos últimos dois anos, era assim com o PEC IV, vai ser assim. Foi um discurso ganhador em 2009, talvez volte a ser em 2011. Se o PSD não perceber o que isto representa em termos sociais arrisca-se a um Governo Durão-Portas II com os resultados que sabemos.

(5) No final dos anos 90, entre a jovem ignorante, manipulada, ingénua, utilizada pelos meios políticos da direita e o todo-poderoso inteligente e experiente Presidente dos Estados Unidos, o movimento político e académico feminista tomou partido pelo último. Ainda hoje não se recuperou. E não consta que venha a ressuscitar tão cedo. Uma lição que a esquerda caviar-gucci-champagne devia aprender. Temo que ao despreciar a imigrante africana, mãe solteira, iletrada, sem recursos económicos para cair nos braços de quem é o melhor exemplo da alta burguesia "énarque", influente e poderoso, acompanhado dos melhores advogados e apoiado pelo melhor agência de comunicação norte-americana, a esquerda francesa se tenha esquecido do que supostamente diz representar. Paz à sua alma
. "

Nuno Garoupa

10 Comments:

Anonymous Pois é said...

"burro velho não aprende"...e por muita gente que haja a dizer que o Sócretino é um mentiroso, as suas ovelhinhas não o vão desiludir no dia 5! O homem mente à boca cheia, mas continua a ter os seus seguidores fieis à mentira.
Faz-me lembrar uma amiga minha professora que queria dar a entender a uma encarregada de educação que o filho dela andava em más companhias "na droga"...e quase que foi agredida por dizer a verdade...mais tarde a tal mãe descobriu, mas antes preferiu viver na mentira!

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Bilhetes para o oceanário quem for ao comício.
Voltamos ao tempo dos caciques. Aí está o caciquismo socialista em tempo de crise.
Como se sabe, o caciquismo era uma prática muito usual durante a monarquia constitucional. À semelhança daquilo que acontece nos dias de hoje, a alternância o poder era partilhada pelos Partidos Regenerador de Fontes Pereira de Melo e António Serpa Pimentel; o partido Progressista de De António Álvaro Martins e o partido Histórico do Duque de Loulé. Pois é, assim todo o sistema se baseava na figura central do cacique, que era alguém que tinha a sua influência no conjunto das populações.
Muito bem, já percebemos que o Partido Socialista está a recuperar esta prática. De facto , devo reconhecer que estes indivíduos são muito hábeis a comprar o voto e a manipular números. Que imaginação fantástica! distribuem computadores magalhães, diplomas fraudulentos que não servem para nada, visitas a oceanários e até já oferecem umas sanduiches a uns senhores que não podem votar, por nasceram no Paquistão, mas pelo menos ajudam o compor o cenário da fraca campanha socialista.
Muito bem, hoje ficamos a saber que este mesmo partido enviou um convite ao jogador Fábio Coentrão para dar a cara pela campanha dos xuxas, a que, e muito bem, Coentrão respondeu com um redonda recusa em se misturar com a porcaria.

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous XB said...

A baixa da TSU, o despedimento sem justa causa são medidas para promover o investimento e criar postos de trabalho.

ou seja, os grandes prevericadores da evasão fiscal como todos sabemos são as empresas(não todas), como tal temos todos de nos esforçar, para cada vez mais, permitir mordomias a esses senhores, é ou não é?

Porque já não basta pagarem tarde e mal aos funcionários, agora ainda os querem por na rua caso pela manhã acordarem mal dispostos, ou se, as esposas e namoradas/os se zangaram durante a noite...

A somar a isto, fecham e abrem empresas com maior cara de pau...e claro em caso de falência, nunca está nada em nome deles, coitados.

Portanto, acho que sim, deve-se apoiar cada vez mais medidas destas e de preferencia até disponibilizar "Charters" para se pirarem para os Off-shores ou para onde quiserem

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous UM PESADELO CHAMADO SÓCRATES QUE É IMPERIOSO E URGENTE AFASTAR PARA BEM DA BOLSA E DO BEM-ESTAR DOS PORTUGUESES said...

Sem pretender pôr minimamente em causa o natural direito que cada Português tem de, no próximo dia 5 de Junho, escolher quem irá dirigir os destinos de Portugal, ao leme do Governo, sem pretender negar esse direito totalmente legítimo, que, apenas e unicamente, dependerá do foro íntimo de cada um de nós, será, contudo, um sinal do mais elementar bom senso não colocar essa missão nas mãos de quem já provou, à saciedade, não reunir o mínimo de fiabilidade, não só técnica como ética para o fazer.

Falamos, como todos já perceberam do Pinócrates, alguém cuja governação a História registará, miseravelmente, como uma soma avulsa de expedientes, de incompetência, de prepotências e de mentiras, que conduziram o nosso País à beira da bancarrota.

Alguém que geriu os dinheiros públicos, os dinheiros dos contribuintes, o nosso dinheiro, como se de uma coutada sua se tratasse e da forma mais irresponsável e perdulária que é possível imaginar e que, teimosamente e sem querer ouvir ninguém, deu depois no que deu e que todos sentimos agora nos nossos bolsos e nas nossas vidas do dia-a-dia, sendo que muitas dezenas de milhares de famílias portuguesas o sentem no próprio estômago, visto que a fome, que é outra herança que este senhor nos deixou, é uma realidade bem viva, sentida e sofrida nos lares dessas famílias.

Alguém que nos prometeu 150.000 novos postos de trabalho e nos deixou o legado sinistro de mais de 750.000 desempregados.

Alguém que, por acréscimo a tudo isto, irresponsável e cobardemente, pretende ainda tomar os Portugueses por uns tontos mentecaptos e atrasados mentais, procurando negar e alijar as culpas da sua (des)governação de 6 anos.

Colocar nas mãos de um indivíduo deste quilate a gestão dos fundos enormes que agora começarão a vir de Bruxelas, os quais não são nossos, sublinhe-se (!), e cuja aplicação terá de ser extremamente rigorosa e controlada, seria uma aventura verdadeiramente suicidária, que arrastaria o País e todos nós, da beira do abismo, aonde o dito Pinócrates nos conduziu a todos, para as profundezas de uma catástrofe financeira de contornos e consequências inimagináveis, em que nem será bom pensar.

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Anónimo said...

Acabo de ouvir neste programa da SIC Notícias a denúncia, feita por um empresário, de CINCO mentiras do Engº José Sócrates. O que consegui reter: a culpa NÃO é da crise mundial; a economia NÃO está a voltar-se para as exportações - pelo contrário, estamos a perder cota; a emigração de gente qualificada é medonha, e no fundo é desemprego: gente que não consegue emprego cá; as PPPs e empresas públicas são grandes responsáveis por cada português dever 40000 euros. Portugal está à beira da auto-destruição.

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Vão dar banho ao cão said...

Agora ficamos a saber a verdadeira razão pela qual não houve ou demorou a dita tradução do mesmo texto. Isto de facto demonstra o nível de quanto ordinário e vigarista é este engº das mentiras, e mais uma vez se prova quanto está certa a definição e adjectivação de mentiroso que desde há muito é conhecido este crápula de 1º ministro.

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Valetudo said...

Ainda alguém tem dúvidas ques este homem é um ser desequilibrado? Então assina um acordo e os outros partidos mandam uma carta de compromisso e nada diz da alteração a quem assinou? Para ele é um vale tudo, vive o dia a dia. Onde está o estadista? Quem tira diplomas ao domingo nem aprendeu as matérias nem tem o bom senso de pensar no país. A UE é culpada tb, devia ter informado os partidos PSD e CDS, é esta Europa que temos de líderes incompetentes. Espero que o PSD e CDS ganhem as eleições e sejam espertos a encostar a UE por este facto e que exijam a renogociação do prazo de empréstimo e alargar o prazo das medidas. Quanto ao Socrates é um psicopata, está por tudo, desde q salve a pele dele, mas é pouco inteligente porque assim nem a pele salva. Quem sabe se o PSD e CDS têm tomates para o levar a tribunal por milhões de portugueses terem entrado na miséria, o homem é um doido varrido.

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Vitor Melo said...

Mais Sócrates é Portugal no fundo e os Portugueses penosamente dependentesw do exterior.
A máquina socialista não quer abandonar o poder.Estes dias vão ser decisivos,mas a consciência do POvo não se deixará abalar pelas ameaças que por todo o ,lado lançam já os socialistas.
Chegou a HORA DA VERDADE.
A mentira tem os dias contados.

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Carlitos said...

José Bonifácio admitia não perceber muito de política, mas sentia no bolso,todos os dias, a desastrosa governação SÓCRATES/PS …
Um dia, numa arruada do PS na sua terra, deu de caras com Sócrates ;
Sócrates dizia aos presentes que só ele defendia Portugal, que ia fazer isto e mais aquilo,fosse ele 1º ministro e Portugal seria uma maravilha ; José Bonifácio resolveu ir falar com ele …
José Bonifácio : - “ Sr. Sócrates, sabe que Portugal está à beira da bancarrota ???...O que pensa acerca disso ??? "
José Sócrates : - “É absolutamente lamentável … comigo isso nunca teria acontecido !"
José Bonifácio : - “Mas, o 1º ministro que colocou Portugal nesta situação chamava – se Sócrates."
José Sócrates : -“ Não me diga !!!... ele há com cada coincidência !!!"
José Bonifácio despediu – se e foi trabalhar ; pensativo e cheio de dúvidas falava com os seus próprios botões :
- “ Que raio !!!... afinal quantos Josés Sócrates existem ???... ou o homem me aldrabou,
ou eu, definitivamente, não percebo nada de política !!!"

sábado, maio 28, 2011  
Anonymous Carlitos said...

José Bonifácio admitia não perceber muito de política, mas sentia no bolso,todos os dias, a desastrosa governação SÓCRATES/PS …
Um dia, numa arruada do PS na sua terra, deu de caras com Sócrates ;
Sócrates dizia aos presentes que só ele defendia Portugal, que ia fazer isto e mais aquilo,fosse ele 1º ministro e Portugal seria uma maravilha ; José Bonifácio resolveu ir falar com ele …
José Bonifácio : - “ Sr. Sócrates, sabe que Portugal está à beira da bancarrota ???...O que pensa acerca disso ??? "
José Sócrates : - “É absolutamente lamentável … comigo isso nunca teria acontecido !"
José Bonifácio : - “Mas, o 1º ministro que colocou Portugal nesta situação chamava – se Sócrates."
José Sócrates : -“ Não me diga !!!... ele há com cada coincidência !!!"
José Bonifácio despediu – se e foi trabalhar ; pensativo e cheio de dúvidas falava com os seus próprios botões :
- “ Que raio !!!... afinal quantos Josés Sócrates existem ???... ou o homem me aldrabou,
ou eu, definitivamente, não percebo nada de política !!!"

sábado, maio 28, 2011  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!