sábado, maio 14, 2011

Tributar o consumo

"A polémica sobre a Taxa Social Única é mais um sinal da nossa irresponsabilidade política.
Pode não se gostar da medida; podem ter-se dúvidas quanto à sua eficácia; mas não se pode assinar um memorandum e fazer de conta que nada aconteceu: PS e CDS não podem dizer que não sabem o que vão fazer, porque ainda estão a estudar o assunto, e o PSD não pode dizer que a reestruturação do IVA faz milagres. Uns e outros sabem que ou se baixa a TSU de forma significativa, ou o impacte nas exportações é negligenciável (daí a entrevista de Poul Thomsen, ao site do FMI, onde defende uma redução agressiva da TSU…). A conclusão é óbvia: ou se compensa a quebra das receitas com um agravamento do IRS ou do IVA.

Qualquer destas medidas tem consequências para a economia. A questão é saber qual o mal menor. Vejamos: qual a principal restrição da economia portuguesa? Elevado défice externo, sinal de que Estado e famílias vivem acima das suas posses. Neste contexto, a baixa dos custos das empresas, via TSU, ajudaria as exportações. Ao mesmo tempo, uma subida do IVA, sem ser a solução ideal, ajudaria a conter o consumo (onde pesam as importações).

PS, PSD e CDS estão fartos de saber que não há soluções mágicas (é estranho, por exemplo, que ninguém alerte que uma baixa significativa da TSU não se poder manter "ad aeternum"…) e que o País vai ter de fazer grandes sacrifícios. É lamentável que estejam a esconder isso do eleitorado
. "

Camilo Lourenço

Divulgue o seu blog!