sábado, janeiro 30, 2010

O princípio do fim?

"Barack Obama proferiu o seu ‘Estado da União’ e, dez minutos depois, a dúvida instalou-se: será que Obama ainda pensa que está em campanha? Verdade que a derrota recente nas eleições senatoriais do Massachusetts não augura nada de bom para as intercalares deste ano. Mas, apesar do trauma, esperava-se que Obama tivesse percebido que a América não é a Escandinávia.

A ideia simpática de que mais Estado é melhor Estado não colhe numa tradição que sempre olhou para Washington como parte do problema e não da solução. Foi precisamente esta evidência que levou Clinton a enterrar a sua agenda radical (na saúde, nos impostos), a procurar consensos com os republicanos e a garantir um segundo mandato.

Obama arrisca-se a ficar no primeiro: com 10% de desemprego (apesar do festejado ‘estímulo’), uma defesa cega da sua reforma da saúde (que o eleitorado rejeita), um défice monstruoso e uma perseguição fiscal (e ideológica) aos ‘ricos’, o idealismo de Obama, que inspirou o Mundo, já não inspira os americanos. É o princípio do seu epitáfio
."

João Pereira Coutinho

Divulgue o seu blog!