terça-feira, março 15, 2011

O espantalho

"O Governo atira napalm para cima da sociedade portuguesa e chama a isso PEC.
Calca os portugueses e pede-lhes silêncio. Vamos de PEC em PEC até à derrota final. Do Governo, à incapaz CE de Durão Barroso e passando pela ilusionista senhora Merkel, todos dizem que os cortes e impostos que vão sendo acrescentados são óptimos. E chamam a isso "credibilidade". Merecem escutar os Homens da Luta numa câmara de eco. Indiferentes à genialidade dessas medidas, feitas com o apoio do BCE e da UE, os juros continuam a subir. Há solução?

As manifestações de sábado mostraram o cansaço com um Governo que despreza o País. Que negoceia o futuro de Portugal às escondidas, sem escutas, para se sentir mais seguro. Só que Portugal não é uma coutada de José Sócrates. A situação é difícil mas as medidas devem ser lógicas e claras. Nada disso tem acontecido. Sócrates julga governar para os seus "boys". Que se calam quando ele levanta o sobrolho e agarra no telemóvel. Engana-se: está num cargo público onde deveria ter respeito pelas instituições e pelos portugueses de todas as idades que estão a ser esmagados pelo desvario de sucessivos governos que afundaram a esperança no futuro. É nesta paz podre, onde só o amiguismo e o compadrio vencem, que se começa a corroer a democracia e nasce o clamor contra os partidos.

As manifestações das diferentes gerações neste sábado foram um grito divertido. Mas anunciaram o fim deste Governo que só se desenrasca. Não há nada nele: é um espantalho que já não mete respeito a ninguém. O PS deseja eleições antecipadas. Começa a ser alturade lhas conceder
"

Fernando Sobral

Divulgue o seu blog!