quarta-feira, abril 27, 2011

Anda tudo doido…?

"Take 1 - Depois da segunda revisão do défice orçamental de 2010, motivado pela cobrança de portagens em três SCUT, Vieira da Silva disse que a nova forma de contabilizar o défice não tem "implicações negativas" para o futuro.


Ou seja, a alteração contabilística imposta pelo Eurostat não implica assumpção de novas responsabilidades. É lamentável que um ministro com a qualidade de Vieira da Silva diga coisas destas. Vejamos: o Eurostat obrigou Portugal a assumir de uma vez o investimento nas SCUT; ao invés de contabilizar, ano após ano, as rendas a pagar pela sua construção.

Isto significa que não há responsabilidades futuras? Não. A dívida pública até subiu para 93% do PIB e o financiamento a negociar com a troika tem de levar em conta todos os compromissos assumidos. Até porque há outras SCUT que vão levar o mesmo caminho em 2011…

Vieira da Silva devia ter dito outra coisa. Que o Eurostat faz um favor aos portugueses: clarificou os compromissos que o Estado assumiu (não apareciam na dívida) e que vai ter de pagar.

Take 2 - Jorge Sampaio, Presidente da República quando começou a pior fase do desgoverno orçamental (com António Guterres), sugeriu na RTP1 que Portugal deve pedir um alargamento do prazo de pagamento da dívida. Fantástico! Um ex-presidente assume que o Estado a que presidiu, depois de gastar o que tinha e o que não tinha (apesar dos alertas…), deve reestruturar dívida. Ou seja, deve prejudicar quem nos emprestou dinheiro (no meio de uma "negociação" duríssima com o FMI, CE e BCE...).

O que vai acontecer aos juros quando tivermos de pedir mais dinheiro? Pior que isto só mesmo a confusão entre défice externo e défice orçamental nos discursos do 25 de Abril…
"

Camilo Lourenço

Divulgue o seu blog!