quarta-feira, agosto 31, 2005

Uma conta de deve e haver

Neste planeta dominado e dirigido pelos humanos que só seguem a lei de um deus, que é, só pode ser , um deus menor, e que se escreve com letra minúscula, em que a grande maioria dos outros humanos é escravizada de todas as maneiras, seja no sentido mais lato do termo, a escravidão das consciências através dos media politicamente correctos,seja no sentido estrito da servidão humana, pobreza extrema e da ignorância, estes humanos, que são como uma pequena gota num oceano imenso, continuam a ditar as suas leis, como se fossem pequenos deuses na terra e agindo como tal.

O sofrimento causado agora no país mais poderoso do mundo pelo fenómeno Katrina, revelou que afinal, a Natureza tem uma conta de deve e haver a saldar, por todos os que a têm destruído. A Mãe Terra, antigamente adorada, tem sido e vai continuar a ser destruída pelos tais humanos que em toda ela, têm provocado as alterações que estão à vista de todos.

A política especulativa com o preço do crude, com as razões mais ridículas, amplificadas pelos chamados jornalistas especialistas em economia e ditas tantas vezes,l que se transformam em verdades, não escondem mais que uma das faces do problema, o enriquecimento de meia dúzia de famílias e de grupos que ditam tudo, sobre o destino dos infelizes humanos deste planeta.

Aqui, porque por todo o lado existem corruptos, aqui dizia eu, podem ser acusados os chamados neoconservadores e os seus grupos económicos, não valendo a pena chamar o boi pelos nomes nem fazer acusações étnicas, porque o não são, é apenas uma questão de moral e de princípios que deixaram há muito de existir naquelas almas.

Será que os que foram atingidos pelas perdas ainda não perceberam o que se passa?

Lá, como cá, neste sítio, com os incêndios, em que centenas de ETAR não funcionam nem nunca funcionaram, em que milhões de pessoas vivem em prédios feitos em domínios que são do mar ou em leito de cheias, também temos uma conta de deve e haver com a natureza e com Deus, para quem acredita.

Lá, como cá, os governos são marionetas nas mãos dos detentores do vil metal, não mandam , são seus criados e actuam em nome de uma coisa a que se convencionou chamar de democracia.

Até amanhã.

Miséria intelectual.

"A pílula abortiva que as activistas da associação Women on Waves disponibilizavam a bordo do «barco do aborto» quando, há um ano, se aproximaram da costa portuguesa, pode causar infecções mortais, segundo um estudo norte-americano. A investigação será publicada na edição de Setembro da revista médica «The Annals of Pharmacotherapy» e as conclusões estão parcialmente disponíveis na edição on-line daquela publicação.

Da autoria de Ralph P. Miech, professor na Universidade de Brown, a investigação visou explicar o papel que a mifepristona - a substância activa do medicamento RU-486, conhecido como «pílula abortiva» - desempenha nos abortos médicos que resultam num fulminante e letal choque séptico (infecção mortal). A infecção em causa é provocada por uma bactéria vaginal (a «Clostridium sordellii»). Segundo demonstra o professor Ralph P. Miech, a sua associação ao RU-486 - uma hormona sintética que bloqueia a progesterona (indispensável ao prosseguimento da gravidez) e impede a implantação do embrião no útero, provocando a sua expulsão - ocorre porque as alterações provocadas pelo medicamento permitem a entrada da bactéria no canal cervical.

A presença desta bactéria pode provocar um choque séptico e, em alguns casos, a morte. Esta investigação veio reforçar as suspeitas em relação ao RU- 486, depois de terem sido notificadas cinco mortes associadas a este medicamento, desde a sua comercialização nos Estados Unidos, há cinco anos. A comercialização do RU-486 não está autorizada em Portugal mas, há precisamente um ano, este fármaco foi disponibilizado pela organização Women on Waves às mulheres portuguesas que pretendessem abortar.
O medicamento estava a bordo do barco «Borndiep» - conhecido como «barco do aborto» - da associação holandesa Woman on Waves, que se propôs fornecer o fármaco às mulheres que pretendessem abortar."

Esta história é uma delícia. Um barco fornecedor de uma pílula abortiva que provoca a morte do tomador, chefiado por uma senhora que foi mãe há pouco tempo. Só mesmo a miséria intelectual do povo português justifica tanto "barulho" à volta do tal assunto.

Das virtuosidades do caciquismo.

Algumas almas à direita, e à esquerda, tem uma noção peculiar de serviço público, a qual passa por repetir a cartilha do chefe, de quem manda, ou nomeou, à exaustão, ignorando estoicamente todas as evidências, assim, lealdade transmuta-se em absoluta cegueira, que não frontalidade, abertura, transparência e liberdade responsável. A este raciocínio no fundo está associado um outro, o de que nunca se sobe por mérito e ideias próprias, mas apenas e só porque nos escolheram, e, se nos escolheram devemos infinita reverência, subserviência e gratidão a quem nos selecionou. Por estes dias temos visto muito disto, à direita ainda a propósito das críticas à entrevista do novo responsável do SEF, e à esquerda a propósito da candidatura presidencial do Dr. Mário Soares, cujos acólitos se revelam afinal grandes teóricos das virtuosidades do caciquismo... Para a esquerda, e para Luis Osório e Vital Moreira em especial, exemplo, exemplo é o Luis Delgado, que ainda hoje no DN, finda a negociação da sua reforma milionária (por via da venda da Lusomundo) não se esqueceu de quem o nomeou, lançando como putativo salvador da pátria... Nuno Morais Sarmento.


Da Grande Loja

Um dia...

"A Brigada Fiscal da GNR apreendeu na segunda-feira bebidas alcoólicas chinesas de contrabando com valor superior a 36 mil euros num armazém em Camarate, divulgou hoje aquela força. Ao todo, foram apreendidas mais de 1.800 garrafas de aguardente de lagarto e aguardente de arroz no valor de 36.472 euros, "que não se encontravam seladas" e o seu proprietário "não possuía quaisquer documentos respeitantes às mesmas", diz um comunicado da Brigada Fiscal."

Um dia ainda vão descobrir que Jardim tinha razão.

Tugas.

"A GNR já identificou os oito autores da emboscada de que foi vítima uma patrulha de Cinfães, na quarta--feira, quando seguia para um falso acidente e foi travada por um cabo de aço atravessado na estrada. Os suspeitos têm idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e residem em Santa Marinha, revelou ontem a GNR, adiantando que terão agido por vingança de um dos indivíduos, multado alguns dias antes."


Este país está cheia de gente fantástica que merece figurar no Guiness sem sombra de dúvida. Felizmente a justiça tem isso em conta e evita aplicar penas pesadas a tão brilhantes artistas.

Indiano afinal tem infecção bacteriana.

"Um cidadão indiano proveniente da Indonésia a bordo de um barco chinês foi ontem internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, para submeter-se a vários exames. De acordo com o director do Hospital, Pedro Canas Mendes, foram já excluídas as hipóteses do doente sofrer de paludismo e tuberculose. Estando identificada uma infecção bacteriana generalizada no sangue, que será confirmada pelos exames já feitos. O responsável garantiu que não lhe parece "possível que se trate de um caso de gripe das aves".

A tristeza com que a jornalista deu a notícia. Mais. Consta que nas respectivas redacções, os "vampiros" entraram em coma por falta de sangue.

Silêncio é ouro.

«Aquilo que é mais importante é que não cedemos a pressões, sabemos os timings que temos previstos. É lógico que por vezes as coisas não sucedem como queremos, mas nesta casa jogadores por embrulho não entram cá com certeza»

Luis Filipe Vieira
Pinto da Costa ouvia este discurso e ria às gargalhadas. Porque seria?

Os ricos que paguem a crise.

"O roubo de carros à mão armada ("carjacking") continua sem travão, com particular incidência na zona litoral de Gaia. Na madrugada de ontem, em Arcozelo, um grupo de quatro encapuzados apoderou-se de um Mercedes, depois de ter ameaçado o respectivo condutor com uma caçadeira. As autoridades não põem de parte que se trate do mesmo bando que tem protagonizado assaltos com "modus operandi" semelhante no concelho e que, no domingo à tarde, escapou de forma aparatosa à GNR, na Aguda. A GNR e a Polícia Judiciária têm feito diligências para tentar identificar os assaltantes, mas ainda não houve detenções. Os roubos têm tido em comum, entre outras situações, o facto de os ladrões atacarem munidos de caçadeiras e pistolas e de terem debaixo de mira viaturas de gama alta. Mercedes, BMW e Audi estão entre as marcas "preferidas".

Integração.

"O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento de Gaia da GNR, em colaboração com militares do posto dos Carvalhos, deteve, ao princípio da tarde de ontem, um indivíduo de 31 anos, indiciado por mais de 50 roubos por esticão, além de vários outros furtos.O suspeito foi interceptado na zona dos Carvalhos, depois de ter tentado assaltar uma fábrica, na companhia de outros dois indivíduos, um deles de 14 anos e o outro de 25, todos de etnia cigana. Alertada por populares, a GNR acabou por interceptar os suspeitos, que seguiam numa viatura (Peugeot) já referenciada em vários assaltos. Apenas o indivíduo de 31 anos foi detido, porque não havia indícios suficientes para a detenção do de 25. O caso do rapaz de 14 anos foi comunicado ao Tribunal de Menores."
Os ciganos continuam na sua árdua tarefa de tentarem integrar-se na sociedade. E começam logo aos 14 anos. A sociedade xenófoba é que os aceita de maneira nenhuma. Mas devia reflectir sobre isso. É que estamos em presença de puros artistas. 50 roubos por esticão não é para qualquer um. O que vale nisto tudo é a compreensão dos tribunais que evitam decretar a prisão preventiva, impondo somente apresentações periódicas no próprio acampamento de ciganos para evitar que a família esteja muito tempo sem os ver.

terça-feira, agosto 30, 2005

Agosto de 30 A.C.


Morre Cleópatra. Cleópatra VII do Egipto ou Cleópatra VII Filopator - Κλεοπάτρα θεά φιλοπάτωρ (Alexandria, Dezembro de 70 a.C. ou Janeiro de 69 a.C. - 12 de Agosto? de 30 a.C.) foi a última Faraó e Rainha da Dinastia Lágida da linhagem ptolomaica (da Macedónia) que dominou o Egito após os gregos terem invadido aquele país. Era filha de Ptolomeu XII do Egipto e da sua irmã Cleópatra V Trifena. O nome Cleópatra é grego e significa "Glória do pai"; o seu nome completo, "Cleopatra Thea Philopator" significa "A Deusa Cleópatra, Amada de Seu Pai".

É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Antigo Egipto, sendo conhecida apenas por Cleópatra, ainda que tivessem existido outras Cleópatras a precedê-la (sem grande notoriedade). Nunca foi a detentora única do poder no seu país - de facto co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de facto.

Cleópatra começou a governar ainda em vida de seu pai, Ptolomeu XII, como co-regente. Subiu ao trono do Egito na Primavera de 51 a.C., após a morte do pai, em conjunto com o irmão Ptolomeu XIII do Egipto (com quem casou e que era contra a dominação romana). Era, na altura, a filha mais velha de Auletes, depois de duas das suas irmãs, mais velhas que ela, terem morrido. Tinha ainda uma irmã mais nova chamada Arsinoë. Mais tarde, governaria com o seu irmão Ptolomeu XIV, Caesarium, após a morte dos seus outros irmãos, de 44 a.C. a 30 a.C.. Como o trono, durante esta dinastia, era transmitido por via matrilinear, os reis (homens) eram obrigados a casarem-se com as irmãs, de modo a poderem ascender ao poder. A sua relação com os irmãos não foi pacífica e foi o foco de um período de instabilidade política. Em 48 a.C., os conselheiros de Ptolomeu XIII, dirigidos pelo eunuco Fotino, destituíram Cleópatra do trono, forçando-a a exilar-se do Egipto. A sua irmã, Arsinoë, acompanhou-a. Nesse mesmo ano, contudo, Ptolomeu colocou o seu lugar no trono em perigo ao imiscuir-se nos assuntos de Roma. Quando Pompeu, exilado depois da vitória de Júlio César, chegou a Alexandria pedindo asilo, Ptolomeu decidiu assassiná-lo de modo a obter o favor de César. César, contudo, ficou de tal modo chocado pela barbaridade do acto que decidiu atacar a cidade, impondo-se árbitro nas disputas entre Cleópatra e Ptolomeu. Note-se que Pompeu tinha casado com a filha de César, que morreu dando à luz um filho.

Depois de uma curta guerra, Ptolomeu XIII foi morto e César repôs Cleópatra no poder, como Ptolomeu XIV como co-regente. Conta Plutarco, num episódio lendário da sua biografia dos Césares, que Cleópatra marcou um encontro com Júlio César, quando este chegou ao Egipto,no inverno de 48 a.C. – 49 a.C., a fim de lhe dar um presente, que consistia num tapete. Este, ao ser desenrolado, mostrou que a própria rainha estava em seu interior. Cleópatra teria então argumentado que tinha ficado encantada com as histórias amorosas de César, tendo ficado desejosa de o conhecer. Tornou-se, assim, seu amante, o que ajudou a estabelecer o seu poder no país. O Egipto manteve-se independente, mas sob a protecção de Roma que aí deixou três legiões romanas. Ainda no Egipto, Cleópatra deu à luz Ptolomeu XV Caesar, conhecido como Caesarion, ou Cesarion, que significa pequeno César. César recusou-se a torná-lo seu herdeiro, honra que coube a Octaviano. Cleópatra visitou Roma, com o filho, de 46 a.C. a 44 a.C. e estavam os dois presentes na cidade quando César foi assassinado. Pouco depois, voltou para o Egipto onde Ptolomeu XIV tinha morrido em circunstâncias misteriosas. Há quem suponha que a própria Cleópatra o tenha mandado envenenar. Cesarion passou a ser seu co-regente.

Em 42 a.C., Marco António, um dos triúnviros que governava Roma após o vazio governativo causado pela morte de César, convocou-a a encontrar-se com ele em Tarso para responder a questões relacionadas com a sua lealdade. Cleópatra chegou com grande pompa e circunstância, o que encantou António. Passaram juntos o inverno de 42 a.C. a 41 a.C. em Alexandria. Ficou grávida pela segunda vez, desta vez com gémeos que tomariam o nome de Cleópatra Selene e Alexandre Helios.

Quatro anos depois, em 37 a.C., António visitou de novo Alexandria, quando se encontrava numa expedição contra os Partos. Recomeçou então a sua relação com Cleópatra, passando a viver em Alexandria. É possível que se tenha casado com Cleópatra segundo o rito egípcio (uma carta, citada por Suetónio leva a crer nessa hipótese), ainda que nessa altura estivesse casado com Octávia, irmã do triúnviro Octávio. Cleópatra deu então à luz outro filho, Ptolomeu Filadelfo. Durante as Doações de Alexandria, no final de 34 a.C., a seguir à conquista da Arménia, Cleópatra e Cesarion foram coroados co-regentes do Egipto e Chipre; Alexandre Helios foi coroado governate da Arménia, Média e Pártia; Cleópatra Selene foi coroada governante da Cirenaica e Líbia. Ptolomeu Filadelfo tornou-se o governante da Fenícia, Síria e Cilícia. Cleópatra recebeu também o título de Rainha dos Reis.

O Senado romano declarou-lhes guerra em 31 a.C.. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Actium, ambos cometeram suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente, em Alexandria, no ano 30 a.C.

Wikipédia

A propósito da vanguarda de Fernanda Câncio e Zapatero

AVISO a todos os que se alistem nas Forças Armadas ou mesmo os que se querem naturalizar portugueses e por imposição democrática, sob proposta do BE, apoiada pelo PCP e PS gay, oficial ou oficializada, generalizada a todos os naturais ou já naturalizados, sem direito a referendo, instituto decerto mais importante noutras circunstâncias, a Assembleia da República, ouvidos os deputados, decreta com força de lei:

1-Atendendo ao facto que no tempo da ditadura de Salazar e Caetano, as praticas homosexuais eram proibidas, e os praticantes perseguidos, vilipendiados e por vezes obrigados a carecada, havendo na Marinha de Guerra o hábito desumano, de que todo o tripulante apanhado a atracar de pôpa dentro do navio, a tomar sorvete, não autorizado pelo cozinheiro de bordo, a utilizar o seu instrumento sexual noutras práticas, que não as solitárias, seria transferido dia e noite para o convés, até porto de abrigo, sem contacto com a tripulação, comendo junto da mascote, mas em sítio visível da ponte quarto, pelo perigo de pederastia na mascote.

2- Atendendo a que depois do 25 de Abril a prática tem sido tolerada, mas com reticências (...).

3- A pedido de vários lóbis, civis e militares, de várias famílias constituídas mas não oficializadas de gays e lésbicas, e a pedido ainda da rede pedófila do estado, cujos indivíduos continuam à solta ou em regime de liberdade não vigiada, mas perseguidos por alguns mentirosos e caluniadores e por crianças mentirosas compulsivas, mas abusadas.

A Asssembleia da República decreta que:

Será obrigatória a prática de todos os actos antigamente proibidos desta índole, a todos os cidadãos portugueses na plena posse de todos os seus direitos de cidadania, devendo os que se recusem, ser encarcerados imediatamente e em regime de prisão preventiva, em estabelecimento criado para o efeito e com o nome de Estabelecimento de Grunhos e Grunhas, ( Enciclopédia Câncio, pg.969), apenas tendo direito a assistência no caso de violação intempestiva e sem lubrificação prévia, podendo voltar ao activo, de forma a satisfazer os reclusos já lá residentes, e obrigatóriamente gays, e outros referidos anteriormente, e que pediram por escrito, que não podem pagar do seu bolso as incursões nos locais onde é costume o fazerem, como por exemplo o Parque Eduardo VII, casas perto da fronteira, e outras conhecidas do meio ou em brochura a publicar.

Aprovado por maioria, referendada, ouvidas as organizações do sector.

- Será que ouvi bem?

Estória contada por ratazanas à boca pequenina, mas com grandes dentes amarelos e ameaçadores, mantida à distância, pelas toupeiras de piquete às tocas, e vinda do local, chamado de largo dos roedores da mesma espécie daquela ratazana, localizada na grande cidade dos humanos deste sítio.

Depois da seca, do grande e pequeno embuste, do arrastão que não existiu, dos meios que eram suficientes e depois insuficientes para reordenamento florestal, das férias ilegais do PM, da fleuma do PR, do regresso do Geronte-Mor e seus acólitos regulares e irregulares, do roubo aos funcionários públicos para pagar as subvenções mensais vitalícias a todo o exército de detentores de cargos políticos, da cartelização oficializada das petrolíferas, por causa da quebra de produção de petróleo, desde uma explosão, a uma ameaça de Bin Laden, a um flato dado por descuido de um judeu bem instalado em Wall Street, que mais faltará aos humanos deste sítio? ...

Até amanhã.

Tréguas.

Hoje Giorgios Karagounis (ler aqui). Amanhã um italiano. Senhores V.V., gozem umas tréguazitas enquanto podem.

Esta é o máximo.

"A luta contra o crime já não compensa. Esta, pelo menos, será a convicção de Diogo Vasconcelos, um brasileiro de 25 anos que, a 15 de Agosto, também terá cometido um ‘crime’ – o de descrever ao Correio da Manhã um assalto que acabara de presenciar no supermercado Pingo Doce, no Centro Comercial Cascais Villa. Diogo, que ali trabalhava 14 horas por dia numa tenda de artesanato, denunciou também o caso à polícia. Como ‘recompensa’, foi despedido no dia seguinte “por pressões da administração”. Ontem, regressou ao Brasil. Aos bandidos, “cerca de 20”, não aconteceu nada."

Mais aqui.

O moço foi despedido porque confundiu as coisas. Não se tratou de um roubo mas sim de uma incivilidade. Os africanos não roubam, só praticam leves incivilidades. Este país é racista. Não permite que os roubos praticados por africanos sejam considerados como tais e não como meras incivilidades. Eles bem tentam mas o racismo patente neste país …

De qualquer forma fica patente que entre os imigrantes também há uma hierarquia de valores e, pelos vistos, os africanos estão acima dos brasileiros.

Terras o tanas.

"O trânsito já está normalizado na Segunda Circular, Lisboa, após uma interrupção de três horas para remoção de detritos na via, entre o viaduto do Relógio e a rua Cidade do Porto, disse fonte policial. Um veículo pesado derramou terras naquela via hoje pelas 10:00 o que condicionou o trânsito naquele percurso. "

Terras o tanas. Com aquele fedor do caraças era mas era merda em elevado esado de pureza olfáctica. Phoenix.

Probres.

"Com estas acções e estas palavras [aprovação dos casamentos gay em espanha], zapatero colocou-se na vanguarda da civilização -- como todos os que se opõem a estas acções e palavras, de bin laden a bento xvi, passando por todos grunhos e grunhas do planeta, se remetem à barbárie."

Fernanda Câncio
Vanguarda??? Perdão. Retaguarda. É sabido que os gays pegam de empurrão pela retaguarda. Coitados. Os pobrezitos pensam que ser anti-natura é estar na vanguarda da civilização. Também não vamos ser nós a curar essa gente desse delírio.

O fim de um país.

"Dois homens especializados em assaltos violentos à mão armada a carrinhas de valores foram capturados, na última sexta-feira, pela Polícia Judiciária. Ao meio-dia e meia, junto às Torres das Amoreiras, em Lisboa, quando se preparavam para assaltar mais uma carrinha. A nona, desde meados de Junho. Os dois ladrões, de nacionalidade brasileira, utilizavam motos de grande cilindrada, uma delas com matrícula falsa e estavam armados com pistolas de calibre proibido. O total dos oito roubos realizados com éxito, renderam cerca de 150 000 euros.

“Nos últimos tempos e na área do crime violento de topo, como este, temos vindo a verificar um aumento considerável da actuação de criminosos estrangeiros. Esta questão da transnacionalidade do crime implica uma maior resposta assente na cooperação entre polícias e serviços de inteligência”, acrescentou aquele responsável.

Os nomes dos dois detidos não constavam nas bases de dados da PJ ou do SEF, embora sejam conhecidos da polícia do seu país de origem. O padrão de actuação dos agora detidos revelava um comportamento extremamente violento, o que obrigou a PJ a uma acção opinada, antes que sacassem das armas. “Àquela hora e com o número de transeuntes na zona, não nos podíamos permitir a que eles tivessem tempo de empunhar as armas, sob risco de acontecer uma tragédia”, disse um dos responsáveis da detenção. Ficaram em prisão preventiva
."

Apesar da criminalidade estrangeira estar a aumentar, o lobby é tão grande que já querem aceitar imigrantes sem olhar ao cadastro, às qualidades, à formação.

Já agora, algumas curiosidades. Qual é o impacto negativo da imigração nas contas públicas decorrente de despesas feitas com os imigrantes - legais e ilegais - nas áreas da habitação, da saúde, da educação, da segurança preventiva e repressiva, enfim, do próprio subsídio de desemprego? Porque é que o governo para dar dinheiro aos imigrantes está a cortar direitos adiquiridos dos trabalhadores portugueses que descontaram dezenas de anos, a aumentar os impostos e a baixar a qualidade de vida? A quem interessa isto?

Ainda por cima "a generalidade daqueles que escolhem o nosso país para imigrar constituem uma mão-de-obra não qualificada, com baixíssimas ou, até, nulas habilitações académicas, quase unicamente vocacionada para trabalhos de natureza braçal e fraquíssima componente tecnológica, provenientes que são de sociedades estruturalmente pré-urbanas e pré-industriais, ou seja, estes imigrantes não são as pessoas com quem Portugal poderá contar para enfrentar os desafios fulcrais de desenvolvimento do século XXI, uma vez que o contributo deles é de natureza puramente passiva e dependente do povo hospedeiro, não trazendo para este último qualquer valor acrescentado."

É isso. "Concordamos" inteiramente com o Bloco de Esquerda: "o Governo não tem mais espaço para continuar a ignorar os argumentos de quem defende a alteração da lei, devendo acabar com o sistema de quotas, legalizar os imigrantes ilegais e substituir as licenças de permanência por licenças de residência".

Que não haja dúvidas. O combate ao aumento da criminalidade praticada por estrangeiros resolve-se abrindo as fronteiras. O controle polícial só atrapalha. Qualquer pessoa com bom senso percebe isso. Enfim. Só nos gozam.

Politiquices no combate a Incêndios

“Os kits MAFFS estão ainda guardados num armazém na Base Aérea do Montijo. A razão para o abandono da opção C-130/MAFFS deveu-se à opinião do Governo do Eng. António Guterres de que era incomportável o preço da hora de vôo destas aeronaves, sendo o "outsourcing" (ou seja, o aluguer de aeronaves a privados) mais barato.”

Carlos Gomes

É este tipo de contas de merceeiro que me assustam, se aplicadas à gestão de uma nação ou de um país.

Sai mais barato o aluguer, não se investe em meios próprios, como se o aluguer ao longo de todos estes anos não tivesse já sido compensado por um investimento inicial há 10 ou mais anos atrás, quando outros países europeus da orla mediterrânica enveredaram, e bem, por essa via.

Sai cara a operação dos C-130, mas não sairá mais caro o aluguer de meios anualmente?

Sai cara a operação de C-130, mas quanto e custou a aquisição de Kit MAFFS (que utiliza uma calda retardante) que agora apodrecem no Montijo?

Sai cara a operação de C-130, mas sem dúvida que saiu barata ao Estado a cedência de um C-130 marroquino em 2003 exactamente com o mesmo kit, para nos ajudar na desgraça.

Contas de merceeiro que parecem esquecer os custos incomensuráveis dos prejuízos materiais e ambientais de incêndios que lavram mais em Portugal que em qualquer outros país de clima semelhante ao nosso.

Porque em Portugal as contas de merceeiro dão sempre o mesmo resultado:

Reflecte-se, analiza-se, convocam-se encontros, congressos, simpósios colóquios, convidam-se especialistas disto e daquilo, pensadores e filósofos, e no fim, nada se faz.

Porque em Outubro chove, os incêndios desaparecem e todos ficam aliviados até que para o ano seguinte a tragédia se repita.

Orquestra.

"O Bloco de Esquerda (BE) considerou esta segunda-feira que o Executivo ficou «sem espaço» para manter a actual lei da imigração depois de o director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ter reconhecido o «falhanço» do sistema em vigor.

O BE defendeu que o Governo deve «acabar com o sistema de quotas, legalizar os imigrantes actualmente ilegais, e substituir as licenças de permanência por licenças de residência, que não devem depender da existência prévia de um contrato de trabalho
».

Portugal Diário

Trata-se de uma orquestra bem afinada. Alguém dá o toque e salta tudo e todos a pressionar. Há que aproveitar as "qualidades" deste governo.

Excelente proposta.

"A young woman wearing a mini skirt strolls through a crowded shopping district. Budapest district mayor Gyorgy Mitnyan has proposed a dress code for City Hall employees under which only women with 'pretty legs' can wear short skirts.(AFP/File/Wang Jun-Young)"

Via Grande Loja.

A criminalidade continua a "descer".

"Um grupo de oito agentes da PSP de Lisboa foi anteontem obrigado a dispersar uma multidão de pessoas à bastonada, em Camarate. Os populares insurgiram-se contra o facto de os polícias estarem a pedir os documentos a um condutor e reagiram com violência. Dois homens foram detidos."

CM

Podíamos afirmar que a criminalidade está a descer mas isso já vocês sabem. Ficamos então pela divulgação da existência de “novas empresas” vocacionadas para receber polícias com amor e carinho. Eis um exemplo.

Tão cedo não.

"O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, garantiu hoje que a Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL) ficará concluída até ao final desta legislatura. "Constituiria um falhanço da política deste governo se não conseguíssemos concretizar a CRIL nesta legislatura", afirmou Paulo Campos durante uma visita às obras de conclusão do eixo Norte-Sul.

O secretário de Estado recordou que se trata de "um projecto com dezenas de anos" e revelou que estão a ser realizados estudos para a sua conclusão que deverão estar prontos até ao final do ano. "Não são os moradores que condicionam as opções do governo", afirmou ainda o governante, referindo-se às comissões de moradores de Santa Cruz de Benfica e Damaia e da Associação Cívica dos Moradores de Alfornelos que se têm manifestado contra o projecto.

Em Abril, o Observatório de Segurança de Estradas e Cidades, a associação Ofícios do
Património e da Reabilitação Urbana e a Associação de Cidadão Auto-Mobilizados juntaram-se à luta das comissões de moradores.Para as associações, com aquele projecto, as populações vão ficar emparedadas pela Radial de Benfica, Radial da Pontinha (IC-16) e a CRIL
. "


Pronto. Isso quer dizer que não vão acabar a CRIL tão cedo.

Assim vai o País.

"O secretário-geral do PSD, que falava em Castelo de Vide, na abertura da Universidade de Verão do partido, considerou "inaceitável" que o director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras apareça numa entrevista a criticar a política de imigração definida pelo Governo, que deveria prosseguir.

Para Miguel Macedo, o país está perante "uma nova etapa de degradação política e de desgaste da esperança que os eleitores depositaram no PS" por
haver directores-gerais "a definirem políticas que deviam caber aos ministros"
"Considero extraordinário que o director do SEF venha publicamente assumir uma posição política contrária à lei aprovada há pouco tempo com os votos do PS", disse.

Boa ideia.

"Quem der emprego a imigrantes ilegais deverá pagar, a partir de agora, “não só a coima por emprego ilegal, mas também as despesas com a expulsão do imigrante – viagem, estadia e, se necessário, escolta”.

Ora aqui está uma boa ideia.

Tudo calmo.

1/ "Tiros, tentativas de atropelamento, danos em carros estacionados, dois guardas feridos. A romaria de Nossa Senhora da Nazaré, na Aguda (Gaia), ficou marcada, anteontem à tarde, pela atribulada tentativa de intercepção de um presumível bando de assaltantes. Os suspeitos, que na madrugada do mesmo dia terão roubado um automóvel à mão armada em Perosinho (ler peça ao lado), conseguiram escapar, apesar dos vários disparos de intimidação e da perseguição movida pelas autoridades."

2/ "O autor de um homicídio praticado no passado dia 15, no Alto do Lumiar, foi detido pela PJ de Lisboa, num quadro que envolve também o roubo à mão armada, um dos tipos de crime que mais preocupa as autoridades, em particular nas áreas metropolitanas de Lisboa e no Porto. O indivíduo é também suspeito da tentativa de homicídio de um imigrante, que continua internado e poderá ficar paraplégico."

3/ "A detenção do homicida de 19 anos levou a PJ de Lisboa à detenção de um outro indivíduo, com apenas 17 anos, mas que também participava em roubos de carros à mão armada e ficou em prisão domiciliária.

Este é, aliás, um dos crimes que mais tem preocupado as autoridades e que constitui a resposta dos criminosos a uma maior sofisticação nos sistemas de segurança dos veículos. São crimes que surgem englobados no capítulo mais vasto do roubo à mão armada, com a detenção desde o princípio do ano de mais de 150 indivíduos, só na área sob responsabilidade da PJ de Lisboa.

Os veículos são em geral usados para a prática de outros assaltos, sendo úteis nas fugas. Também têm sido detectados roubos de viaturas de alta cilindrada mas para alimentar o mercado paralelo de automóveis de gama alta. As marcas que recolhem as preferências são os BMW, Audi e Mercedes
. "

4/ "A «digressão», no domingo à tarde, pelo Guincho, Cascais, de dois assaltantes de interior de automóveis acabou nos hospitais de Cascais e de S. José, em Lisboa. Um dos ladrões está ainda internado, com fracturas expostas nas pernas.

Surpreendidos por agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Cascais, após assaltarem um carro ali estacionado, com matrícula espanhola, os dois homens, de 32 e 42 anos, puseram-se em fuga, num motociclo Honda CB500, furtado em Lisboa.

Perseguidos, acabaram por colidir com um dos veículos das brigadas. Resultado ficaram os dois feridos e tiveram de ser evacuados em ambulâncias dos Bombeiros de Cascais; o motociclo ficou seriamente danificado e o carro policial também, sobretudo na parte dianteira. A cena, presenciada por dezenas de mirones, provocou ainda congestionamentos na Estrada do Guincho
."

JN

segunda-feira, agosto 29, 2005

Até amanhã.

Ainda bem.

"O número de horas de voo contratadas pelo Governo aos meios aéreos de combate incêndios já foram esgotadas neste ano. O Executivo paga diariamente cerca de 226 mil euros para manter no ar os meios aéreos contratualizados."

CM

Ainda bem que Costa poupou cerca de 3200 milhões de euros dinheiro renegociando os contratos. Parece que esse dinheiro vai fazer falta.


Rave???

"A festa era em honra da Nossa Senhora da Soledade, mas de católica teve pouco. Muito álcool e drogas à mistura já seriam, por si só, motivo para uma madrugada de risco na praia do Porto Covo, em pleno Litoral Alentejano – a violência, numa ‘rave’ com mais de 15 mil pessoas, entre as 0h00 e as 07h00, encarregou-se ontem do resto."

CM

Para ser uma Rave a sério teria de ter uma excursão de dançarinos da Cova da Moura. Tal como aconteceu em Quarteira. Iriam alegrar muito mais a festa.

Só nos gozam.

"O presidente da associação Solidariedade Imigrante, Timóteo Macedo, opôs-se hoje aos centros de detenção para imigrantes ilegais defendidos pelo director-geral do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) numa entrevista ao jornal Público.

O responsável pela Solidariedade Imigrante considera que «ao contrário do que diz o director do SEF, há muitos meios que não a prisão preventiva para colocar os imigrantes ilegais».

«Os tribunais podem decretar o termo de identidade e residência ou emitir um simples convite para abandonar o país», defendeu
."

Portugal Diário

Esqueceu-se de incluir no convite o se faz favor. É que sem essa delicadeza é natural que os ilegais não queiram abandonar o país. Agora com ela, eles abandonam mais depressa, sensibilizados com a nossa profunda boa educação.

Quanto ao Termo de Identidade e Residência, este será o mais apropriado para resolver o problema. Qualquer imigrante ilegal tem morada fixa em Portugal pelo que não será difícil localizá-lo algures...

Quando a porta aberta é uma política restritiva.

"O director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras classificou a lei portuguesa de imigração como um «falhanço rotundo», defendendo que é preciso torná-la menos restritiva."

TSF

A porta de entrada de imigração ilegal para a Comunidade Europeu está muito restritiva. Aconselha-se o fim do SEF e a criação de empresas de boas vindas para receber bem quem entra.

Exemplos de restritividade na entrada:

"Portugal está a servir de plataforma para a entrada de muçulmanos (árabes e paquistaneses) na Europa" (ler aqui);

"Portugal, apesar de geopoliticamente marginal no espaço europeu, acompanha esta tendência, sendo mesmo um dos comunitários com aumento mais rápido dos imigrantes em menos tempo" (ler aqui).

"A legalização extraordinária iniciada em Janeiro deste ano - assente na concessão de autorizações de permanência válidas pelo período de um ano -, com o objectivo de facilitar a regularização dos clandestinos estabelecidos no país (que o SEF estimava em cerca de 20 mil) revelou-se uma operação gigantesca. Na Europa de Leste e no Brasil, a notícia espalhou-se, provocando um afluxo inesperado de estrangeiros aos serviços do SEF, impreparados para a procura."

Já não há respeito.

"A GNR de Bucelas, concelho de Loures, foi obrigada a abater um touro, em plena via pública, depois de o animal se ter libertado de uma quinta na zona, surgindo em pleno centro da vila. O animal chegou mesmo a investir na direcção dos militares. "

Nem mesmo este tipo de animais respeita a polícia.

Justiça do Santo Ofício.

"O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) reduziu em cinco anos a pena de prisão aplicada a um jovem que assassinou à facada um estudante de 18 anos, em Junho de 2003, na marginal de Matosinhos. Celso Canizes tinha sido condenado a 21 anos, pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de roubo, mas o STJ entendeu encurtar a pena para 16 anos, tendo em consideração, entre outros factores, a idade do arguido quando cometeu o crime (19 anos).

"Se o desenvolvimento físico é gradual e sucessivo até aos 21 anos, não o é menos o moral. Seria manifesta injustiça impôr o mesmo grau de responsabilidade a quem tem idade inferior, pois não é razoável exigir o mesmo dever de reflexão e discernimento que se deseja de um adulto", sustenta o acórdão. Além da "irreflexão e imaturidade" resultantes daquela idade, o STJ teve em conta atenuantes como a ausência de antecedentes criminais; a confissão parcial; a condição familiar (instável); a "afecção nervosa de que padece desde criança" e a personalidade global do jovem.

A decisão judicial causou revolta entre os familiares e amigos de Roberto Cardoso, que sucumbiu aos 18 anos com um golpe no coração, desferido com uma navalha "borboleta". Recorde-se que Roberto foi assassinado quando saía do bar Lais de Guia, juntamente com um grupo de amigos.

Na leitura da sentença, em Maio do ano passado, o juiz do Tribunal de Matosinhos tinha destacado a intenção de matar por parte do arguido, registando como agravante o facto de Celso ter tido "pleno conhecimento" da perigosidade da arma branca que utilizou. Uma consciência que deveria ter sido acrescida, sublinhou aquele colectivo, porque o arguido prestava serviço militar na altura dos acontecimentos.
"

JN

É preciso ter 21 anos para saber que uma navalhada no coração mata. Entretanto o número de gangs formados por imaturos continua a crescer e a roubar e agredir os maduros que não se passeiam com guarda-costas. É a vida no Oásis.

País do "faz de conta".

"As dívidas das famílias portuguesas ultrapassam os seus rendimentos mas o problema é desvalorizado pela banca, pois, em média, o património representa o quádruplo do rendimento disponível. No entanto, há riscos de incumprimento acrescidos na camada mais jovem, cuja contribuição para o aumento dos níveis de endividamento é maior."

Jovens empresários imigrantes.

"Era discreto e nem contactava directamente com os subordinados, que não o conheciam. O cabo-verdiano, de 27 anos, liderava uma rede de tráfico de droga que funcionava num apartamento da centro da Arrentela, Seixal. Para não ser apanhado punha a mulher, da mesma nacionalidade, a fazer o trabalho ‘sujo’. Era ela que contactava com os dois vendedores contratados pelo líder e com alguns consumidores. Os quatro foram detidos na ‘Operação Cusco’ da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP do Seixal. O líder está em preventiva.O quarteto – três cabo-verdianos e um português entre os 18 e os 28 anos – tinha uma casa na Av. da República onde vendia a droga. A habitação tinha sido ocupada após o anterior dono ter sido preso também por tráfico. Tudo se passava ‘nas barbas’ da população e a 50 metros da Junta de Freguesia.

O líder do grupo nunca pôs os pés nesse apartamento onde a droga era vendida. O cabo-verdiano (que viveu grande parte da vida na Damaia) era, segundo fonte policial, “muito discreto” e geria o negócio com recurso à mulher. Era ela quem ia à casa da Av. da República entregar a droga aos dois subordinados, que a vendiam aos
consumidores. Era ela que regressava depois à casa do casal com o dinheiro e artigos receptados
. "

CM

Eis um exemplo de um imigrante empreendedor, fortemente apostar em dinamizar o nosso país. Depois de viver grande parte da sua vida na Damaia (não vamos dizer que foi na Cova da Moura por ser chato) e, devido à forte concorrência, impossibilitado de prosperar na zona, decidiu-se mudar para o outro lado do rio. Não correu bem mas brevemente vai voltar a tentar. Só não se percebe porque ficou em prisão preventiva, a mulher ficou com apresentações bi-semanais e os dois vendedores com apresentações semanais à PSP. Excessivo para um jovem empresário de futuro.

Também não se percebe a escolha daquela casa aonde o anterior dono está também preso por posse de droga. Deve ter sido pelo ambiente.

Modesta contribuição para a paz.

"Um suicida palestiniano fez-se este domingo explodir numa estação de autocarros na cidade israelita de Beersheeba, provocando pelo menos 10 feridos, informaram as autoridades e testemunhas no local."
E assim contribuem os palestinianos para a paz. “Felizmente” que ainda há no Ocidente muitos defensores destes pobres “oprimidos”.

"Um equívoco chamado Koeman"

"O futebol foi inventado ainda no século XIX. Porém, todo o treinador que quer entrar na História consegue introduzir-lhe uma ou outra nuance que o diferencie de todos os que o antecederam. Mas o treinador ideal não pode ser idealista. Nem idiota. Também não ajuda ser um pró-anarquista táctico ou um sádico encartado.

Dois jogos para a Liga, zero golos marcados e apenas um ponto amealhado – o Benfica de Koeman regista um dos piores começos de campeonato na história do clube. As invenções do técnico holandês não ajudaram nada, mas a derrota caseira (0-2) frente ao Gil Vicente voltou também a colocar em evidência a falta de ‘poder de fogo’ da equipa, bem como de um homem que ‘pense’ o jogo. A crise ameaça instalar-se na Luz, até porque uma derrota em Alvalade na próxima jornada pode colocar a ‘águia’ a oito pontos do rival Sporting.."

CM e CM


Já estão fartos do treinador atacante que veio substituir o tal treinador defensivo que ganhou o campeonato? De promessa em promessa, de desculpa em desculpa a dupla V.V. vai enchendo o papo e sobrevivendo.

As fases do luto

Estou a fazer o luto, se me é permitido como animal que perdeu tudo ou quase.

Estou a fazer luto, como se deve fazer, à antiga, porque o luto, felizmente ainda não foi globalizado e se o for, irá contribuir para um exército cada vez maior de alienados. O luto é necessário para colocar as coisas na ordem, para arrumar os pensamentos e arquivar na nossa memória os que contribuiram para ele.

Este é o luto do nosso intelecto, da nossa capacidade cognitiva que vai moldando a nossa personalidade, que é mutável e felizmente que o é.

Diria Damásio que conseguiu mapear o cérebro, segundo diz e dizem, que o viu funcionar mesmo perante a visão de não factos, mas de imagens ficcionadas ou não, que as emoções, os afectos, a razão, a consciência de si e a consciência no sentido lato do termo, estão num sítio do cérebro, mais recente, em termos de evolução e de aquisição, em sentido estrito.

Portanto a alma não existe, embora ele não tenha coragem de o dizer.

Para mim existe, e posso utilizar os argumentos de tão ilustre cientista, que usando as imagens tratadas por computadores da actividade cerebral em vários estados, reflectem como um espelho apenas a actividade de um orgão, porque a limitação é própria da ciência e do homem, apenas uma limitação e assim continuará, afinal o erro de Descartes não era assim tão grosseiro e Espinosa apenas usava o seu pensamento e a luta contra os seus, enquanto não polia lentes para viver.

Como toupeira continuo a fazer a minha fase do luto, mas olhando para o lugar, vi um Lello alegre como Lello, sem consciência, a vociferar, mas com a pança cheia, na Madeira;vi um Sócrates sem preocupações, porque afinal nada aconteceu, pelo menos a ele e à acompanhante, como gostaram de frisar, mas hoje apenas com cariotipo na mão, é que acredito, como nos jogos olimpicos; vi o dono da loja irregular, o geronte, a fazer e a falar por Deus, vi o outro que sabe, se não sabe e se ainda vai perguntar à mulher pela centésima vez e a grande imensidão de responsáveis que fizeram o que fizeram, mas não querem assumir a pátria, talvez a Ibéria, como muito bem disse Jardim, sonho dos maiores criminosos da I república, assumido hoje por factos, pelos seus netos e bisnetos. Afinal os regimes republicanos também usam a oligarquia hereditária, apenas foi mudada a retórica e os costumes para pior.

Como toupeira e por respeito, com os animais que perderam a vida, estou numa fase do luto que se chama de revolta e não penso sair dela tão cedo, espero só não ser o único.

Os fogos ainda não acabaram, avizinham-se mais roubos para alimentar a máquina montada, e as quadrilhas organizadas, portanto vou manter esta fase do luto.

sexta-feira, agosto 26, 2005

Até amanhã.

E assim arde Portugal (insistência).

"Portugal pediu hoje à União Europeia para receber aviões anfíbios e helicópteros que possam lugar contra os 49 incêndios que assolam 12 dos seus 18 distritos, apesar de combatidos por 3.568 bombeiros, 964 viaturas, 36 meios aéreos e 15 pelotões militares. "


Depois de:

A) Ter anulado o primeiro concurso que previa o aluguer de seis helicópteros pesados, acabando por contratar às mesmas empresas dois helicópteros pesados, quatro médios e dois ligeiros (ler aqui)

B) Ter afirmado que não há falta de meios para combater os incêndios (ler aqui) numa conferência de imprensa realizada no Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), em Lisboa,

António Costa pede agora ajuda à UE.


Claro que depois da habitual explicação filosófica, o povo português, de lágrima no olho, vai perdoar os "infortunados competentes" governantes. E assim continua o nosso Portugal terceiro-mundista. E assim arde Portugal.


Ajuda estrangeira:

"São esperados hoje três helicópteros pesados alemães e um avião Canadair italiano. A Itália ponderava ontem enviar um avião Beriev’, de grande capacidade, capaz de largar 12 mil litros de água. Espanha enviou dois Canadair e França outros tantos (ler aqui). "

Depois de evitar a contratação dos aviões anfíbios, segundo Costa (ler aqui), devido à falta de locais com condições para recolher água, a forte chuva que caiu ultimamente encheu as barragens e permite a utilização dos 4 Canadair emprestados.

"O Presidente da República, Jorge Sampaio, fez ontem um apelo às entidades patronais que têm empregados que são bombeiros voluntários."


Em pleno mês de Agosto, com metade do país em férias, chega o álibi perfeito: Os patrões não libertaram os bombeiros voluntários e por isso Portugal ardeu...

"O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, defendeu esta segunda-feira uma iniciativa conjunta dos países da União Europeia (UE) para desenvolverem e construírem um avião bombardeiro próprio para combate a incêndios florestais."


Costa é um espectáculo a chutar bolas para canto. Desenvolver esse avião vai demorar muito tempo e os que existem são eficazes. Tudo não passa de mais uma tentativa de branquear a sua péssima gestão da "industria".

"Este é o segundo pior ano desde que há registos em termos de área ardida. Os mais de 180 mil hectares queimados até agora, somados ao elevadíssimo números de vítimas mortais (desde 86 que não faleciam tantos bombeiros nos fogos) fazem de 2005 um ano que ficará na página negra dos relatórios sobre incêndios florestais. Tudo isto ainda a cerca de um mês do final do Verão."



Comentários:

A/ Se em pleno Inverno e com temperaturas tão baixas, registaram-se uma série de fogos anormais, principalmente na região Norte, previa-se que no Verão, com temperaturas anormalmente altas, a ocorrência de grandes incêndios. Ora tendo em conta que os hélis pesados transportam 3000 litros enquanto os helicópteros ligeiros entre 800 a 1000 litros (ler aqui), salvo melhor opinião, o novo concurso foi nocivo para os interesses do país..

B/ Um governante não pode afirmar que os meios são suficientes neste momento. É obrigado a fazer uma previsão das necessidades, especialmente quando há fortes indicações da possibilidade de grandes incêndios.

C/ Se na altura o estado de penúria das albufeiras punha em causa a operacionalidade dos Canadair, como se justificou a vinda de outros Canadair agora? Já há mais água?

Mais. A situação é tão grave que mais de duas centenas de militares da GNR foram enviados para as zonas de incêndio no Norte e Centro de Portugal para ajudarem a evacuar pessoas e cortarem ou libertarem estradas, de modo a permitir a circulação de ambulâncias e carros de bombeiros (ler aqui).

É obra.

"A Polícia Judiciária de Coimbra anunciou esta quinta-feira a detenção de um jovem em Mangualde, suspeito de ter ateado um fogo no domingo, que interrompeu a circulação rodoviária e ferroviária na zona. Eleva-se assim para 126 o número de detidos este ano por fogo posto."

E então?

"O treinador do Chelsea, José Mourinho, não ficou satisfeito com o sorteio da Liga dos Campeões, já que caiu no já considerado Grupo da Morte, juntamente com Liverpool, Betis e Anderlecht."

Só tem de esforçar-se...

Liga dos Campeões 2005/06

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS

GRUPO A

Bayern Munich (Alemanha)

Juventus (Itália)

Club Bruges (Bélgica)

Rapid Vienna (Áustria)

GRUPO B

Arsenal (Inglaterra)

Ajax Amsterdam (Holanda)

Sparta Prague (República Checa)

Thun (Suíça)

GRUPO C

Barcelona (Espanha)

Panathinaikos (Grécia)

Werder Bremen (Alemanha)

Udinese (Itália)

GRUPO D

Manchester United (Inglaterra)

Villarreal (Espanha)

Lille (França)

Benfica (Portugal)

GRUPO E

AC Milan (Itália)

PSV Eindhoven (Holanda)

Schalke 04 (Alemanha)

Fenerbahce (Turquia)

GRUPO F

Real Madrid (Espanha)

Olympique Lyon (França)

Olympiakos Piraeus (Grécia)

Rosenborg Trondheim (Noruega)

GRUPO G

Liverpool (Inglaterra)

Chelsea (Inglaterra)

Anderlecht (Bélgica)

Real Betis (Espanha)

GRUPO H

Inter Milan (Itália)

Porto (Portugal)

Rangers (Escócia)

Artmedia Bratislava (Eslováquia)

Programa Portugal-Sahara 2015.

"Coimbra a Arder" na madrugada de 22-8-2005, in Porta-Aviões, via Cuidado de Si, via Abrupto

O Governo prepara-se para anunciar o Programa Portugal-Sahara 2015, composto de uma dúzia de medidas eficazes de combate aos incêndios florestais:

1. Atribuir a cada português um ramo de eucalipto - o instrumento que as TVs estrangeiras mostraram ao mundo ser o meio mais usado para apagar fogos em Portugal

2. Dotar cada português de um balde de água de dez litros

3. Fornecer uma t-shirt nova a cada bombeiro

4. Cortar todas as árvores da floresta portuguesa para evitar que ardam

5. Enviar todos os cidadãos das aldeias isoladas, e os habitantes da cidade de Coimbra, para safaris no Quénia durante o mês de Agosto, de modo a prevenir que possam ser carbonizados pelas chamas

6. Expropriar os proprietários que não cuidem da sua floresta, começando desde logo pelo próprio Estado (ex. Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra)

7. Construir, através de um projecto europeu lançado por este governo, dois aviões de grande capacidade, ou de pequena capacidade - tanto faz!... -, para apagar fogos, em vez dos ineficentes Canadair que os demais países europeus têm comprado, para operar já na época de 2015 (deste projecto será encarregado o ministro António-Está-Tudo-Controlado-Costa)

8. Introduzir na Constituição da República mais um artigo que proíba o Governo de solicitar ajuda internacional, por forma a impedir que o executivo possa ser acusado de negligência no combate à calamidade dos incêndios

9. Vender a frota de aviões Hercules C-130 e de helicópteros Puma para anular denúncias absurdas de desperdício de equipamentos disponíveis nas forças armadas para combate aos fogos

10. Decretar a proibição de envolvimento dos bombeiros profissionais no combate aos incêndios florestais, criando em alternativa um programa para o seu entrenimento, com exercícios de relaxamento e jogos florais, nos meses de Verão

11. Encarregar os militares da vigilância dos espaços florestais dos seus quartéis, limitando o seu empenho em desnecessárias operações de monitorização da floresta portuguesa

12. Proibir os media de reportar fogos ou de falar em calamidade - "se não mostram, nem contam, não aconteceram, pois já dizia o nosso antecessor Salazar que «politicamente, só existe o que o povo sabe que existe»!...

"Post-Scriptum: Juntei esta foto do Porta-Aviões para ilustrar o resultado da política negligente face aos incêndios que tem sido praticada pelo Estado, agravada pela irresponsabilidade e alheamento deste Governo de férias. Hoje, viajei de Coimbra para a Lousã pela estrada da Beira: cinco léguas de desespero e raiva pelas encostas e vales negros, pelo horrível cheiro a esturro do cadáver da floresta, pela gente resignada com o menosprezo do Estado, pelas casas defendidas pelo povo e poupadas por milagre, pelo arvoredo queimado dentro do perímetro da cidade, a qual foi penetrada pelas chamas (nas duas margens!) e ainda agradece a Deus não ter sido, no dia 22 de Agosto, transformada numa enorme fogueira...

Do Portugal Profundo

quinta-feira, agosto 25, 2005

25 de Agosto de 1949


Born Gene Simmons. Original name Chaim Witz, Simmons, born in Haifa, Israel, is best known as the blood spitting, fire breathing, tongue-wagging egomaniacal sex fiend bass player for the rock band KISS. In 1958, he emigrated to New York City as a child with his mother after his father, Feri Witz, abandoned his family. After immigrating to America, he took the name Gene Klein; he felt that 'Gene' was more American than 'Chaim', and under ancient Jewish law, he was permitted to take his mother's maiden name (Klein), since his father had left the family. In the late 1960s, he changed his name again, to Gene Simmons, as he simply felt that "Gene Klein" didn't have enough of a ring to it.

Simmons formed the rock band Wicked Lester in the early 1970s with Stanley Eisen (a.k.a. Paul Stanley) and recorded one album, which was never released. Dissatisfied with Wicked Lester's sound and look, Simmons and Stanley went looking for other musicians and eventually joined up with drummer Peter Criscoula and lead guitarist Paul Frehley—who would become Peter Criss and Ace Frehley, respectively. Simmons and Stanley then attempted to fire the other members of Wicked Lester and bring in Criss and Frehley; when the other members refused, Simmons and Stanley immediately quit Wicked Lester and formed a new band with Criss and Frehley, which they soon dubbed KISS. KISS released their first self-titled debut album in February of 1974. Simmons is the driving force behind the marketing of KISS.

Mr. Simmons is also a movie producer and actor who has appeared in a number of movies including Runaway, Wanted Dead Or Alive, Trick Or Treat, Red Surf, Detroit Rock City, The New Guy.

He also created the animated television series called My Dad The Rock Star, by the Canadian animation company Nelvana, about the mild mannered son of a Gene Simmons-like rock star who wants to live a normal life, with his wealthy and eccentric father making such a life nearly impossible.

Simmons has also appeared on two episodes of Family Guy as himself. In the story of one of the episodes, he had sex with Lois Griffin ("Loose Lois") back when he was still known as Chaim Witz.

Simmons was a guest DJ at WXRK K-Rock in New York during the Fourth of July Monster Metal Meltdown in 2005.



Wikipedia

25 de Agosto de 1951

Born Rob Halford. Robert John Arthur "Rob" Halford (born August 25, 1951 in Sutton Coldfield, Warwickshire, England and raised in Walsall, England.) is the lead vocalist for the British heavy metal band Judas Priest.

After spending 20 years as lead vocalist for Judas Priest, Halford is best known for his multi-octave operatic range, high-pitched screams and leather-clad image. Because of his enormous influence on rock and metal music, he has been nicknamed the 'Metal God'.In his 20 years as Priest's frontman, from 1972 until 1992, Rob Halford helped define heavy metal music and ultimately introduced the stud-leather image that performers and fans around the world quickly adopted. After a stellar career with Priest, that saw the band achieve international fame, Halford left the band in 1992 to pursue a solo career, first forming the band Fight and then exploring new territories with his industrial-influenced project called Two (often spelled 2wo). In 1998, Halford shocked the music community by publicly announcing on MTV that he was gay, though this was known to his bandmates, and a poorly kept secret among the fans. The heavy metal community responded with a tremendous amount of support, disproving theories that his announcement would alienate his fans. He later formed the band Halford and returned to his metal roots by releasing the widely acclaimed album Resurrection (2000). To his (and Judas Priest's) fans' delight, rumours of a reunion with his old bandmates came true in July 2003.

Wikipedia.

Até amanhã.

Baleado para dar telemóvel.

"Um homem de 20 anos foi ontem baleado na barriga, pouco depois de ter levantado dinheiro numa caixa multibanco, perto da sua casa, em Caxias, Oeiras. A vítima foi atacada por três assaltantes, que o balearam com um tiro de revólver depois de o jovem se ter recusado a dar-lhes dinheiro e o telemóvel. Os agressores acabaram por fugir sem roubar nada. Quando iniciou o caminho de regresso a casa – a menos de 500 metros daquele local – o jovem foi abordado por três indivíduos. Aparentando a mesma idade que Paulo, os transeuntes, todos negros, rodearam a vítima.

“Eles começaram a pedir por trocos. O meu irmão disse que não tinha nada”, salientou Nádia. Paulo tentou recomeçar o caminho mas o trio voltou a travá-lo, exigindo desta vez que lhes desse o telemóvel. Um dos gatunos chegou a tentar colocar a mão no bolso das calças de Paulo. No entanto, um gesto brusco precipitou o pior. “Um dos assaltantes deve ter pensado que ele ia reagir, e disparou”, explicou fonte policial. Os três gatunos fugiram, deixando Paulo Raro no chão. Não levaram nada.

O disparo que atingiu Paulo Alexandre Raro entrou no seu corpo um pouco ao lado da anca direita, e perfurou-lhe todo o abdómen, saindo pelas costas. Uma primeira análise pericial ao projéctil fez concluir, ao que apurou o CM, que se
tratou de um disparo de revólver. "

CM


Tratou-se de uma “incivilidade chumbada”. A culpa é do moço que devia ter dado logo o telemóvel aos futuros cidadãos Portugueses. Felizmente vão abrir esquadras de apoio às vítimas da criminalidade. Esperamos que, além do psicólogo, tenham também uma mesa de operações e respectiva equipa médica. Com esta nova modalidade de criminalidade, em que a vítima é baleada por tudo e nada, será necessário assistência urgente para os que não morrerem logo. E a criminalidade continua a descer.

P.S. Dadas as características especiais dos assaltantes (negros), estamos em condições que afirmar, sem qualquer margem de erro, que se tratou de uma incivilidade e não de um crime. Se fosse praticado por portugueses, seria um crime grave. Felizmente que Alberto Costa está a pensar introduzir uma modalidade pioneira no mundo: dois códigos penais. Um para os cidadãos Portugueses e outros para os imigrantes e seus filhos.

Denunciar.

"O vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, liderada por Rui Rio, denuncia esta quinta-feira os «negócios imobiliários que financiam dirigentes, campanhas e partidos», em entrevista à revista Visão.

Na primeira entrevista, depois do seu afastamento polémico das listas da coligação PSD-CDS para as próximas autárquicas, o vereador com a tutela do Urbanismo revela pressões sobre os pelouros que gerem os espaços urbanos, transformados em «coveiros da democracia». Nas suas palavras, escreve a Visão, mora um regime podre
."

Portugal Diário

Denunciar actos ilícitos com provas irrefutáveis ajuda a consolidar as instituições democráticas. Agora denunciar apenas porque é oportuno ou porque nos sentimos traídos, em nada credibiliza o denunciante e apenas fomenta o desgaste da já parca imagem que os cidadãos têm dos políticos. Porque Paulo Morais só abre a boca depois do seu afastamento?

O sempre espectacular BE.

"O candidato socialista à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Nuno Mário Antão, acusou ontem o “Bloco de Esquerda de promover uma queimada” na freguesia de Muge, apesar de ser proibido por lei e punível com multa entre os 30 e os mil euros."

"Faz o que eu digo, não o que eu faço". Este BE é um espectáculo.

O PCP já apresentou o seu candidato a Belém.


Em declarações à RTP Jerónimo defende que a sua candidatura apresenta “ideias e um projecto para Portugal”. Mas, claro, não exclui a desistência. Pois tal candidatura “não será uma candidatura de faz de conta".

Esta gente é estúpida ou faz do Povo estúpidos?

Do Arcadia.

Mal.

"Uma mulher, de 69 anos, ficou ferida ao oferecer resistência a um trio de gatunos de esticão que se deslocava a pé e que lhe roubou a mala, anteontem à noite, no Estoril, Cascais. A vítima circulava por volta das 19.00 horas pela Rua Almirante Gago Coutinho, quando foi surpreendida pelos ladrões, que lhe tentaram arrebatar a mala. Ao tentar resistir, a idosa acabou por ser arrastada durante alguns metros, sofrendo ferimentos nas pernas e nos braços, tendo carecido de tratamento hospitalar no Centro Hospitalar de Cascais, recebendo depois alta. Cerca de três horas depois, na sequência de diligências logo encetadas, agentes da 51ª Esquadra da PSP do Estoril conseguiram avistar e deter, na Rua Vasco da Gama, os três presumíveis assaltantes, bem como resgatar a mala que continha 50 euros, um telemóvel, documentos pessoais e as chaves da residência da vítima. Os suspeitos ao serem abordados não ofereceram qualquer resistência.

Os indivíduos, de 18, 20 e 23 anos, todos com domicílios conhecidos na região do Estoril, são presumíveis autores de outros roubos por esticão protagonizados também na Parede. Segundo o JN apurou, existirão algumas queixas em que o perfil dos autores aparentemente corresponde à dos suspeitos. Os três jovens, dois dos quais possuem antecedentes criminais por furtos, roubos, foram submetidos ontem a primeiro interrogatório judicial, tendo saído em liberdade mediante apresentações quinzenais na Esquadra da PSP do Estoril
."

Felizmente que as apresentações são quinzenais. Pensamos no entanto que é excessiva. Bastava uma apresentação semestral. Há tantos velhinhos por roubar no Estoril e eles, apesar da vasta experiência, não conseguem satisfazer os pedidos todos.

P.S. Brevemente o cidadão contribuinte vai exigir ser preso em lugar dos criminosos. Será a única maneira de viver em segurança.

Pois é.

"A Amnistia Internacional (AI) considerou hoje que as novas medidas anunciadas pelo Governo britânico para expulsar os estrangeiros que incitem o terrorismo violam os direitos humanos e as obrigações internacionais do Reino Unido."

Exacto. Depois como podem eles fomentar a violência fora do país? Ou recrutar “ingleses” para explodirem no Metro?

Novos empregos?

"Mais de 45 por cento dos desempregados estavam sem receber subsídio de desemprego em Portugal no segundo trimestre deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dos 282.400 desempregados inscritos nos centros de emprego, 129.500 não recebiam subsídio de desemprego, revelam as Estatísticas ao Emprego do INE
."

Farão parte dos novos empregos prometidos por Sócrates?

Tirem-nos daqui!!!!

"No Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), onde hoje foi informado sobre a situação dos incêndios que lavram no país, Jorge Sampaio voltou a apelar à união e solidariedade no combate aos fogos, mas destacou sobretudo a necessidade de «ir à raiz» do problema.

Salientando o facto de actualmente 90 por cento da floresta ser privada, havendo «uma enorme percentagem que não é limpa», o Chefe de Estado defendeu, a título pessoal, que «está a chegar o momento de equacionar» a aplicação do princípio da obra coerciva à limpeza das florestas, «tal como acontece com os prédios nos aglomerados urbanos
».
Ainda bem que Sampaio destacou a necessidade de "ir à raiz" do problema. E essa, segundo o PR, passa pelas limpezas que se podem e devem fazer» ou que «solidariedades podem ser fomentadas ao nível local". Quanto à industria do fogo nem uma palavra. É porque não tem importância.

Mas o pior até nem foi isso. É que, tal como disse António Costa (ler aqui), «a lei, hoje, já prevê a limpeza coerciva da floresta. Prevê, mas não acontece». Oh sr. presidente. Não nos diga que não sabia?

quarta-feira, agosto 24, 2005

24 de Agosto de 1990


A judge rules that Judas Priest are not responsible for the deaths of two youths who committed suicide after listening to the band's music. In 1990, the band was involved in a civil action that alleged they were responsible for the suicide attempts in 1985 of two Nevada boys, James Vance and Ray Belknap. (Belknap died instantly by shooting himself in the face with a sawed off shotgun; Vance also shot at himself, only severely disfiguring his face in the attempt, and died three years after the incident.) The plaintiffs alleged a subliminal message of "do it" had been included in the song "Better by You Better Than Me" (from the Stained Class album) which triggered the suicide attempt. The suit was eventually dismissed on its merits, as the band had pointed out that if you were to play any song backwards and tell someone there was a message, it'll sound as though there actually is. In a television interview, Judas Priest members commented that if they wanted to insert subliminal commands in their music, killing their fans would be counterproductive, and they would prefer to insert the command "Buy more of our records."

Wikipedia.

Até amanhã.

Breve explicação.

"Um indivíduo provocou o pânico, ontem de madrugada, na localidade de Talude, Catujal, ao abalroar uma viatura estacionada e fazer um buraco num muro, quando conduzia um carro que tinha roubado, soube o CM junto de fonte policial. O homem acabou por fugir sem que as autoridades o conseguissem deter."

Como a criminalidade está a diminuir, estamos em condições de afirmar que o indivíduo em questão não era ladrão mas simplesmente esqueceu-se do óculos. Situação que o levou a enganar-se na viatura e originou a péssima condução. Costa pode continuar descansado.

Sem comentários.

"O lucro consolidado da Caixa Geral de Depósitos (CGD) subiu 38,3 por cento no primeiro semestre deste ano, face a igual período de 2004, para 305,4 milhões de euros, anunciou hoje a instituição financeira.

Esta subida foi impulsionada pelo crescimento do produto bancário, melhoria da margem financeira (diferença entre os juros pagos e os juros cobrados) e do rácio de eficiência e o aumento do crédito a clientes, segundo o comunicado enviado à comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O produto bancário subiu 15 por cento, para 1.232,3 milhões de euros e a margem financeira aumentou 10,1 por cento.

O rácio de eficiência (rácio cost-to-income) registou uma evolução favorável, reduzindo-se de 63,5 para 60,7 por cento.

Apesar dos resultados positivos, o Governo de Sócrates demitiu a administração de CGD liderada por Vitor Martins por falta de confiança do accionista Estado."

Expresso

A5

"A Associação de Defesa do Consumidor (Deco), acusa a Brisa de «desprezar o direito dos consumidores» ao manter o preço da portagem na auto-estrada de Cascais (A5). Em causa estão as obras que decorrem há vários meses e que afectam diariamente milhares de utentes."

O desprezo não passa só pela manutenção do preço da Portagem. Passa também por abrir e fechar vias, entradas e saídas sem aviso e obrigar os condutores a fazer rally.

Triste sina.

"Um homem de 39 anos, de nacionalidade portuguesa, foi detido, na Amora, por agentes da Esquadra de Investigação Criminal do Seixal, por suspeita da autoria de 18 furtos, maioritariamente de máquinas de brindes, em várias localidade do Seixal."

JN

Ao ler que o suspeito era português e suspeito da autoria de 18 crimes começámos a salivar. Quando verificámos que se tratava de furtos a máquinas de brindes, ficámos desiludidos. Nem no crime conseguimos ser bons. Como podemos competir com os excelentes criminosos estrangeiros que actuam em Portugal?

Aquilo.

"Um dos sistemas de videovigilância instalados numa das empresas do parque industrial de Agualva-Cacém captou aquilo que as autoridades podem considerar ser um suspeito da morte do taxista Vítor Silva, assassinado naquela zona do concelho de Sintra no dia 11. "


O suspeito é "aquilo". Talvez se trate da continuação do excelente filme de John Carpenter "The Thing".

Pretexto.

"A pretexto de falar de futebol Vital Moreira questiona sibilinamente liderança política de José Sócrates."

Da Grande Loja.

Comentário.

"Façam previsões, que eles superam-nas a noite do meio foi toda dos Pixies, responsáveis pela maior enchente de sempre em Paredes de Coura. Apesar da (obes)idade - o parêntesis serve sobretudo para Frank Black, mas perde sentido se o assunto são as canções -, a banda norte-americana apresentou-se em pico de forma, levando ao delírio 25 mil pessoas.

Apoiada sobre a enorme barriga de Black, a guitarra parecia um cavaquinho, coisa mínima, com aquela mão sapuda sempre a chegar-lhe como se estivesse a deitar açúcar nas farturas. Gordas, naturalmente, estavam também as linhas de baixo, motores de muitas memórias."

Um pouco antes, havia-se declarado aberta a temporada de caça aos tímpanos, com o débito de decibéis verdadeiramente assassino que marcou, pela negativa, o concerto dos Queens of the Stone Age. Aí, valha a verdade, mais foi menos, até porque àquela potência não se pode ter um equivalente em qualidade. Tirando isto, a banda destilou o seu rock selvagem e perigoso, mostrando com que armas fez o género dar um salto em frente, quando já muitos o viam sem outro horizonte que não o belíssimo pântano de depressão criado pela genialidade ímpar dos Radiohead, para o qual ainda hoje se fartam de saltar projectos
."

DN

Envie-se um filósofo habituado a desfiles de modelos para comentar um festival de música Rock e o resultado não poderia ser melhor. Do concerto propriamente dito pouco ou nada se fica a saber, mas adquire-se um prontuário que até Edite Estrela desconhece.

A criminalidade continua a diminuir a olhos vistos.

"Um jovem, de 28 anos, foi detido na Rua do Colégio, na Cova da Moura, na posse de uma pistola Smith-Wesson, de calibre 9 mm, três carregadores e 24 munições. A detenção ocorreu no âmbito de um mandado de busca e apreensão."

Uma mulher que levantava dinheiro numa caixa multibanco, na Avenida Almirante Reis, foi assaltada por dois homens que a ameaçaram com uma arma de fogo.

O funcionário de um escritório, de 69 anos, ficou sem 30 mil euros e diversos cheques em branco, na sequência de um assalto, na Estrada da Torre, em Telheiras, por dois homens, de 20 e 28 anos.

Dois indivíduos assaltaram uma mulher quando esta se encontrava parada num semáforo na Avenida Almirante Gago Coutinho, em Lisboa
."

Sem pão para a boca.

"Ontem de manhã, em apenas meia hora, um gangue armado lançou o pânico a Oeste do concelho de Cascais, ao assaltar quatro lojas da Panisol - Panificadora de Cascais, nos sítios da Areia, Aldeia do Juzo, Malveira e Janes, roubando cerca de 600 euros das caixas registadoras e objectos pessoais das funcionárias.

Os seis assaltantes, usando óculos escuros e bonés e com aparentando terem entre 17 e 20 anos, iniciaram a vaga de roubos por volta das 7 horas. Com armas brancas, com as quais neutralizaram as vítimas, e fazendo-se transportar num jipe cinzento, furtado em Cascais, os assaltantes começaram por assaltar a loja na Areia
. "

JN

Este caso demonstra o estado do país. Os miúdos são obrigados a assaltar as padarias para poder ter pão. Faltou passarem pelo Lidl para conseguir manteiga e queijo.

terça-feira, agosto 23, 2005

Metro para a Portela.


"O prolongamento da linha vermelha do metropolitano até à Portela vai avançar e estará concluído em 2008/09. O encerramento do aeroporto de Lisboa está previsto para 2015. não parece muito lógico empreender esta obra se o aeroporto encerrar ainda para mais se, como é hábito em Portugal, a empreitada do demorar mais tempo que o previsto. Está à vista de todos que o metro até à Portela vai ser construído, não para servir o aeroporto, mas para servir e valorizar os projectos imobiliários que já devem estar a ser planeados para os terrenos da Portela. E nós lá vamos ter de pagar mais uma factura para o lóbi da construção embolsar mais alguns milhões à custa de favores do estado."

Do Ligado à Terra.

Até amanhã.

Novamente o Público.

«Não há qualquer tipo de irregularidade na candidatura. É mentira. A notícia [do Público] é falsa e Avelino Ferreira Torres não foi notificado», afirmou Ana Maria, funcionária do tribunal ao PortugalDiário. "

Parece que o Público dá-se mal com as notícias sobre tribunais. Porque será?

Tomem lá.

"Assaltos, distúrbios, agressões a passageiros e revisores e danos no material circulante. Os protagonistas são vários grupos de 20 a 30 jovens que instalaram um clima de terror nos comboios que ligam Faro a Tavira. Os incidentes ocorrem à noite e em particular aos fins-de-semana, tendo a PSP sido chamada a intervir pela última vez no passado sábado."

CM

Uma violenta machadada nos utentes da Linha de Sintra. Então queriam ser os únicos a ter comboios violentos? Felizmente a inoperância das forças de segurança e a legislação em vigor só favorece os marginais, deixando desprotegidos os que trabalham e pagam rios de impostos para manter a "excelente" classe política em "actividade".

Miguel.

"A Comissão Arbitral Paritária (CAP) deu ontem razão ao Benfica no ‘caso Miguel’, segundo noticiou o ‘site’ Maisfutebol. Reunidos na sede do Sindicato dos Jogadores durante seis horas, os seis elementos da CAP consideraram “ilícita” a rescisão unilateral promovida por Miguel. Segundo João Correia, advogado do Benfica, apesar desta decisão Miguel continuará a ser jogador do Valência: “Há uma coisa que o Benfica não vai fazer, que é prejudicar o Valência, por razões de boa-fé contratual. Quanto ao Miguel, o presidente Luís Filipe Vieira ainda terá de decidir”, disse ao CM. Uma das possibilidades é o Benfica entrar com uma acção em Tribunal de Trabalho exigindo uma indemnização ao lateral-direito. Entretanto, Miguel foi ontem apresentado em Valência depois de passar nos exames médicos. O jogador teve um discurso arrojado ao considerar que é “um dos cinco melhores laterais do Mundo."

Teria piada Vieira avançar com o pedido de indemnização. Se Miguel tivesse razão, não teria lido o comunicado "obrigado".

P.S. Além de ser o 5 melhor lateral do mundo, também está no top 10 do pugilato (ler aqui). Daqui a seis meses falamos.

Pura demagogia.

"Em Coimbra o primeiro-ministro afirmou que nunca houve tantos meios disponíveis, no combate aos incêndios, como este Verão. José Sócrates referiu que este ano «o risco de incêndio émuito superior ao de 2003», por causa da seca, e que mesmo assim a área ardida é menor."

TSF

A habitual demagogia. Se os meios este ano são superiores aos dos últimos anos, é natural que a área ardida seja menor que em 2003. Mas não que seja maior em 2004.

Gestão de meios.

"Este domingo, em declarações aos jornalistas, António Costa, ministro da Administração interna afirmou que «a maior carência actualmente no combate aos fogos são os meios humanos», e disse que «o efectivo está esticado até ao limite». Para o responsável da ANBP «é inexplicável que se fale em falta de meios humanos quando há bombeiros disponíveis nos quartéis». E aponta números: «os responsáveis afirmam que há cerca de 40 mil bombeiros em Portugal. Se diariamente estão 2500 nas frentes de fogo, e mesmo que outros tantos estejam a descansar, onde estão os restantes?»

Em declarações à TSF, o presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, Duarte Caldeira, afirmou que na época dos incêndios florestais, estão disponíveis cerca de 15 mil bombeiros dos 38400 voluntários inscritos.Para o responsável da ANBP «é inexplicável que se fale em falta de meios humanos quando há bombeiros disponíveis nos quartéis». E aponta números: «os responsáveis afirmam que há cerca de 40 mil bombeiros em Portugal. Se diariamente estão 2500 nas frentes de fogo, e mesmo que outros tantos estejam a descansar, onde estão os restantes?»

Em declarações à TSF, o presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, Duarte Caldeira, afirmou que na época dos incêndios florestais, estão disponíveis cerca de 15 mil bombeiros dos 38400 voluntários inscritos. Contactado pelo PortugalDiário, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) não quis comentar esta disparidade de posições, afirmou apenas que o ministro da Administração Interna já se tem pronunciado sobre a questão
. "

Parece que Costa não domina bem a situação. Mas não há problema. Os portugueses vão perdoar.

Desfeito mistério do Homem do Piano

"O homem que há quatro meses foi detido pela polícia por deambular sem qualquer identificação numa praia inglesa e posteriormente entregue aos cuidados de uma unidade de saúde mental, quebrou o silêncio. De acordo com o jornal “Daily Mirror”, o chamado ‘Homem do Piano’ não sabe tocar, é um alemão de 30 anos de idade, homossexual, que havia viajado de Paris e pensava suicidar-se após ter ficado desempregado.


O mistério que apaixonou a opinião pública mundial, porventura animado pela típica ‘informação colorida’ da imprensa inglesa, enquadra-se, afinal, num eventual caso de fraude clínica, capaz de suscitar por parte das autoridades governamentais britânicas um eventual processo judicial contra o ‘doente-que-afinal-não-o-é’. O indivíduo foi repatriado para a Alemanha, no passado sábado, e a diplomacia germânica já reconheceu a sua nacionalidade, muito embora recuse revelar a identidade.


O alegado paciente mental esteve hospitalizado numa clínica inglesa da especialidade sem falar durante quatro meses. Apenas desenhou um piano e – de acordo com a Comunicação Social – tocou maravilhosamente no piano do próprio hospital. Afinal, segundo o “Daily Mirror”, o presumível paciente tocou apenas uma nota em ritmo repetitivo no referido piano e apenas se limitou a desenhar o instrumento musical numa folha de papel... por que foi a primeira coisa que lhe passou pela cabeça quando os médicos lhe puseram a folha de papel em branco nas mãos
."

CM


Dizia o CM aqui que "só se anima quando se senta ao piano – aí, é capaz de passar horas a tocar com grande virtuosismo, alternando peças clássicas como o ‘Lago dos Cisnes’, de Tchaikovsky, com trechos de música popular, como o ‘Imagine’, de John Lennon." Mas afinal parece que não sabe tocar.


Espantoso como a comunicação social fabrica um mito.

Companhias Low Cost.

"O co-piloto do avião que se despenhou a 16 de Agosto no oeste da Venezuela, matando os seus 160 ocupantes, funcionava igualmente como comissário de bordo, afirmou segunda-feira um passageiro de um outro voo."

E então? Na Carris o motorista também não vende os bilhetes? Só falta colocar o piloto a trabalhar também.

Falta de combustível causou queda de avião.

"O Boeing 737 da companhia aérea cipriota Helios que se despenhou no passado dia 14 próximo da capital grega, Atenas, teve um problema de pressurização, seguido de uma falta de combustível, o que motiviou a sua queda – concluiu uma investigação preliminar."

Prostituição abrigada não propaga doenças.

"A visão da prostituição como responsável pela propagação de doenças sexualmente transmissíveis é um estereótipo que já não tem fundamentos nas práticas actuais. Uma investigação sobre a prostituição em clubes concluiu que as mulheres que se dedicam ao sexo comercial estão muito conscientes dos riscos e têm comportamentos mais seguros que a restante população. O perigo reside nos hábitos dos clientes."

Mais no JN


Quem diria que é mais seguro ter sexo com uma prostituta do que uma mulher certinha?

segunda-feira, agosto 22, 2005

A esperança e o desespero

Os animais do sítio, os domesticados, morreram por estar presos no meio dos fogos das aldeias, deste sítio amaldiçoado pelos próprios humanos, desumanizados e desenraizados e sem valores, fruto da educação e da formação que lhes deram ao longo destes 30 anos de destruição de tudo.

A culpa existe, e deve ser apontada aos que depois do golpe de estado disseram que eram perseguidos e apareceram como sumo sacerdotes desta orgia a que alguns assistem impotentes e de olhar vago, à espera que o céu os salve a eles, e aos seus.

Os outros animais desapareceram no deserto deixado pelas chamas.

De Nietzsche, In A Genealogia da moral:

" O homem olhou com mau olhado por muito tempo as suas inclinações naturais e identificou-as com a «má consciência». Não é possível uma tentativa em sentido contrário; mas quem seria bastante forte para a compreender? O caso era identificar com a má consciência todas as inclinações antinaturais, todas as aspirações contrárias aos sentidos, aos instintos, à Natureza, ao animal. Em quem hoje pode fundar-se tais esperanças? Teria contra si todos os homens do bem e além disso os indiferentes, conciliadores, vaidosos, exaltados ou fatigados. Atrairia sobre si a inimizade de toda a gente. ( E, pelo contrário, que benevolência, que afecto nos demonstra o mundo quando operamos com ele!). ..

Este homem do futuro, que nos há-de libertar do ideal do presente e da sua natural consequência, o grande tédio, o niilismo, este sol do Meio-Dia e do grande juízo; este salvador da vontade, que há-de restituir ao mundo a sua fidelidade, e a sua esperança; este antiniilista, este vencedor do nada, é necessário que venha um dia..."

Este filósofo não pára de me surpreender, ao ouvir da boca do meu avô toupeira, apesar de debilitado e que o cita de cor.

Os humanos ainda terão salvação?

Mas não tem sido assim ao longo dos séculos?

As emoções e os afectos, com todo o seu cortejo de alegrias, tristezas, raivas e ódios, ainda existirão no mais recôndito sítio a que os humanos chamam de alma, por forma a que bem equilibrados, criem um homem melhor, e capaz de enfrentar os desafios dantescos que se avizinham e adivinham no horizonte?

Até amanhã.



Estou tão doentinha...

Artistas.

"Com o anúncio de que o novo aeroporto internacional de Lisboa seria construído na Ota, os preços dos terrenos na zona dispararam em flecha, "triplicando ou quadruplicando", segundo os autarcas, ou "até muito mais do que isso", referem os promotores imobiliários. Passados estes anos, com as indecisões sobre o projecto, os preços estagnaram e em muitos casos estão mesmo a descer. Muitos duvidam que o projecto vá avante. "Quando o aeroporto da Ota foi decidido, houve uma verdadeira corrida. Terrenos que valiam dois contos foram vendidos por sete, mas tudo está a voltar ao normal, porque as pessoas já não acreditam", diz ao DN Carlos Coração, da Era Imobiliária."


DN

Portugal é um país de artistas. Mas de artistas de terceira categoria.

Divulgue o seu blog!