Até amanhã.

- Underground de reflexões sobre tudo e nada -
"Marcelo Rebelo de Sousa considera que “talvez seja oportuno rever” e baixar a lei da idade da imputabilidade penal, a propósito dos jovens, com idades entre os dez e os 16 anos, alegadamente envolvidos na morte de um travesti, sem-abrigo e toxicodependente do Porto. Na crónica semanal da RTP, ‘As escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa’, o professor ontem questionou a realidade das instituições de acolhimento de jovens e falou de uma crise de valores, escolar e social que levam à delinquência nestas idades. Ou seja, nas áreas metropolitanas há gangs que transformam as suas inaptidões sociais em outras apetências."
Este país, que já foi de brandos costumes, está hoje transformado numa selva. Convinha que o Estado voltasse a assegurar o direito às famílias de poder sair à noite sem serem assaltadas, espancadas e espoliadas de bens. O direito à segurança é uma pedra basilar da democracia que o politicamente correcto esqueceu-se em nome da exploração humana desenfreada.
"Atacar o segredo das fontes é pôr em causa um peso e um valor muito elevado. Não posso deixar de manifestar a minha estranheza em relação a esta decisão que terá sido tomada considerando que é mais importante a investigação criminal do que a defesa do sigilo profissional"
Francisco Teixeira da Mota
Essa é boa. Então a investigação criminal não é mais importante que o sigilo profissional dos jornalistas?
"Pedro Tadeu indicou ainda que os advogados do diário e do sindicato dos jornalistas estão a fazer tudo para que as autoridades não tenham acesso ao conteúdo dos computadores do jornal, incluindo a utilização do recurso."
Aí está o problema. As fontes são uma “agradável” surpresa que convém não ser divulgada. Mas isso também é de interesse público. Saber quem anda a passar informação aos jornalistas.
"A maioria da população em 33 dos 35 países abrangidos por uma sondagem da BBC considera que a ameaça terrorista aumentou com a intervenção militar norte-americana no Iraque em Março de 2003. Entre os países onde mais pessoas entendem que a ameaça terrorista teve uma subida estão a China (85 por cento), a Coreia do Sul (84 por cento) e o Egipto (83 por cento). Na Grã-Bretanha, 77 por cento partilha desta opinião, ao passo que nos EUA o número baixa para 55 por cento. Quanto a uma eventual retirada das forças estrangeiras do Iraque, a maioria da população de 20 países considera que estas devem sair, ao passo que a população de nove destes países pensam o contrário."
TSF
"De cor verde, pernas longas e aos saltos, não mostraram dó nem piedade quando decidiram ocupar a Austrália, provocando o receio entre os habitantes locais, incapazes de travar a invasão. O cenário é em tudo idêntico e um qualquer filme de ficção científica, mas os protagonistas não são extraterrestres e sim... uma espécie de sapos."
"Os deputados deverão gastar 1, 2 milhões de euros em viagens ao estrangeiro, em 2006. Com este montante, inscrito no Orçamento da Assembleia da República, cada um dos 230 parlamentares dispõe em média de 5217 euros para deslocações fora do País ao longo deste ano. Em 2004, foram realizadas 364 deslocações."
CM
Há quem diga que o orçamento do Estado virou um cobertor. Ao puxar-se para tapar-se um lado destapa-se o outro.
"Os dois homens que, na madrugada de anteontem, fugiram da BT ao longo de 230 quilómetros, entre Faro e Alcochete, foram ontem postos em liberdade pelo tribunal de Albufeira. Saíram com termo de identidade e residência, sem outras medidas de coacção. "
"Um automóvel roubado foi perseguido pela Brigada de Trânsito da GNR de Albufeira desde a Via do Infante até à rotunda do Freeport, em Alcochete, onde se despistou devido ao rebentamento de dois pneus. Os dois ocupantes foram detidos e no interior da viatura, com duas matrículas falsas, foram encontradas três armas ilegais, incluindo uma pistola 6.35 com munição na câmara. Os dois ocupantes, residentes na zona da Amadora, um com pouco mais de 20 anos e outro com cerca de 30, foram detidos sem oferecer resistência e transportados para Albufeira, onde hoje são presentes a Tribunal. Depois de detidos, os dois fugitivos confessaram que haviam atestado o Opel Vectra num posto de combustível à saída de Faro e fugido sem pagar. Até ontem, nenhuma queixa sobre o incidente tinha sido apresentada à GNR de Albufeira."
CM
P.S. Como já ninguém apresenta queixa, é natural que o ministro tenha legitimidade para dizer que a criminalidade baixou. Apesar de saber que acontece precisamente o contrário.
"O ministro da Segurança Social entende que baixar a idade de responsabilização dos jovens perante a Justiça não é a melhor solução para resolver problemas de delinquência como o que levou à morte um sem-abrigo no Porto. Vieira da Silva afirmou, em entrevista ontem transmitida pela Rádio Renascença, que apesar da questão extravasar as suas competências governativas por se tratar de política de Justiça, os dados de que dispõe e o conhecimento das situações internacionais o levam a acreditar que baixar a idade da imputabilidade das crianças e jovens (16 anos) não seria a melhor solução para o problema."
JN
"A ideia de que os homens preferem as louras poderá ter 11 mil anos. Segundo um novo estudo científico, a história remonta ao tempo das cavernas, numa altura em que a escassez de homens obrigou as mulheres do Norte da Europa a procurar conquistá-los... distinguindo-se das rivais. Na época, os olhos azuis e cabelo claro ditaram a evolução, mas hoje, milénios depois, poderão estar mesmo em vias de extinção."
DN
"Mas se a (discutível) história de os homens preferirem as louras ganha agora raízes profundas, elas correm o risco de extinção. De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), dentro de 200 anos deixará de haver pessoas com cabelo louro - leia-se: naturalmente louro. Isto porque são muito poucos os que carregam consigo o gene que tanto parece fascinar os homens."
"Jorge Sampaio fez questão de não deixar o Palácio de Belém sem condecorar com a Ordem da Liberdade um antigo capitão de Abril que foi mandatário de Manuel Alegre pelo distrito de Évora. A homenagem a José Luís Cardoso, que esteve com Salgueiro Maia na Revolução dos Cravos, ocorrerá na próxima quarta-feira, pelas 20.30, na Presidência da República. A uma semana do termo do mandato de Sampaio. "
DN
Experimentem chegar de viagem ao Aeroporto de Lisboa e tomar um Táxi para Sacavém (por exemplo). Se o Taxista não vos assassinar logo ali, será durante a viagem."Uma família queixa-se de ter sido sequestrada e ameaçada por um grupo de cerca de 20 taxistas na estação de serviço da Galp situada no eixo Norte/Sul, em Lisboa, alegadamente na sequência de um alerta que um motorista de táxi lançou via rádio, depois de um suposto acidente seguido de fuga. O caso está a ser averiguado pela Divisão de Investigação Criminal da PSP."
JN
"Dezenas de milhares de pessoas, segundo algumas fontes terão sido mesmo 1 200 mil, manifestaram-se ontem, no centro de Madrid, contra a política do Governo socialista de José Luís Rodriguez Zapatero em relação às negociações com a organização separatista basca ETA."Mantemos o que já aqui mencionámos. Zapatero foi a melhor vitória de Bin Laden contra o Ocidente. O medo levou que os espanhóis votassem nele. Agora engulam os casamentos homossexuais, as negociações de capitulação à ETA, o desmembramento geográfico da Espanha, etc. E ainda não acabou ...
"Nas últimas semanas os correios electrónicos dos portugueses têm sido invadidos com um ‘mail’ que mostra imagens do “melhor rabo do Mundo”. A dona de tão apreciada parte é conhecida como Keyra Agustina (nome falso) e protagoniza um fenómeno que já atingiu a internet há algum tempo, mas só agora chega em força a terras lusas"
CM
"A Deco criticou ontem o apoio demonstrado quinta-feira pelos administradores de alguns dos principais bancos portugueses a uma eventual cobrança de operações realizadas pelo Multibanco, considerando que este sistema tem trazido “muitos benefícios à Banca nos últimos anos”."O choradinho dos "custos do sistema" caem por terra, quando confrontados com os fabulosos lucros da banca nos últimos anos e os mais baixos impostos pagos de que há memória. "
"A temida suspensão do julgamento do processo Casa Pia aconteceu ontem. José Maria Martins, advogado do principal arguido, foi o protagonista. Motivo: pôs em causa a isenção com a que juíza Ana Peres, presidente do colectivo, estava a lidar com o seu cliente, Carlos Silvino. Depois de um ano e três meses de produção de prova, tudo pode voltar ao início, caso os tribunais superiores não decidam esta questão em 30 dias. Decorria a 151.ª sessão."
DN
Estes espasmos de obrigar o país a cumprir certas leis vai agravar ainda mais o estado dele. O Turismo é fundamental para a economia do Algarve e tem de ser visto com cuidado. O problema é muito antigo e resulta da inércia do próprio Estado."Arrendar uma casa particular no Algarve para férias pode passar a ser mais difícil. Isto porque a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ex. IGAE) começou a fiscalizar o sector do arrendamento de moradias, ou apartamentos para fins turísticos e já instaurou vários processos a agências que se dedicam a esse negócio."
" Fico escandalizada com a frieza com que descrevem o que fazem. A sua frieza desarma-me! Assumem tudo o que fazem, acham normal, não mostram nenhum arrependimento. A lei diz que a minha acção disciplinar se limita a aplicar-lhes cinco dias de suspensão vão cinco dias para fora da escola, para fazer a vontade aos meus colegas; e eles fazem coisas deste tipo lá fora. A escola não consegue fazer nada!" Razão para dramatizar?"Confissão da presidente do conselho executivo de uma escola com 1100 alunos.

Nasce Alfredo Marceneiro, fadista português que marcou uma época, detentor de uma voz inconfundível tornando-se um marco deste género da canção em Portugal.
Nasceu na freguesia de Santa Isabel e foi-lhe posto o nome de baptismo de Alfredo Rodrigues Duarte.
Era filho de uma família muito humilde. Com a morte do pai quando ele tinha 13 anos, começou a trabalhar como encadernador para ajudar o sustento da sua mãe e irmãos.
Desde pequeno, sentia grande atracção para a arte de representar e para a música. Junto com amigos começou a dar os primeiros passos cantando o fado em locais populares começando a ser solicitado pela facilidade que cantava e improvisava a letra das canções.
Um dia, conheceu Júlio Janota, fadista improvisador, de profissão marceneiro que o convenceu a seguir esse ofício que lhe daria mais salário e mais tempo disponível para se dedicar à sua paixão.
Em 1924, participa no teatro S.Luís, em Lisboa, na sua primeira Festa do Fado e ganha a medalha de prata num concurso de fados.
Mantém a sua profissão de marceneiro e só em 1943 se torna fadista profissional.
Em 1948, foi consagrado o Rei do Fado no Café Luso.
Dos muitos temas que Alfredo Marceneiro cantou destaca-se a Casa da Mariquinhas, de autoria do jornalista e poeta Silva Tavares.
Faleceu no dia 26 de Junho de 1982, na mesma freguesia que o viu nascer, com 91 anos de idade.
No dia 10 de Junho de 1984, foi condecorado, a título póstumo, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da Républica Portuguesa, General Ramalho Eanes.
"O número de pessoas detidas por crimes sexuais está a aumentar. Este ano, só na área da Grande Lisboa, a Polícia Judiciária já deteve mais de 40 suspeitos - o que estica para o dobro as estatísticas observadas no ano passado. "
"A atribuição do complemento solidário para os idosos depende dos rendimentos do requerente e do cônjuge, bem como dos rendimentos dos seus filhos, quer vivam ou não com o requerente. A verificação dos rendimentos dos candidatos é feita através da entrega da declaração do IRS e de um formulário de requerimento, além de outros documentos que poderão ser solicitados, como, por exemplo, títulos de depósitos bancários e caderneta predial. . "
PD
Mais uma medida que é uma completa farsa. A verificação vai fazer perder dias de trabalho para se poder tratar dos documentos exigidos (ler aqui). E depois de tanto trabalho, verificam que os filhos ganham o suficiente para sustentar os progenitores.
Dúvida: e no caso de os filhos estarem-se a "lixar" para os pais (ler aqui)?
Está visto que o Bloco, além de não representar a vontade dos Portugueses, estão desfasados da realidade. É graças a estas medidas que o PS vai recuperando popularidade nas sondagens."O deputado do Bloco de Esquerda Luís Fazenda acusou hoje o Governo de abdicar da defesa do Estado Social, em substituição de uma perspectiva democrata-cristã assistencialista, ao limitar os apoios à camada social com maiores carências.. "
RTP
"A Não Te Prives, Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, enviou esta terça-feira um comunicado onde manifesta a sua «indignação e preocupação face ao recente assassinato de um travesti na cidade do Porto». Segundo a associação, «a violência por homofobia tem registado um preocupante crescimento em Portugal».
PD
Este modesto afilhado oferece os seus serviços a generoso Padrinho. Desejamos sair da cepa torta e a trabalhar não vamos lá. Lá ou a sítio algum.
"O poder político está a fazer "mais uma tentativa de impor a lei da rolha à Comunicação Social em matéria de segredo de justiça", afirmou o advogado António Marinho e Pinto, à margem da conferência "Os Tribunais e a Comunicação Social - Da Mediatização da Justiça à Judicialização da Informação", que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em seu entender, isso é visível nomeadamente através da proposta da Unidade de Missão para a Reforma do Código Penal, no sentido da punição da violação do segredo de justiça como um crime de perigo."
JN
Compreende-se a preocupação do jornalista-advogado ou do advogado-jornalista António Marinho.
Eis o Portugal que dá nota favorável ao governo nas sondagens. Neste caso, a entrevista foi feita no Hospital, que até é mais prático, visto que a maioria dos doentes não consegue furtar-se a responder."Um indivíduo de 48 anos foi internado, na quarta-feira, no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, com uma perfuração no intestino, provocada por uma costela partida, na sequência de agressões sofridas durante um assalto.O homem terá sido ameaçado com uma arma branca na Rua do Areinho, em Avintes, entre as 06.00 e as 07.00, por quatro indivíduos. Os suspeitos, que roubaram um telemóvel e 40 euros em dinheiro, agrediram a vítima com violência."
"Não há derrota eleitoral, greve ou manifestação que belisque a popularidade de José Sócrates, da sua equipa ministerial ou do Partido Socialista. De acordo com o Barómetro da Marktest para o DN e TSF, subiu a taxa de aprovação do primeiro-ministro e da generalidade dos seus ministros, assim como cresceram as intenções de voto no PS."
DN
"Freitas do Amaral continua a ser o ministro mais popular do Governo de José Sócrates, apesar de ter descido 4 pontos no saldo entre opiniões positivas e negativas. O caso dos cartoons de Maomé parece ter afectado pouco a imagem do titular dos Negócios Estrangeiros, que tem uma taxa de aprovação de 20%."
DN
É difícil comentar sondagens que parecem estar desfasadas da realidade. Especialmente quando se ouve comentários muito desfavoráveis a este governo. Até de Bruxelas se ouve.
"A crise actual do PSD é visível. Não se trata simplesmente de reconhecer que várias políticas reformistas têm sido esboçadas, com acerto, pelo Governo de Sócrates. Grave e preocupante é o imenso vazio de credibilidade da oposição: do seu Grupo Parlamentar (genericamente medíocre e em estado de latente rebelião), das suas estruturas distritais, dos seus ‘players’ mais influentes.Neste contexto, os populistas parece ganharem terreno. Porém, quanto mais crescerem no Partido, menor será a influência deste na sociedade portuguesa: O melhor testemunho contra o futuro do PSD (e, ainda, contra a sua honrada memória histórica) é a lembrança dos anos loucos de 2004 e 2005 ( ler todo aqui). "
"... Da blogosfera, pois então. Agora não há bicho careta que não tenha o seu bloguezinho. Desde os mais reputados intelectuais a perfeitos desconhecidos, todos têm um bloguinho, onde depositam os seus elevados e notáveis pensamentos. Está definitivamente na moda ter um ‘blog’, ou escrever num ‘blog’, e aparentemente há uma enorme oferta de raciocínios e ideias na blogosfera. Há mesmo quem, com aquele ar de superioridade que caracteriza os pioneiros na descoberta de um novo mundo, nos olham de cima para baixo só porque nós ainda não fomos consultar este ou aquele ‘blog’. Como se o ‘blog’ se tratasse de uma praia nos confins do Brasil, hiperexclusiva, onde só os que verdadeiramente contam apanham sol!
... Devido a esta tendência disparatada, a ”blogosfera” corre o risco de se transformar num mero campeonato de insultos e de pensamentos radicais, em que o vencedor é...o mais troglodita e o mais excitado. Mas, para isso, não é necessário ir à blogosfera à procura de um ‘blog’. Basta por exemplo apanhar uns táxis, passar o dia a andar de um lado para o outro em Lisboa, e escutar com atenção o que os taxistas dizem. Há alguns que são muito refinados nos insultos e pelo menos assim sempre se sai de casa e se vê mais do que um ‘écran’ deslavado de computador (ler completo aqui)
Domingos Amaral
"Um dos mais famosos santuários muçulmanos xiitas do Iraque, em Samarra, foi hoje alvo de um atentado com explosivos. Em resposta, nove mesquitas sunitas em Bagdad foram atacadas por homens armados que pretendiam expressar a sua «indignação». Não são até agora conhecidas vítimas dos ataques."
Expresso
"Alguns detidos da prisão norte-americana de Guantánamo, na ilha de Cuba, tiveram contactos com os terroristas que colocaram as bombas em Londres no último Verão, indicou o «Daily Telegraph», que cita investigadores do centro.
Segundo o jornal, os prisioneiros que interpuseram uma acção perante o Supremo Tribunal de Londres para obter a sua libertação, conhecem a célula terrorista que matou 56 pessoas, entre as quais os quatro islamitas que colocaram as bombas, a 7 de Julho últimoUm alto responsável norte-americano indicou ao diário: «Após os atentados de Londres, tivemos um pedido dos serviços secretos londrinos para verificar se estas pessoas conheciam os indivíduos responsáveis pelos ataques.» «Interrogámo-los e eles deram-nos muitas informações sobre os atentados que transmitimos a Londres», indicou a mesma fonte.
Os responsáveis norte-americanos indicaram ao jornal que as informações fornecidas pelos detidos estão relacionadas «com o treino e com a estrutura organizacional» da célula do 7 de Julho.."
Expresso.
Claro que tiveram contactos com os terroristas. Se fossem inocentes, alguém se importava com eles?
"O estudo "Mulheres Imigrantes em Portugal: trajectórias, principais características e problemas", coordenado pela investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Karin Wall, refere que a discriminação é baseada na nacionalidade, no caso das brasileiras e ucranianas, e na cor da pele, no caso das cabo- verdianas. Em declarações à Agência Lusa, Karin Wall explicou que as mulheres são discriminadas e desprezadas por trabalharem nas limpezas, um tipo de trabalho considerado desqualificado. As brasileiras e ucranianas sentem-se mais discriminadas nos primeiros anos de imigração, enquanto as cabo-verdianas sentem o racismo durante toda a sua vida devido às baixas qualificações, destaca o estudo.
Segundo Karin Wall, as mulheres oriundas do Brasil e da Ucrânia têm mais recursos e possibilidades em conquistar um trabalho melhor porque têm mais escolaridade. Mas as ucranianas, com níveis de ensino superior, têm dificuldade em ver reconhecidas as suas habilitações. Trabalho ilegal, baixos salários, horas suplementares não pagas, violência verbal e difícil acesso à habitação são alguns dos problemas que as imigrantes em Portugal têm em comum, destaca o estudo, que analisa 28 casos de mulheres brasileiras, ucranianas e cabo-verdianas."
RTP
Breves notas:
1/ Se até os licenciados nacionais têm dificuldade em ver reconhecidas as suas habilitações, é natural que os imigrantes também sintam o mesmo. A não ser que haja discriminação dos nacionais.
2/ Os imigrantes têm difícil acesso à habitação porque os impostos actuais ainda não permitem oferecer casa a todos os imigrantes. Isso enquanto os nacionais são obrigados a trabalhar a vida inteira para as pagar. Mas praticamente todos já foram realojados. Só falta o resto da família que foi chamada à pressa e ficou fora do PER.
3/ Se as nacionais são discriminadas e desprezadas por trabalharem nas limpezas, é natural que as imigrantes também. A não ser que tenham estatuto especial ...
"Raquel Cruz, a mulher do apresentador Carlos Cruz, arguido no processo da Casa Pia, reconhece que inventou as crónicas relacionadas com o inspector da PJ Dias André – um dos responsáveis pela investigação do processo de pedofilia – e reproduzidas no Jornal ‘24Horas’."
CM
"A decisão do juiz foi conhecida no final do debate instrutório, ao qual a arguida não compareceu por se encontrar nas Caraíbas, com os pais e com a filha. Raquel Cruz faltou à audiência pela segunda vez, sem que tenha sido sancionada pelo tribunal."Faltou ao debate porque estava nas Caraíbas? Com as dificuldades financeiras que atravessam conforme o 24 Horas nos tem informado, deve ter sido com o dinheiro da venda de algum objecto valioso.
"O Presidente da República, Jorge Sampaio, convidou os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar para um almoço de despedida a 02 de Março, disse à agência Lusa fonte de Belém."
"O ministro da Agricultura, Jaime Silva, admitiu esta terça-feira que o Governo poderá obrigar os proprietários de capoeiras de todo o país a declararem as aves que possuem e responsabilizá-los pelo isolamento dos animais, como medida de combate à gripe das aves."
"A Ordem dos Engenheiros promove hoje um debate sobre energia nuclear que reunirá especialistas, académicos e empresários- entre os quais Patrick Monteiro de Barros, o empresário português que, no ano passado, propôs ao Governo a construção de uma central nuclear. «Actualmente, cerca de 30 por cento da energia eléctrica produzida na Europa é produzida por via nuclear. Em França, essa percentagem sobe para 50 por cento"
Expresso
"Um deputado do PSD, eleito pelo círculo do Porto, foi interceptado na auto-estrada, na zona de Coimbra, a circular a mais de 200 quilómetros por hora. O auto está no Governo Civil de Coimbra, ao qual Ricardo Almeida, de 31 anos, fez um pedido especial no sentido de lhe ser perdoada a apreensão da carta de condução. O problema é o historial de infracções graves e muito graves do político, que já foi autuado quase duas dezenas de vezes. Em quase todas teve a "sorte" de ver os processos arquivados."
JN
Não é motivo para preocupação. Primeiro, porque os aceleras estão bem representados no nosso parlamento. Segundo, porque mais uns anitos e está reformado.
"Um tribunal islâmico de Lucknow, cidade do norte da Índia, lançou hoje uma «fatwa» (decreto religioso), condenando à morte os 12 autores das caricaturas do profeta Maomé publicadas no final de Setembro no diário dinamarquês Jyllands-Posten."
PD
Parece que a liberdade de expressão pode custar a vida. Abriu o campeonato de lapidação euro-árabe. Felizmente a Europa conta com a vantagem moral, única arma disponível nesta luta.
"O efeito da mão-de-obra imigrante já é, de resto, visível nas estatísticas do desemprego. Enquanto o número de desempregados aumentou 57 mil entre 2004 e 2005, a população empregada manteve-se estável na casa dos 5, 1 milhões de pessoas. Segundo António Duarte esta estabilidade explica-se pelo recurso crescente a mão-de-obra imigrante, que está a fazer a crescer a população activa em Portugal."Mais uma falácia a cair. Efectivamente se um patrão pode contratar um imigrante ilegal a quem pode pagar abaixo do devido e fugir aos descontos para impostos e Caixa da Providência, não vai contratar um nacional pelo dobro ou triplo do custo. E as empresas mesmo assim continuam a não ser viáveis. Mas isto não se pode dizer. Os habituais defensores das minorias saltam logo em cima. E os pobres imigrantes continuam a ser escravizados e obrigados a roubar para sobreviverem. Ironicamente com o aval dos seus "defensores".
DN
"Numa altura em que as actividades da ETA conhecem um período de acalmia, os espanhóis podem estar a braços com o regresso de uma organização terrorista dos anos 70. A polícia espanhola considera «credível» uma carta hoje entregue na delegação da televisão Antena 3 em Saragoça e na qual o grupo GRAPO reivindica o atentado de 6 de Fevereiro contra o empresário Francisco Colell e que o feriu e lhe matou a mulher, Ana Isabel Herrero."A Espanha de Zapatero definha. Desde casamentos homossexuais ao ressurgimento de grupos terroristas, tudo surge para alegrar a Espanha modelo século XXI.
Curiosamente um juiz de instrução, um procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal e investigadores da Polícia Judiciária entraram na redacção do jornal 24 Horas (ler aqui). Mais. Três juízes, vários procuradores do Ministério Público e oito inspectores da Polícia Judiciária (PJ) estiveram no terreno para realizar quatro buscas."Os advogados do 24horas requereram ontem a nulidade das diligências de busca e apreensão feitas à redacção do jornal e à casa do jornalista Jorge Van Krieken na passada quarta-feira, no âmbito da polémica sobre o «Envelope 9». O Jornal de Notícias noticia hoje que o requerimento, apresentado no Tribunal Central de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, aconteceu no dia em que o outro jornalista (além de Van Krieken) que assinou a primeira notícia sobre o «Envelope 9», Joaquim Eduardo Oliveira, foi constituído arguido e interrogado no âmbito do processo. De acordo com informações recolhidas pelo JN, o pedido de nulidade da busca promovida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público de Lisboa baseia-se em presumíveis irregularidades formais. Vários juristas disseram ao jornal que «um dos argumentos a utilizar nesta circunstância é o facto de a busca à redacção do jornal ter sido autorizada apenas por um magistrado do Ministério Público (MP), o procurador-geral adjunto, José Carvalho»."
"O historiador britânico David Irving foi ontem condenado, em Viena, a três anos de prisão, depois de se ter declarado culpado de ter negado o Holocausto e ter reconhecido na primeira sessão do julgamento que errou ao afirmar que não existiram câmaras de gás em Auschwitz. "Cometi um erro ao afirmar que não existiam câmaras de gás em Auschwitz", afirmou o historiador. Irving, de 67 anos, apareceu em tribunal levando na mão um dos seus mais controversos livros - "A guerra de Hitler" (1977) - em que contesta a existência do Holocausto e considera que Hitler era "Amigo dos judeus".
JN
Não é preciso ir a Auschwitz para se ter conhecimento das câmaras de gás. Qualquer documentário manhoso mostra. Quanto ao facto de Hitler ser amigos dos judeus, tal só pode ser aceite na perspectiva que o moço do bigode acabou com o sofrimento terreno deles. Mas isso é muito subjectivo. Também os árabes sofrem e nem por isso se pode propôr esse tipo de amizade para com eles.
"Os jornalistas poderão vir a ser punidos só pelo facto de se presumir que as suas notícias puseram em perigo uma investigação criminal, independentemente do resultado da acção. Assim, em vez de crime de violação de segredo de justiça, tal como hoje acontece, serão acusados por "crime de perigo", que pode ser abstracto. Esta proposta de alteração ao Código Penal (CP) está a ser discutida na Unidade da Missão para a Reforma Penal (UMRP), coordenada por Rui Pereira, e vai ser presente ao Ministro da Justiça. "
DN
"Um dos quatro inspectores da PJ que detiveram Marcus Fernandes – suspeito de duplo homicídio, dos agentes da PSP da Amadora Paulo Alves e António Abrantes – disse ontem no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, que o arguido alegou ter cometido o crime por estar bêbedo."
CM
"Clientes do restaurante David da Buraca, em Lisboa, viram-se sem querer entre um assalto. Enquanto jantavam, na noite de sábado, quatro assaltantes entraram no estabelecimento e, sob ameaça de caçadeiras de canos serrados, roubaram a caixa registadora."
M -Gosto quando me beijas no pescoço... Hmmmm...!
A -No fundo, estou apenas a estimular as tuas zonas erógenas para facilitar o coito, segundo as regras básicas da excitação sexual.
M -Eu sei. Agora, vou estimular-te por sexo oral.Parece-me que 2 minutos e meio de estimulação é a duração adequada ao teu estado neurológico e sensorial. Que achas ?
A -Acho bem. Segundo os estudos de Dickinson, estás certa. Ahhh...! Onde é que aprendeste a fazer isto tão bem ?
M -Foi no livro obrigatório do 5º ano, "1001 Maneiras de Enlouquecer um Homem na Cama".
A -Sempre gostei de sexo oral. Na escola, tive a melhor nota da turma no teste do "cunnilingus"...
M -Ohh!...Adoro ouvir-te falar Latim...
A -Vamos fazer alguns exercícios de Kegel; melhoram o funcionamento do músculo pélvico e facilitam o orgasmo.
M -Para além disso, protegem contra a incontinência urinária. É preciso preparar o futuro! Às vezes penso como seria penosa a vida dos nossos pais, que não sabiam nada disto...
A -Podes crer! Eu nem sei como eles conseguiram conceber-nos!
M -Ahhh!...Pára!...Obtive já uma boa lubrificação vaginal. Estou suficientemente excitada para a chamada penetração peniana. O bastante para sentir prazer e não ter irritação vaginal pós-coito. E tu, que tal o afluxo sanguíneo ?
A -Vai indo. Queres um orgasmo simultâneo ?
M -Não sei. Há várias teorias sobre isso. Ahh, continua...inclino-me mais para as teses de Bancroft, que sustentam que homem e mulher têm tempos diferentes e por isso é muito mais comum que cheguem ao orgasmo em tempos diferentes.
A -Como são os teus orgasmos: clitorianos ou vaginais ?
M -Tu ainda estás nessa? A minha professora diz que o orgasmo, como resposta fisiológica, é basicamente o mesmo, independentemente da área estimulada. É tudo psicológico!
A -A puta da tua professora deve ser frígida!-
M -Não brinques com coisas sérias! A frigidez é um problema grave. Pode ter origens orgânicas, como dispareunias ou alterações hormonais, mas na maior parte dos casos tem origens psicológicas. Ahh, não pares!... O que se diz sobre a frigidez é uma treta.
A -Não me digas que o Ponto de Grafenberg também é uma treta...!?
M -O quê, tu deste isso? Porra, o teu professor ainda segue o programa do ano passado! Desculpa lá que te diga, mas andas a foder pelo método antigo.
A -Por acaso não gosto nada do meu professor. Na semana passada, repreendeu-me por não ter feito o T.P.C. (Tocar punhetas em casa), prática de que ele não abdica dentro do sistema de avaliação continua.
M -Hmm...! Isso...adoro-te!
A -Olha, acabei de ejacular! Agora, vou esperar um bocado para que as artérias contraiam e as veias relaxem. Isso reduzirá a entrada de sangue e aumentará a sua saída, tornando o pénis flácido. Depois voltamos à sala, está bem ?
M -Sim, tenho que apagar as 12 velinhas do meu bolo de aniversário!QUÃO DIFÍCIL É SER ESTUDANTE NOS TEMPOS MODERNOS E COM GOVERNO PROGRESSISTA
Posted by manolosaavedra to QUOUSQUE TANDEM
"O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, desvalorizou hoje a moção que um deputado social-democrata vai apresentar na assembleia municipal com vista à suspensão do seu mandato."
DD
"A Comissão Europeia considera que Portugal vai ter de tomar mais medidas para corrigir o défice a partir do próximo ano e tem dúvidas que o nosso país consiga ficar abaixo dos 3 por cento permitidos. Bruxelas duvida também do crescimento económico anunciado por Portugal. Além das dúvidas quanto à possibilidade de Portugal cumprir o défice, a avaliação europeia refere que a «economia portuguesa não só continua a divergir do resto da UE, como a riqueza por habitante caiu para menos de 70 por cento da média dos Vinte e Cinco»."
Expresso
É a confirmação que este governo é o maior bluff de sempre. Colocado em Sº Bento através de uma sublime urdidura com o apoio da comunicação social, este governo ameaça promover Santana à condição de mártir. Fosse o embaixador do Irão Mohammed Taheri da mesma fibra que Sampaio e Freitas teria sido medalhado.
"A invasão da redacção do 24 Horas, esta semana, por elementos do Ministério Público, apoiados pela PJ, veio tornar evidente que era preciso encontrar por parte do Ministério Público um bode expiatório, um «faits- divers», para esbater o escândalo dos números telefónicos de figuras do Estado que apareceram no Processo Casa Pia - o envelope 9, como ficou conhecida a escandaleira. O Presidente da República exigiu um inquérito rápido ( o que afinal não acontecerá) logo, era preciso fazer qualquer coisa.
O senhor Procurador, que é conhecido por gostar de fazer declarações fugazes aos jornalistas, geralmente à entrada para o seu carro, desaparecendo como Pepe Rápido, considera decerto que isto é um caminho correcto para pôr a Justiça a funcionar. Mas a entrada violenta dos agentes na redacção do jornal gritando «todos com as mãos fora dos teclados !...», obrigando a uma evacuação rápida da redacção, só não é de rir às gargalhadas porque é demasiado grave para acontecer num Estado de Direito. Simples: quando a mensagem incomoda, mata-se o mensageiro. Vem naqueles manuais para Totós."
Luiz Carvalho
"A Jihad continua em força, graças a Deus, apesar das acções bárbaras e repressivas do exército dos Estados Unidos e dos seus agentes"
Usama Bin Landen.
Bin Laden tem toda a razão. Os americanos deviam civilizar-se. Fechavam Guantanamo, enfiavam os moços que lá estão em meia dúzia de aviões fretados aos árabes e levavam-nos a visitar o Kaaba gratuitamente num "viagem explosiva".
"Portugal deverá ser convidado pela Comissão Europeia (CE) a «avaliar de forma muito cuidadosa o impacte na dívida dos grandes projectos de investimento público, incluindo aqueles que implicam uma parceria com o sector privado», avança hoje o «Diário Económico».Tendo Portugal uma dívida pública acima dos 60 por cento do PIB (limite imposto pelos critérios de Maastricht) e prevendo-se desequilíbrio orçamental por mais alguns anos, «Bruxelas receia que estes projectos possam ser incomportáveis e recomenda prudência»."
Expresso
Basta Sócrates mostrou qualquer um dos seus famosos estudos, que a Comissão Europeia avaliza de imediato os empreendimentos.
"A aparatosa invasão das instalações de um jornal veio revelar que subsiste, entre a PGR e o país, um mal-entendido que era razoável julgar sanado. Ou seja, os muitos críticos e os porventura alguns apoiantes da PGR nesta matéria gostariam de saber como é que foi possível existirem num processo, que já não estava em segredo de justiça, listagens de tráfego telefónico dos titulares de altos cargos públicos (todos eles abrangidos pela "conta Estado" da PT), assim escancaradas à curiosidade de qualquer um. Por seu lado, o PGR, desde as portas de Belém e da comissão parlamentar até agora, tem perfilhado o entendimento de que o que importa apurar é como é que um ou mais jornalistas tiveram acesso às referidas listas."
Jorge van Krieken, jornalista conhecido por defender veemente Carlos Cruz num ‘site’ da Internet, aonde divulgou – e continua a fazê-lo – os nomes verdadeiros das vítimas de abusos da Casa Pia, violando, assim, um despacho do Tribunal. No site www.reporterx.net, Van Krieken assina vários textos, sugerindo que algumas das testemunhas contra Carlos Cruz terão sido pagas para mentir. Em Carlos Cruz: uma história mal contada, identifica seis testemunhas com nomes reais, adiantando que três rapazes terão recebido dinheiro para o culpabilizar, informação revelada, na versão de Van Krieken, pela mãe de um deles. Contactado pela VISÃO, Jorge Van Krieken diz ter agido em consciência. «Desconhecia que um deles era menor, caso contrário não teria publicado o nome. Em relação aos outros, não vejo qualquer inconveniente em fazê-lo, alguns deles são criminosos e estão envolvidos no tráfico de menores, e são pessoas adultas e conscientes», frisou Van Krieken. O 24Horas, é um jornal que se tem destacado na defesa ostensiva dos arguidos da Casa Pia, nomeadamente de Carlos Cruz.
Efectivamente o Envelope 9 é mais complexo do que nos querem fazer acreditar. Por isso, este processo vai mais além do que as referidas listagens. Se a comunicação social está de facto interessada em transmitir a verdade, tem de fazer mais do que defender cegamente a sua corporação.
"A Nigéria viveu hoje um dia de grande violência com 15 mortos, 11 igrejas incendiadas e lojas de cristãos pilhadas, numa manifestação muçulmana, enquanto um movimento separatista raptou nove estrangeiros."11 Igrejas incendiadas??!!! E se, por acaso, alguém incendiasse uma só Mesquita na Europa? Uma só…
RTP
"A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) rejeitou, ontem, qualquer reestruturação das forças de segurança que implique a redução de salários e outros direitos dos agentes. O sindicalista reagia ao anúncio feito pelo ministro da Administração Interna, António Costa, de que a tutela pretende "aumentar o peso do investimento e diminuir o peso da despesa com pessoal, o que implica uma reestruturação do conjunto das forças, tendo em vista racionalizar as estruturas de forma a haver melhor investimento". "Os direitos dos polícias não devem ser reduzidos com uma reestruturação, antes pelo contrário, é preciso estabilizar e motivar os profissionais porque o crime organizado está a aumentar", disse à Lusa o presidente da associação sindical, Paulo Rodrigues. "
"O ex-deputado socialista e actual administrador da Galp, Fernando Gomes, vai começar a receber em Março uma reforma de 3172 euros, um valor que irá acrescentar ao seu salário mensal na ordem de 15 mil euros."
Só a nós é que ninguém nos reforma sem sabermos. Quando muito, vão aumentando a idade da reforma. Por isso é temos muito gosto em ir votar "neles".
Zapatero foi a melhor vitória de Bin Laden sobre o Ocidente."O líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, exigiu ontem ao chefe do Governo socialista (PSOE), José Luis Rodríguez Zapatero, que tome uma "decisão patriótica" e "rectifique imediatamente" a sua actual política antiterrorista. O abandono público da luta armada foi dado como "iminente" por alguma imprensa espanhola, a meio da semana passada, depois de Zapatero ter sido o primeiro a afirmar "que o princípio do fim da violência [da organização separatista basca] está muito próximo". Ao adiar aquele anúncio, a ETA tenta marcar o tom das negociações e embaraça o líder socialista, deixando o Governo do PSOE à mercê das críticas do PP e das associações de vítimas do terrorismo."
"O ataque ao jornal 24 Horas é um exemplo flagrante. Protegidos pela lei, pois claro, um juiz, vários procuradores, a PJ, a PSP e a GNR assaltaram a redacção do jornal, confiscaram computadores e discos informáticos e entregaram notificações a vários jornalistas entretanto acusados de crime e constituídos arguidos. Como não se trata de um jornal benquisto pelas elites, o caso passou relativamente à margem dos grandes escândalos. Mas é um caso muito sério e grave.
(...)
É confrangedor o silêncio do Presidente da República, do Parlamento e do Governo. Escudados pela "separação de poderes" e pela "independência da justiça", esses órgãos de soberania revelam um comportamento condenável: há assuntos que não dispensam opinião e a que os mais importantes dirigentes políticos não podem ficar indiferentes. Seria bom que percebessem que os direitos dos jornalistas são instrumentais, isto é, garantem os direitos dos cidadãos e a liberdade de expressão e informação. É por isso que o caso é grave."
António Barreto no Público
É curioso como um o 24 Horas passa de vilão a herói. É o espírito do coitadinho que tolda a modernização do país e ajuda os "lobby" a vencerem. Já Valentim Loureiro também desejava que o Presidente da República se prenuncia-se sobre o “Apito Dourado”, o tal processo que o envolve e serve para aferir a relação da justiça com os “grandes” deste país.
"A GNR de Custóias (Matosinhos) identificou, ontem de madrugada, três rapazes, de 14 e 15 anos, que tinham furtado um automóvel com o qual acabaram por se envolver num acidente de viação, apenas com danos materiais."Depois queixam-se que não há jovens para alimentar a segurança social. Efectivamente ou são drogados, ou andam ou roubar, ou vivem do rendimento mínimo. Trabalhar trabalhar muito poucos. Pior. Ainda não tem idade para trabalhar e já andam a roubar carro.
"O Supremo Tribunal de Justiça italiano desencadeou sexta-feira uma avalancha de protestos contra uma decisão que concede atenuantes a um homem condenado por ter violado uma adolescente porque a vítima já tinha tido experiências sexuais. Os cinco magistrados da mais alta instância judicial do país que divulgaram esta decisão são todos homens. O Supremo apreciou o caso deste violador, um homem na casa dos quarenta anos condenado em Novembro de 2001 a uma pena de três anos e quatro meses de prisão por ter forçado sob a ameaça de violência a filha da sua companheira, de 14 anos, a fazer sexo oral. Os juízes estimaram que «os danos causados pela violência sexual são menos graves se a vítima já teve relações sexuais com outros homens antes do seu encontro com o violador».
"O vereador da Câmara Municipal de Lisboa apoiado pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, foi alvo de uma tentativa de corrupção por parte do sócio principal da empresa BragaParques no âmbito do processo Feira Popular/Parque Mayer, anunciou hoje o Gabinete Municipal do partido."
PD
"A vigilância durava há dois dias. A PJ suspeitava que uma importante rede de tráfico galega descarregava droga proveniente da América do Sul no Algarve (ao que tudo indica, por via marítima), transportando-a depois por estrada para Espanha. Na madrugada de ontem, as suspeitas deram lugar a certezas. Foi feita a maior apreensão de cocaína de sempre em Portugal e a segunda maior da Europa. Oito toneladas de droga pura, cujo valor se situa entre os 250 e os 300 milhões de euros. Sete espanhóis foram detidos."
"Os cuidados de saúde quase gratuitos podem ter os dias contados em Portugal. O ministro da Saúde, Correia de Campos, admitiu ontem a possibilidade de o utente vir a pagar parte do financiamento no sector, caso a despesa não seja controlada. O anúncio motivou uma onda de protestos a uma só voz, unindo a contestação de toda a
oposição política. Ao fim do dia, porém, o ministro viu-se obrigado a recuar. Irá, em breve, à Assembleia da República explicar-se."
A Constituição da República Portuguesa diz, no artigo 64.º, entre outros pontos, que “o direito à protecção da saúde é realizado: através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito”. Incumbe então ao Estado, “garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação”. Mais: “Orientar a sua acção para a socialização dos custos dos cuidados médicos e medicamentosos”.
Neste contexto, cabe ainda ao Estado “garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o País em recursos humanos e unidades de saúde”. O programa de Governo afirma que “a promoção da saúde e a Saúde Pública têm que regressar à agenda política da Saúde” (disponível no portal do Governo). Considerando que, para tal, “tem em conta o contexto social no qual as pessoas nascem, crescem, vivem e morrem” e na actual conjuntura que se atravessa. "
CM
Novamente o governo prepara-se para cumprir o seu programa eleitoral. Desta vez ao arrepio da Constituição.