domingo, abril 30, 2006

Segurança Social.

1/ "Sempre estive convencido que a baixa natalidade europeia se devia, pelo menos em parte, ao estado social. Afinal, uma geração que é obrigada a pagar as reformas dos seus pais não poderá usar esses mesmos recursos para sustentar os filhos. Os recursos não são elásticos e o sistema tem que ceder por algum lado. Eu não tinha nenhum argumento suficientemente convincente a favor desta teoria até que o Eng. Sócrates, um conhecido defensor do estado social, me deu um. O Eng. Sócrates resolveu incentivar a natalidade baixando as contribuíções para a Segurança Social. Ora, esta medida só faz sentido se o Engº Sócrates acreditar que as contribuíções para a segurança social causam uma diminuição da natalidade. Ou pelo menos, se Sócrates acreditar que as contribuições para a Segurança Social levam um casal que quer ter mais filhos a não os ter.

2/ As "reformas" que José Sócrates quer implementar na Segurança Social são o reconhecimento de que o sistema faliu e só existem duas saídas possíveis: ou o estado quebra o contrato com a actual geração de reformados e contribuintes pagando-lhes menos que aquilo a que os seus descontos dão direito, ou o estado impõe pela força um contrato que obriga a próxima geração de contribuintes a pagar as suas reformas e as da geração anterior
."

Blasfémias.

Para memória futura.

"A chegada a Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, das primeiras famílias brasileiras, de um total de 60, no âmbito de um protocolo de geminação com a cidade de Maringá, é encarada com bons olhos pelos habitantes de São João do Peso, a freguesia onde ficarão a trabalhar e a residir. "Eles são bem-vindos, vêm povoar aldeias que estão a ficar desertas”, diz Francisco Fernandes, ex-emigrante em África. A vizinha Mónica Oliveira não se opõe, mas reclama mais apoio aos naturais do concelho."

sábado, abril 29, 2006

Para memória futura.

"Portugal continental perdeu 11 hospitais e 68 centros de saúde no espaço de uma década, mas ganhou, no mesmo período, quase 5550 médicos e 171 farmácias. De acordo com "O País em Números", divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estatística, entre 1992/93 e 2003 acentuaram-se as assimetrias na área da Saúde, com Lisboa e Porto a concentrarem recursos humanos e hospitalares, em detrimento das outras regiões, onde se acentuaram os esforços para dar mais consultas.

Em 1992, os portugueses dispunham de 199 unidades hospitalares, das quais 132 (66%) estavam em Lisboa e Porto. Passados 11 anos, apenas o Algarve ganhou quatro unidades (para um total de oito), num país onde todas as regiões perderam hospitais (só em Lisboa encerram nove). Em 2003, as duas principais cidades continuavam a ter 62% dos hospitais, um panorama que, no caso dos centros de saúde, não é muito diferente. No mesmo período, passou-se de 2235 para 2167 unidades, uma perda de 68 centros que se sentiu, em especial, no Norte (menos 66) e no Centro (menos 19), compensada pela abertura de mais 12 no Alentejo, três no Algarve e dois em Lisboa
."

BCP

"Um texto de opinião publicado na edição de ontem do The Wall Street Journal, um jornal financeiro norte-americano, critica a política de remuneração variável da administração do Banco Comercial Português (BCP), acusando os gestores do grupo de "encherem os seus bolsos, enquanto destroem o valor dos investidores". Uma crítica que tem como fundamento o facto de os estatutos permitirem que o salário total da administração do banco possa chegar a 10% dos lucros da instituição."

Mais aqui.

Tempo ganho

"A reforma da segurança social que José Sócrates apresentou ontem é séria – ela demonstra determinação política para combater um monstro. Mas o próprio Governo reconhece que estas ideias não respondem ao desafio essencial: uma Segurança Social nova que dure, dure, dure. Não é derrotismo de cronista, é mesmo preocupação. O raciocínio segue por etapas nas próximas linhas.

Etapa 1: existem centenas de pequenos caminhos para responder ao desafio da sustentabilidade do sistema de segurança social – e cada um deles tem sido profusamente debatido. O do ministro Vieira da Silva é (já se disse) sério, porque avança três soluções racionais: (1) a indexação da idade da reforma à esperança de vida, (2) a utilização de toda a carreira contributiva no cálculo da pensão e (3) a indexação do aumento anual das pensões à performance da economia. Ou seja, ganha tempo de forma inteligente.

Etapa 2: o problema é que todos estes pequenos caminhos circulam apenas em duas vias rápidas - e a escolha de uma ou outra faz toda a diferença. Uma dessas vias sustenta que o Estado deve partilhar a responsabilidade da aposentação com os próprios candidatos à reforma. Não é a escolhida pelo Governo de Sócrates. Essa é a segunda (anunciada ontem) que defende: o sistema não é mais do que uma gigantesca pirâmide em que a maioria que trabalha (na base) financia o descanso de uma minoria (que se instala no topo). Isto apesar de se saber que o topo não pára de alargar - cada vez menos trabalham e cada vez mais “descansam”.

Etapa 3: se o Governo acreditasse que a via da partilha de responsabilidades era a mais eficaz, não teria este sistema. Diria, antes, que a possibilidade de descontar para sistemas privados não pode ser privilégio dos mais endinheirados. Sublinharia, mesmo, a injustiça de apenas esses acederem às generosas rentabilidades dos PPR e outros produtos. E defenderia que se alargassem a todos essas mesmas regalias.

Etapa 4: e atenção, nada disto impede uma boa definição de Vieira da Silva – a de que todos devem a todos uma taxa social de solidariedade. Devem, porque ela define um compromisso com os valores da cidadania. O que ela não exige é que se escolha a via da pirâmide como resposta estrutural ao problema.

Conclusão? Esta nova Segurança Social é uma forma inteligente de ganhar tempo. Mas só faz isso: ganhar tempo. A reboque teria de trazer essa outra segurança social que partilha deveres de cidadania com responsabilidade individual
. "

Martim Avillez Figueiredo

«O melhor festival de rock está de volta!»

«O melhor festival de rock está de volta!»: esta é a principal mensagem do Festival Super Bock Super Rock XL, que conta com um excelente cartaz na 12ª edição de um dos maiores eventos musicais do país. Cartaz:

Korn, Within Temptation, Soulfly, Moonspell, Ramp, Tool, Placebo, Deftones, Alice In Chains, Primitive Reason, Franz Ferdinand, Keane, The Cult, dEUS, Editors, entre outros.

Cartaz do Rock in Rio: Anastacia, Shakira, The Darkness, Guns n’ Roses, Sting, Carlos Santana, Roger Waters, Red Hot Chili Peppers, entre outros.

Há dúvidas que o "Super Bock Super Rock" é melhor que o "Rock in Rio"?

Direitos.

"Um grupo de moradores da Quinta da Cabrinha, em Lisboa, cortou esta manhã o trânsito na Avenida de Ceuta, nos dois sentidos da via, em protesto pelo atropelamento mortal de uma criança ocorrida ontem à tarde naquela via, que permite o acesso à Ponte 25 de Abril e à zona de Alcântara. Os moradores estão revoltados contra o facto de ter sido instalada uma passagem aérea a cerca de 700 metros do local onde ocorreu o atropelamento, numa zona onde alegam não morar quase ninguém, e não no local onde consideram que ela é precisa."

CM

Se não é o povo a exigir os seus direitos, quem mais o fará? Já agora. Quem beneficia com a passadeira no actual local? Os drogados que atravessam a correr à frente dos carros?

Bush

1/ "O Presidente dos EUA, George W. Bush, está disposto a deixar de armazenar parte da produção de crude que habitualmente é guardada para situações de emergência. A ideia é que todo o petróleo produzido vá directamente para o mercado, de forma a aumentar a oferta e a descer o preço do crude. Bush decidiu também agilizar e facilitar o licenciamento de novas refinarias. As declarações do Presidente norte-americano, fizeram descer de imediato, ainda que ligeiramente, o preço do petróleo nos mercados internacionais.

2/ "President Bush on Friday rejected calls to tax oil companies' record profits, but said he expects those companies to re-invest those profits in alternative fuels and new energy technologies."

Mais aqui.

Parece que Bush não tem só defeitos. Mais. Já que andam em cima de tudo o que o homem faz, que tal seguir os seus passos neste campo?

George Clooney.

"Acordou. George Clooney acordou. Descobriu (Abril de 2006!!!!!) que há um genocídio no Sudão. Quer pressionar a administração Bush, que em 2004 já tinha classificado o conflito como um genocídio. Se calhar deveria ir estalar os dedos para a frente das embaixadas da Rússia, China e França. Mas como não é tão fashion... "

Da Elise
Um espírito mal intencionado diria que o verdadeiro interesse deles não é bem o genocídio que já dura há quase 2 anos.

sexta-feira, abril 28, 2006

Da brevidade da vida como Séneca

A Primavera corre criativa e forte este ano com muita erva e depois da chuva seguiram-se dias de sol radioso e criativo, antecipando um Verão que se Deus quiser será um Verão de boas colheitas e de fruta, anunciando já as cerejas, os alperces, os pêssegos, as ameixas e depois os peros e maçãs, que apetece comer colhidas ao momento.

Sabemos, que as estações se seguem umas às outras e nós sabemos que cada dia que passa nos envelhece, a vista começa a ficar mais fraca e os brancos já não são os brancos da nossa juventude.

Interessante falar nos brancos, porque há muitos! Dizia-me um amigo, que depois de ter sido operado a cataratas, me lembrou uma coisa que parecia simples e óbvia, ou então que me não tinha passado pela cabeça e com toda a simplicidade, exclamou, com uma lágrima nos olhos, que há muitos anos não via os brancos tão brancos, como a luz que existe na minha terra do sul e de que só me apercebo quando lá estou e depois de lá estar, fica-me a angústia de ter de voltar para onde a luz é mais fraca, onde os brancos são menos brancos e os azuis do mar não têm os tons dos mares do sul do Garb.

Este meu amigo a quem chamo por graça de Mestre, homem conhecedor e que passou por tantos locais, conheceu terras onde os horizontes ficavam tão longe que se perdiam nas brumas e em que o pôr do sol era como uma descrição de Dante, mas essas terras ainda ficavam mais a sul que o meu sul e decerto as cores mais fortes seriam as cores quentes.

Também podemos viver e olhar sem ver o que a vida nos dá de bom, temos a tendência de viver sem beber o que de bom ela nos dá, como o entardecer de hoje, calmo e com uma brisa que nos acaricia a pele da forma como só a Natureza o pode fazer. Hoje não quero falar de política, nem de outras coisas ou dos demónios que nos perseguem a vida e o futuro.

Digo isto, porque ao pintar uma aguarela sei que os tons das cores e a sua beleza vêm da sua transparência e que as perspectivas e a profundidade dependem da quantidade de água que se põe na cor e nos planos, primeiro as quentes e depois as frias cada vez mais transparentes criando assim os horizontes de que me falava o meu Mestre.

Estes pensamentos obrigam-me a transcrever uma passagem de um escritor que escreveu um texto que fala no renascer e na renovação da Natureza e na transformação e na regeneração do interior de cada um de nós.

“À medida que conquistamos a maturidade tornamo-nos mais jovens. Comigo passa-se isso mesmo… pois mantive sempre o mesmo sentimento perante a vida desde os anos de rapaz; nunca deixei de encarar a minha vida adulta e o envelhecimento como uma espécie de comédia.” Herman Hesse “Elogio da velhice”

Até amanhã e boa sorte.

Cartel.

"A BP e a Repsol seguiram esta madrugada o mote, dado ontem pela Galp, e aumentaram o preço de referência dos seus combustíveis."

Curiosamente "o preço do barril de petróleo Brent do Mar do Norte estava a cotar-se ontem nos 71,32 dólares, numa tendência de descida desde que passou a barreira dos 74 dólares há uma semana e após o anúncio pela administração norte-americana de um ‘pacote’ de medidas para suster a acentuada subida de preços registada nas últimas semanas. " Acresce que o Euro aumentou novamente face ao dólar e como o barril é pago em dolares ...

Enquanto Bush arregaça as mangas, o nosso governo nada faz. Está na hora de nós, modestos cidadãos, fazermos algo. Vamos seguir a ideia do fadista João Braga (ler aqui).

Fadas gay.

"Os pais de duas crianças instauraram hoje um processo contra o sistema escolar de Lexington, nos Estados Unidos, por um professor ter lido um conto de fadas homossexual sem avisar previamente os educadores de infância. "

Só mesmo a rabetagem, na sua ânsia de obrigar o mundo a ser todo rabeta, ia inventar um conto de fadas homossexual.

Investimento em estradas.

"Governo investe 1.400 ME em estradas até 2012 (ler aqui).
Claro que este investimento não contempla o fecho da CRIL, nem o famoso IC16.

Ground Zero.


A baixa de Manhattan assiste hoje (27/04/06) ao início da reconstrução do "Ground Zero", a zona de impacto onde estavam as "Twin Towers". Isto, quase cinco anos depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001. A autoridade portuária de Nova Iorque e o construtor Larry Silverstein, que detém os direitos de aluguer do terreno, chegaram finalmente a acordo.

As negociações arrastaram-se durante meses, com a autoridade portuária de Nova Iorque a alegar que o multimilionário Larry Silverstein não dispunha dos meios para financiar a Torre da Liberdade - o edifício com quase 600 metros de altura que irá custar 2.000 milhões de dólares e que só estará pronto no ano de 2012.

Larry Silverstein cedeu apenas parcialmente os seus direitos, ficando com a opção de construir três torres integradas no espaço onde se irá erguer a Torre da Liberdade. Caberá, assim, ao multimilionário a construção de quatro dos cinco arranha-céus previstos para o local do World Trade Center, enquanto a autoridade portuária fica responsável pela construção da quinta torre.

Manuais.

"A discussão dos vários projectos de lei sobre o futuro dos manuais escolares começa hoje com o tema... da discriminação sexual. Depois de terem sido confrontadas com várias acusações, desde cometerem erros ortográficos e de conteúdo a utilizarem técnicas de promoção agressivas, as editoras terão ainda que lidar com uma proposta do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), visando acabar com estereótipos sobre a imagem das mulheres nos livros. "Nas imagens utilizadas nos manuais, a mulher aparece quase sempre em tarefas domésticas e o pai em actividades fora de casa, a trabalhar", explicou ao DN Francisco Madeira Lopes, do PEV. "

Os verdes têm toda a razão. Os manuais deviam colocar imagens de mulheres a pregar pregos, mudar os pneus, a estivar ou nas obras.

Diferenças salariais.

"Os trabalhadores de Lisboa ganham, em média, mais 10% do que os seus homólogos no Porto. As conclusões são do sexto estudo salarial publicado pela consultora Hay sobre a Península Ibérica, que, pela primeira vez, permite comparar as diferenças salariais entre as duas regiões portuguesas."

O estudo omite, para variar, que o custo de vida é Lisboa é mais elevado que no Porto.

"A diferença entre os salários praticados entre as duas maiores cidades portuguesas e as três maiores espanholas mantém-se bastante elevada, tendo-se agravado durante o ano passado. Os trabalhadores de Lisboa e Porto ficam claramente a perder face aos de Madrid, Barcelona e Valência. De acordo com a Hay, a diferença salarial entre os dois países ibéricos situou-se em 2005 nos 24,8%, um agravamento face aos 22,3% registados em 2004."

DN
E vai continuar assim.

Mais propaganda.

"Quem tiver três filhos vai descontar menos para a Segurança Social. A medida foi ontem anunciada por José Sócrates no debate mensal do Governo na Assembleia da República. Segundo apurou o CM junto de fontes do Ministério do Trabalho, trata-se de uma medida que tem por objectivo promover a natalidade, um dos factores fundamentais para a sustentabilidade do sistema de Segurança Social."

Era conveniente o governo informar se o cidadão vulgar também beneficia das vantagens das minorias. Ou seja, se os seus filhos podem constituir gangs inimputáveis para assaltar e se aos pais são oferecidas habitações. Para quem devota toda a sua vida para pagar casa, carro e montanhas de impostos, seria uma agradável ajuda.

País das Maravilhas.

1/ "Três indivíduos de nacionalidade brasileira foram detidos pela PSP do Barreiro, anteontem à noite, pouco depois de terem assaltado uma churrasqueira situada na Quinta da Lomba, freguesia de Santo André, apurou o JN junto de uma fonte policial."


2/ "Dois romenos e um moldavo foram, ontem, condenados a penas de prisão que oscilam entre os nove e os quatro anos e seis meses, pela prática de roubos à mão armada em ourivesarias de todo o país. Apesar do grupo inicial detido pela PJ incluir sete suspeitos, só foram julgados no Tribunal de Condeixa-a-Nova três deles. Os restantes protagonizaram, em Junho do ano passado, uma aparatosa fuga do Estabelecimento Prisional de Coimbra, ao escalarem um muro com cerca de quatro metros (mais aqui)."

3/ "A ex-namorada do luso-brasileiro Marcus Fernandes – acusado de duplo homicídio dos agentes Alves e Abrantes da PSP da Amadora – foi detida anteontem na Tapada das Mercês, Sintra, por suspeitas de lenocínio. Cirlene R., imigrante brasileira há dois anos no País, dividia os lucros da prostituição com um homem de 33 anos, também detido pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Sintra."

Cá esta a imigração a contribuir para o desenvolvimento do país. O que seria da segurança social e do fisco sem eles? Há quem diga que o governo teria de aumentar os impostos, a idade de reforma e o valor indicativo para o calculo desta. Assim vivemos todos felizes no País das Maravilhas.

quinta-feira, abril 27, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Petróleo.

"O presidente norte-americano, George W. Bush, anunciou hoje um «pacote» de medidas para estancar a subida dos preços do petróleo, entre as quais uma investigação ao mercado da gasolina, para averiguar possível manipulação de preços, escreve a Lusa. Para Bush, os preços do petróleo e combustíveis são «um assunto de segurança nacional», e, no actual contexto de escalada de preços, os Estados Unidos devem «abandonar a sua dependência em relação ao petróleo». "

Parece que Bush não é assim tão ignorante. Cá pelo burgo, os supra sumo da inteligência não se preocupam com o aumento constante do preço do petróleo. Das duas uma: ou não são assim tão inteligentes, ou essa subida incessante interessa-lhes. situação que os deixaria em maus lençóis se isto fosse um país a sério.

Curiosidade. Em Espanha o governo publica o preço da gasolina na net (ver aqui).

Boa ideia.

"O PCP recusa qualquer negociata do espaço da Penitenciária de Coimbra e exige clareza e discussão pública sobre o destino a dar àquelas instalações". Quem o afirmou, ontem, em conferência de Imprensa, foi o vereador Jorge Gouveia Monteiro e Francisco Queirós, responsável concelhio dos comunistas. "O PCP defende que o espaço nobre da Penitenciária deve ser devolvido à cidade e que o uso a dar seja decidido pela população, através de um amplo debate público", afirma Gouveia Monteiro, apelando a todos para participarem, dia 8 de Julho, na reunião que irá decorrer, nos Paços do Município, organizada pela Assembleia Municipal.

Os comunistas dizem que "Coimbra já deu muito à Administração Central" e que, por isso mesmo, "
não tem que dar seis hectares no coração da cidade que podem ser destinados a espaços de cultura (um centro cultural, por exemplo) e lazer, que tanta falta fazem". "

Mediatismo deprimente.

"Um estudo científico recente, que garante que nos primórdios da vida animal as cobras tinham pernas, fez rebentar mais uma ‘guerra’ entre Herman José e Cinha Jardim. No ‘Herman SIC’ do passado domingo, o humorista não resistiu em parodiar a teoria, dizendo que em Portugal há muito tempo que existe uma “víbora com garras”, exemplificando com uma foto da ‘tia’."

CM

O Herman há muito que já não tem piada alguma. Está completamente ultrapassado e praticamente não tem audiências. A única fuga que encontra consiste em achincalhar os seus convidados em directo na TV e dizer mal dos ausentes.

Enfim. O mediatismo deprimente como forma de luta pela sobrevivência entre a decadência e a desocupação.

Visionário.

"O Guia Supremo iraniano, a Ali Khamenei, advertiu hoje que o Irão atacará todos os interesses norte-americanos no mundo se os Estados Unidos atacarem Teerão, segundo a televisão do Estado.

«Os norte-americanos devem estar cientes de que se lançarem um ataque contra o Irão islâmico, os seus interesses serão atacados onde quer que seja possível no mundo», afirmou a mais alta autoridade do Estado, citada pela televisão
."

Este Ayatollah é um visionário. Por isso ele usa a frase “onde quer que seja possível”. Eventualmente poderá não ser possível…

"O Irão dispõe de mísseis balísticos com um alcance de 2.500 quilómetros, de fabrico norte-coreanos, capazes de atacar alvos na Europa, revelou um responsável militar israelita citado hoje pelo diário «Haaretz»."

Esta vai deixar muita gente a tremer. Especialmente porque a Europa conta com a boa vontade do mundo e não está preparada para defender-se.

Para memória futura.

"JOSÉ VEIGA, director-geral da SAD, garantiu, ontem, que o Benfica continua bem firme na intenção de alcançar o Sporting e o segundo lugar no Campeonato. À Renascença, Veiga reafirmou essa vontade e que Ronald Koeman está firme no banco a orientar a equipa na próxima época, cumprindo, assim, o contrato assinado no princípio da temporada passada. Quanto ao treinador, o futuro do holandês parece seguro na Luz. "Ronald Koeman tem contrato por mais um ano, que vai ser cumprido independentemente da classificação no Campeonato ", garantiu, sublinhando que o Benfica não pretende "despedir nem pagar indemnizações ". E reafirmou: "O contrato será cumprido religiosamente. "

A Bola

Maravilha.

Galp.

"A Galp voltou a aumentar os preços dos combustíveis, pela quarta semana consecutiva. Desde as 00:00 horas, o litro de gasolina 95 está a custar 1,35 euros. Trata-se de um aumento de 2 cêntimos. "

"Quando me dirijo a um posto de abastecimento da Galp o que acontece na prática é que pago: o petróleo, o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISPP), o IVA, a inflação, lucro “anormal oligopolista” da Galp e o lucro do concessionário, ora sendo assim estou a pagar dois impostos directos (IVA;ISPP) e dois impostos indirectos (lucro “anormal oligopolista” da Galp; inflação), vamos lá a ver então se nos entendemos, é que eu não estou para pagar o enriquecimento da Galp e seus accionistas (incluíndo o Estado) à custa de sacrifícios de todos nós. De notar que no primeiro trimestre de 2005 esta empresa quintuplicou os seus lucros e atenção que estamos em período de recessão... "

Retirado daqui.

Invasões.

"Angola continua a registar uma invasão desenfreada de cidadãos vindos de vários países africanos, sobretudo da República Democrática do Congo, que atravessam as fronteiras rumo às zonas de exploração mineira e aos principais centros urbanos. A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo chefe de estado maior da Polícia de Guarda Fronteiras, o sub-comissário, Delfim Calulo, na abertura do seminário de “capacitação de chefes de estado maior e oficiais de operações da Polícia de Guarda Fronteiras”.

Temos consciência que muito há que fazer, a curto, médio e longo prazo para estancarmos esta imigração ilegal que em certa medida só vem criar grandes problemas de instabilidade, económica, ecológica e política, para além da distorção da nossa cultura”, adiantou Delfim Calulo que falava em representação do comandante da respectiva instituição policial, o comissário Alberto Jorge Antunes (mais
aqui)."

Jornal de Angola
Imagine-se um editorial de um jornal português escrevia que Portugal estava a ser invadido por imigrantes. Se o autor sobrevivesse à respectiva lapidação, teria de pedir desculpas a meio mundo. E admitir que essa invasão de imigrantes “vem criar grandes problemas de instabilidade, económica, ecológica e política, para além da distorção da nossa cultura”.

Nepal.

"Os rebeldes maoístas do Nepal anunciaram, esta quinta-feira, um cessar-fogo unilateral de três meses, para permitir impulsionar o processo democrático no reino, depois de o rei Gyanendra ter anunciado a reabertura do Parlamento, na passada terça-feira."

Qual é a coincidência entre o facto de a Al-Qaeda ter transferido para o Nepal os campos de treino que detinha no Afeganistão e no Paquistão (segundo um relatório do departamento de segurança interna indiano) e a anarquia existente?

Portugal socialmente melhor.

"Os antibióticos Amoxicilina Labesfal, Ceforal e Claritromicina Labesfal, o calmante Lorenin e o antidepressivo Dumyrox são alguns dos dez medicamentos (em diferentes doses e embalagens) agora excluídos da lista de comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS)."

Baixam a cobrança do escalão de IRS aos reformados, deixam de comparticipar nos medicamentos, aumentam a idade da reforma, baixam-lhe o valor. Alguém consegue imaginar um Portugal socialmente melhor que este?

"As pensões de velhice vão depender da esperança média de vida. Esta poderá ser uma das alterações ao regime de reformas que o primeiro-ministro, José Sócrates, vai apresentar hoje, no debate mensal na Assembleia da República, cujo tema é a política da Segurança Social. A notícia foi divulgada ontem no ‘Jornal da Noite’ da Sic.

Na prática, esta indexação significa que quanto mais alta for a esperança média de vida, mais longo terá de ser o período de trabalho – e de descontos para a Segurança Social – dos contribuintes. As pessoas que o desejem vão poder continuar a reformar-se aos 65 anos, mas receberão pensões mais baixas.

Além disto, o Governo prepara-se para antecipar a implementação do novo regime de cálculo das pensões.
Até aqui, para efeitos de reforma contavam-se apenas os 10 melhores anos da carreira contributiva. Com o novo método será tida em conta toda a carreira contributiva."

Ora aqui está uma ideia original. Se os portugueses trabalharem até morrerem, a segurança social deixa de estar em crise. E sobra dinheiro para oferecer casas às minorias desfavorecidas e pagar as “baixas” reformas dos políticos. Reformas que ocorrem mais cedo devido a ser uma profissão altamente desgastante.

Resumindo:

"A maior incompetência do Estado português está reflectida na sua incapacidade para desempenhar uma das suas principais tarefas, redistribuir o rendimento criado pelo País. Portugal é, neste momento, o país da União Europeia com a mais elevada desigualdade na distribuição do rendimento e um daqueles cujo Estado é mais incapaz de corrigir essas assimetrias (mais aqui)."

quarta-feira, abril 26, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Para rir.

"O Serviço de Informações de Segurança (SIS) diz que há cada vez mais jovens a aderir ao movimento nacionalista, o que é considerado um risco para a segurança interna do país, noticia hoje o Correio da Manhã.

De acordo com o último relatório do SIS, os movimentos «skinhead» e neonazis portugueses representam um risco para a segurança interna do país, e são também potenciadores de conflitos multiculturais entre militantes da extrema-direita e minorias étnicas de bairro problemáticos das grandes cidades como Lisboa e Porto
. "

PD

Como a comunicação social se esforça por doutrinar o povo. No ano passado quantos incidente que envolvesse confrontos entre nacionalistas, skinhead e neonazis e membros das comunidades imigrantes houve? E quantos acontecimentos ocorreram nos bairro problemáticos que envolveram a morte de polícias? E quantos acontecimentos criminosos ocorreram que envolveram habitantes dos bairros problemáticos e vulgares cidadãos? Mas parece que o perigo deriva da "meia dúzia" de super-homens que pertencem aos skins. Deviam figurar no Guiness.

Coincidências.

"O endividamento das familias portuguesas atingiu 101,5 mil milhões de euros em Fevereiro. Num ano as necessidades de financiamento das famílias aumentaram quase 10 mil milhões, de acordo com o boletim estatístico de Abril divulgado pelo Banco de Portugal. "

"O lucro da banca segue, no primeiro trimestre deste ano, a tendência crescente que já tinha apresentado em exercícios anteriores. Depois de ter fechado o ano de 2005 com um crescimento de 24,2 por cento, o Banco Comercial Português (BCP) cresceu, no primeiro trimestre, 44 por cento relativamente ao mesmo período do ano anterior. Por sua vez, o Banco Espírito Santo (BES) revelou ter crescido mais 31 por cento."

Vender os anéis.

"O ministro da Defesa afirmou, em entrevista à TSF, que pondera vender imóveis nos próximos tempos, o que permitirá reduzir os custos e conseguir novas receitas para reequilibrar o fundo de pensões dos militares."

Para quem criticava Manuela Ferreira Leite de andar a vender os anéis ... O que vale é o povo português ver a política como o futebol. Com amor à camisola. muito amor.

Sócrates.

"Este discurso do senhor Presidente da República, ao lembrar a importância da justiça social, veio também legitimar essa acção que o Governo decidiu fazer apesar de todas as dificuldades», defendeu Sócrates"

Com o devido respeito, há alturas em que Sócrates nos faz rir. O pior é que o estado no país não está risos.

"Centenas de pessoas visitaram hoje a residência oficial do primeiro-ministro, numa tarde em que José Sócrates distribuiu beijos e autógrafos ao som da Banda da Força Aérea. "
Esta nem Portas ou Santana se lembrariam. O populismo na sua máxima expressão.

Marcelo

"O ex-presidente do PSD e actual comentador da RTP, Marcelo Rebelo de Sousa, aconselhou, em declarações proferidas durante o seu programa «As Escolhas de Marcelo», o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a enviar para o Tribunal Constitucional (TC) a lei da paridade aprovada esta semana na Assembleia da República. "

Como não se pode convocar um Conselho de Estado cada vez que o Chefe de Estado fala ou vai falar, Marcelo aproveita a sua posição de comentador de TV para falar. De olho em Belém, será homem para aconselhar uma cama a Cavaco?

Que dia.

Acidentes.

"O factor humano é a principal causa dos acidentes de viação que ocorreram em Portugal em 2005. Este é o principal resultado de estudo inédito realizado pela Brigada de Trânsito (BT), apresentado esta quarta-feira no Seminário Internacional de Segurança Rodoviária. "
A sério? E nós a pensar que a culpa era das estradas.

A habitual coerência.

"Vinte anos volvidos sobre o desastre na central nuclear de Chernobyl, os especialistas na matéria ainda não tem pareceres definitivos sobre o raio de alcance da contaminação radioactiva e o carácter de mutações que marcarão homens, animais e plantas da Europa Central. "

Curiosamente os que estão contra a instalação de centrais nucleares em Portugal para fins civis são os mesmos que defendem a sua construção no Irão para fins militares.

Resistência.

"Pelo menos dois dos três atentados à bomba perpetrados segunda-feira à noite em Dahab, província de Sinai, que causaram pelo menos 23 mortos e 62 feridos, foram provocados por suicidas, indicaram hoje fontes da segurança. "

A resistência intensifica a sua luta contra a ocupação americana. Desta vez no Egipto, em dois restaurantes, Nelson e Alaeddine, e o supermercado Ghazala numa estância balnear que é na verdade um campo de treino da CIA. Entre os mortos encontra-se uma criança alemã que não merece qualquer destaque porque não foi morta por nenhum israelita.

25 de Abril: as surpresas de Cavaco.

"Cavaco fez um discurso contra-corrente - contra a própria corrente em que nos habituámos a situá-lo, contra a corrente onde identificamos muitas das personalidades (e interesses) que o apoiaram, e, finalmente, contra a corrente da agenda política e mediática. Preferiu focar as suas preocupações num tema central, ao contrário das viagens circundantes que costumavam ser os discursos presidenciais. E elegeu um tema a que não era suposto estar tão atento e sensível - esse tema "oculto" ou sistematicamente obscurecido pelo ruído ambiente que é o Portugal silencioso, remetido para as margens da exclusão social e da desertificação territorial, o Portugal desprovido de defesas ou representação política e corporativa, o Portugal desprezado e "improdutivo", "deixado por conta" nos critérios economicistas e tecnocráticos da competitividade e da rentabilidade, mas sem o qual só existimos como uma entidade amputada de uma parte essencial de si própria.

Discurso de "esquerda", de compaixão, de solidariedade, de alerta - que importam as definições? O que importa é a gravidade emprestada pelo Presidente ao compromisso cívico concreto que propôs aos portugueses e a que teremos de responder por acção ou omissão (a começar pelos que nele votaram nas últimas eleições). Não votei em Cavaco Silva, mas não me lembro de um discurso presidencial dos últimos dez a quinze anos que tivesse posto assim o dedo na maior ferida portuguesa. Só por isso - e não é dizer pouco - fizeram sentido estes 32 anos do 25 de Abril
(mais aqui)"

Vicente Jorge Silva

Casino de Lisboa.

"A Polícia prevê um aumento de criminalidade na zona do novo Casino de Lisboa. Num estudo de impacto na segurança, a PSP mostra preocupações acrescidas com as implicações que a actividade da sala de jogo vai trazer à área do Parque das Nações. O Comando Metropolitano de Lisboa garantiu ao PortugalDiário que vai haver reforço policial, nomeadamente através de gratificados. Além destes factores de perigo, de referir ainda que a periferia do Parque das Nações acolhe alguns dos bairros mais problemáticos da Grande Lisboa. A presença de gangs também foi ponderada, sobretudo na execução de crimes de furto no interior de carros e assaltos a clientes do Casino, o grupo de risco identificado."
Há notícias estranhas. Depois de nos informarem que a criminalidade há dois anos que vem baixando, surge agora a preocupação do novo Casino a fazer aumentar. Mais. Dizem que a periferia do Parque das Nações acolhe alguns dos bairros mais problemáticos da Grande Lisboa? Mas a Cova da Moura, Santa Filomena, 6 de Maio, Azinhaga dos Besouros estão na Amadora. Que ainda é longe. Ou será que existem bairros problemáticos em todo o sítio? O que coloca a simples questão “que raio de país é este?” Felizmente dos outros Casinos portugueses não há notícias de terem gerado o aumento da criminalidade.

Comunicação social.

"A Direcção-Geral de Viação quer obrigar os polícias a usar cinto de segurança nos carros patrulha. A ideia já foi apresentada no Conselho de Trânsito mas não agrada aos elementos das forças de segurança. Actualmente, além dos polícias, estão isentos da obrigação de uso de cinto de retenção os bombeiros, os taxistas e o pessoal do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica). "

PD

O uso obrigatório do cinto de segurança vai permitir a redução das mortes policias em emboscadas. Se o polícia abatido na Cova da Moura tivesse cinto de segurança já não tinha morrido porque, entre outras consequências, conseguia sair mais rapidamente da viatura. A comunicação social anestesia o povo com assuntos mesquinhos com o objectivo único de colocar no anonimato assuntos bem mais graves como a insegurança nacional que se vive e que causa graves danos ao cidadão deste país.

Criminalidade.

"Cerca de uma dezena de indivíduos, fortemente armados, roubaram, na madrugada de ontem, uma caixa multibanco (ATM) da dependência bancária do BPI, na Freguesia de S. Miguel de Souto, Santa Maria da Feira. Segundo testemunhos recolhidos no local, junto de moradores que assistiram, incrédulos, ao assalto, seriam 3h15 quando ouviram "um grande barulho de vidro a quebrar".Uma testemunha, que diz ter espreitado pela janela, conta que viu "uns onze homens encapuzados, vestidos de fato-macaco e com metralhadoras". "Fugi da Venezuela com medo dos crimes e agora vivi uma situação destas mesmo junto a minha casa", concluiu."

Felizmente a criminalidade está praticamente extinta e este foi o único crime ocorrido no último segundo. Diga? Quer que se escreva hora? Não? Dia? Não? Ok. Crime ocorrido no último milénio.

terça-feira, abril 25, 2006

Breve histórico da Revolução dos Cravos.


A luta do povo português contra o fascismo e a guerra colonial tornou-se um poderoso movimento de massas, abrangendo praticamente todas as classes e setores da vida nacional. Nos últimos meses de 1973 e nos primeiros de 1974, antecedendo imediatamente o 25 de Abril, o movimento popular de massas desenvolvia-se impetuosamente em todas as frentes: A primeira grande frente de luta popular contra a ditadura foi o movimento operário. A classe operária intervinha como vanguarda em toda a luta antifascista, em todo o processo da luta popular. A repressão caía violentamente sobre o movimento operário. Nunca, porém, o fascismo conseguiu liquidar e abafar a organização e a luta dos trabalhadores. Grandes greves dos operários industriais, dos transportes, dos empregados, dos pescadores, dos trabalhadores agrícolas, exerceram profunda influência no processo revolucionário.



De outubro de 1973 até o 25 de abril, além de muitas centenas de pequenas lutas nas empresas, mais de cem mil trabalhadores agrícolas do Alentejo e Ribatejo participaram numa vaga de greves que vibrou golpes repetidos, incessantes e vigorosos no abalado edifício do regime fascista. A segunda frente de luta popular contra a ditadura foi o movimento democrático. As formas de organização e métodos de ação de massas do movimento democrático português são um exemplo brilhante da associação do trabalho legal e do trabalho clandestino nas condições duma ditadura fascista. Mantendo sempre uma grande firmeza política e de objetivos, o movimento democrático nas mais pequenas condicionais possibilidades de atuação legal e semilegal, soube encontrar formas de organização e de ação que lhe permitiram esclarecer amplos setores e desencadear poderoso movimento de massas. A terceira grande frente de luta popular contra a ditadura foi o movimento juvenil. A juventude teve um papel de extraordinário destaque na luta contra a ditadura fascista. Os jovens (trabalhadores e estudantes) estiveram sempre nas primeiras linhas em todas as frentes da luta política, econômica e cultural, na agitação clandestina, nas manifestações de rua, nas atividades de maior perigo.


A quarta grande frente da luta popular foi a das classes e camadas médias. Os intelectuais, ao longo de quase meio século de opressão, constituíram sempre uma força de oposição, participando ativamente no movimento democrático e desenvolvendo toda uma ação cultural e de criação literária e artística contra o fascismo. Nos últimos tempos da ditadura, as ações dos intelectuais haviam-se intensificado. A criação da Associação Portuguesa de Escritores e os grandes movimentos dos professores do ensino secundário e dos médicos, com grandes assembléias, concentrações e greves, mostraram bem a oposição tenaz ao regime. Em todos os setores da vida social, o povo português passara à ofensiva contra a exploração e a opressão fascistas, pelas liberdades e pela solução dos seus problemas vitais. Na situação portuguesa pesava de forma crescente a guerra colonial com todas as suas conseqüências. Os efeitos da guerra sentiam-se na vida econômica, social e política e na situação das próprias forças armadas. A situação foi-se agravando ainda mais na medida em que os movimentos de libertação da Guiné - Bissau, Moçambique e Angola alcançaram sérios êxitos na luta armada. Por isso, nos últimos tempos do fascismo, o movimento contra a guerra colonial e as lutas nas forças armadas tornam-se um dos centros de polarização de descontentamento e de energias e adquirem uma importância cada vez maior. Os revoltosos contêm como podem a multidão e deixam os jornalistas seguir de perto os acontecimentosÉ a quinta grande frente da luta popular contra a ditadura que acabará por ser determinante para lhe pôr fim. A luta contra a guerra colonial e pelo reconhecimento do direito dos povos submetidos ao colonialismo português à completa e imediata independência, tornou-se nos últimos anos do fascismo um vigoroso movimento nacional.


Adquirindo crescente amplitude e tomando várias formas, essa luta travava-se em três frentes principais: a ação política, a resistência nas forças armadas e ações contra o aparelho militar colonialista. Correspondendo à ação política, multiplicam-se as ações de resistência no seio das próprias forças armadas. Nunca numa guerra colonial o número de desertores e refratários atingiu uma cifra comparável à registrada em Portugal. Segundo alguns cálculos, o número de refratários chegou a atingir quase um terço dos mancebos em idade militar. Na grande corrente emigratória um forte contingente era de jovens fugindo ao serviço militar e à guerra. A par das deserções, as manifestações de resistência nas forças armadas adquiriram um caráter cada vez mais freqüente e maciço. É nesta situação e neste ambiente que toma corpo o "movimento dos capitães" (Movimento da Forças Armadas - MFA). O "movimento dos capitães" traduz, nas forças armadas, a tomada de consciência do povo português da necessidade do fim da guerra e da pronta liquidação do fascismo. As forças armadas, que haviam sido durante quase meio século o principal apoio do fascismo, tornam-se dia a dia o apoio cada vez mais condicional e incerto. Ganhas para a causa da revolução democrática, acabaram por vibrar o golpe mortal na ditadura.


O agravamento das contradições e dificuldades do regime e o aprofundamento da crise interna, por um lado, e o vigoroso desenvolvimento da luta popular contra a ditadura e contra a guerra, por outro, indicavam que se aproximava a passos rápidos e seguros uma situação revolucionária. E ao levantamento militar sucedeu-se imediatamente o levantamento popular. No próprio dia 25, as massas populares apareceram poderosas, rodeando, acarinhando, apoiando e estimulando os militares, tomando elas próprias iniciativas de ação, fundindo o povo e as forças armadas numa mesma aspiração e num mesmo combate. Depois de quase meio século de fascismo iniciava-se a Revolução portuguesa que iria causar a surpresa e a admiração da Europa e do mundo. Em 25 de Abril de 1974 terminava, derrotada pelo Movimento das Forças Armadas - MFA e pelo povo a longa ditadura fascista de 48 anos que Salazar impôs ao povo português, ditadura tão estruturada, tão repressiva, que sobreviveu à morte do ditador ocorrida em 1970. Foi talvez a mais linda festa política dos oito séculos da história de Portugal: a multidão, milhares de pessoas em estado de júbilo, dançava, cantava, chorava, sorria. E se abraçava, e abraçava os jovens soldados sem medo dos fuzis. E ocorreu então um caso extraordinário, até hoje sem explicação. Não se sabe como nem porquê, havia cravos vermelhos nas mãos do povo. Homens, mulheres e crianças de cravos nas mãos. Milhares de cravos. E o povo enfeitou de cravos os fuzis militares. E do povo a revolução ganhou nome: Revolução dos Cravos!




Fonte: C E N T R O C U L T U R A L 2 5 D E A B R I L

25 de Abril de 1927.

Nasce Albert Uderzo na cidade de Fismes, no Marne. Aos cinco anos, já demonstrava uma incrível aptidão para desenhar. Totalmente autodidata, conheceu, em 1951, o parisiense René Goscinny (1926-1977), que viria a ser seu parceiro. Em 1959, no primeiro número da revista Pilote, que a dupla de amigos ajudara a criar, é publicada, na página 20, a primeira prancha com as aventuras de Asterix. Em 1961, a publicação do primeiro álbum, Asterix, o gaulês. No dia 5 de novembro de 1977, morre René Goscinny, deixando incompleto o álbum Asterix e os belgas. Em 1980, Uderzo passa a escrever e desenhar os álbuns da série. O grande fosso é lançado no mesmo ano, seguido por A odisséia de Asterix, O filho de Asterix, As 1001 horas de Asterix, A rosa e o gládio, A galera de Obelix, Asterix e Latraviata e O dia em que o céu caiu.

Mais aqui.

Até amanhã e boa sorte.

Discurso de Cavaco Silva.

"Tive oportunidade, nesta mesma casa, aquando da minha tomada de posse, de sublinhar a responsabilidade que impende sobre a classe política, nesse esforço de melhorar a nossa democracia e reforçar o prestígio das instituições da República e dos seus titulares". A comemoração do 25 de Abril seria uma ocasião propícia para reflectir sobre o que desejamos do nosso sistema político, o que esperamos do papel e do funcionamento dos partidos, o que é exigível do comportamento dos eleitos e demais agentes políticos, o que deve ser feito para que os cidadãos ganhem uma nova confiança e respeito pela actividade política e para que a democracia se revitalize e suscite na juventude portuguesa maior motivação e entusiasmo. Os agentes políticos têm de ser um exemplo de cultura da honestidade, de transparência, de responsabilidade, de rigor na utilização dos recursos do Estado, de ética do serviço público, de respeito pela dignidade das pessoas, de cumprimento de promessas feitas."

Cavaco Silva ousou ser o primeiro Presidente da República a não levar um cravo na lapela. Ousou também puxar as orelhas aos deputados, ainda que indirectamente. Crimes de lesa-majestade que vão fazer correr muita tinta.

Curiosidade. Será que os eternos ressabiados vão conseguir fazer uma análise crítica construtiva ao discurso de Cavaco, ou vão quedar-se por aspectos colaterais?

Freitas.

"[A utilização da força] devia ser considerada como a última das últimas soluções, só depois de esgotadas as vias diplomáticas e as vias das sanções económicas que o Conselho de Segurança das Nações Unidas poderá impor ao Irão se assim o entender", afirmou Freitas do Amaral, em declarações à Rádio Renascença. "Mas nem sequer estamos a contemplar a fase das sanções, quanto mais a fase de uma qualquer actuação militar. Em qualquer caso, terão sempre que passar pelo Conselho de Segurança"

DN

"Freitas do Amaral diz que ainda é cedo para retirar as tropas internacionais do Iraque"

Público.

Parece que também as verdades de La Palisse proferidas por Freitas incomodam os seus pares. Mas com verdades que são ...

Espiritualidades.

"O discurso anti-semita voltou a marcar as declarações do presidente do Irão. Poucos dias depois de ter dito que "Israel deveria ser riscado do mapa", Mahmoud Ahmadinejad exortou os judeus a deixar o Médio Oriente. "Como qualquer outro ser humano, têm o direito a viver com prosperidade e felicidade, beneficiando de segurança. Permitam-lhes voltar às terras de origem", disse Ahmadinejad. "Este falso regime não pode continuar a existir", acrescentou.

Shimon Perez, antigo primeiro-ministro de Israel, disse que a comunidade internacional não pode encarar com ligeireza as declarações de Ahmadinejad. "Houve uma altura em que Hitler foi encarado assim e depois arrependemo-nos", disse
. "

Parece que as escolas iranianas só ensinam Física e Química. História e geografia não é com elas. Adiante. A terra de origem dos judeus è a Palestina (antiga Judeia). Por isso .. Mas numa coisa ele tem razão. Preferíamos os judeus cá que os árabes. Basta ler os jornais franceses e espanhóis para perceber bem a diferença.

Benfica.

"Ainda com a entrada na Liga dos Campeões como motivação bastante, Ronald Koeman está a acabar a época como a começou: um comandante teimoso e míope que insiste em colocar jogadores fora das posições – ontem, Manduca, como número dez, foi a mais nítida, mas Ricardo Rocha, sem Ronaldinhos para marcar, é também um equívoco como defesa-direito – e erra substituições sem razão aparente. A entrada de Robert para o lugar do lesionado Simão é colocar um travão na equipa a que, minutos depois, se juntou o ABS Karagounis."

CM

A comunicação social está a tentar branquear as verdadeiras causas do falhanço benfiquista. Koeman foi obrigado a justificar as aquisições fantásticas (Robert, Marcel, Manduca, etc) alheias à sua vontade. Talvez fosse melhor procurar as razões no ambiente existente actualmente no balneário. Ambiente que o Expresso superiormente descreveu.

Provocação.

Curiosidades do nosso Oásis.

"Os portugueses estão a invadir as bombas de gasolina de Espanha para atestar os seus veículos. É uma verdadeira romaria em busca de preços mais baixos: aos fins-de-semana, dezenas de carros com matrícula nacional provocam filas infindáveis nos postos de abastecimento do país vizinho. Poupa-se pelo menos dez euros por depósito (ver tabela), e esta diferença de preços está a criar um nó na garganta dos empresários e funcionários do sector dos combustíveis em Portugal."

DN

Dilema.

"Do elenco de dilemas de Cavaco Silva para o seu primeiro discurso do 25 de Abril, o da indumentária não deverá ter sido um dos menores. Mais precisamente, a colocação do cravo na lapela. Se pusermos de parte a hipótese da intermitência, a Cavaco Silva colocavam-se apenas duas hipóteses - usar ou não usar -, sendo que ambas representam um gesto de ruptura. Se o Presidente usar cravo na cerimónia de hoje, cumpre a tradição dos seus antecessores, mas rompe com o gesto que se foi instalando na sua família política nos últimos anos. Se, pelo contrário, não colocar a flor na lapela, rompe com a tradição presidencial, mas manter-se-á fiel às suas origens políticas. É bizantina esta questão do cravo. (Mais aqui)"


Eis uma questão muito importante. Entre outras questões, era também importante saber se a indumentária foi comprada nas mesmas lojas dos seus antecessores.

Procura-se solução.

"Os comerciantes do Bairro da Picheleira nas Olaias, em Lisboa, dizem que o caso do homem que ali efectuou vários disparos de caçadeira em plena rua, ao final da tarde de domingo, não é uma situação isolada. “Nos últimos cinco meses isto andava mais calmo, mas é normal cada vez que se chateiam andarem aos tiros como demonstração de autoridade”, disse ao CM o dono de um café na Rua João Nascimento Costa, que pediu o anonimato para não ser alvo de represálias. Segundo o comerciante, aquela zona era calma até à construção de habitações sociais, há quatro anos. “Estragou-me muito o negócio. Os clientes têm medo”, disse."

O país é doutrinado com a solução oferta de habitação/nacionalidade. A verdade é que tal está longe de resolver o problema. Somente o transfere de um lado para outro. E quem paga são os novos vizinhos.

Apito Dourado.

"O presidente da Luz aproveita também para notar que «há coisas que têm de ser clarificadas completamente». «Temos o Apito Dourado e as coisas parecem estar a cair no esquecimento e até dá a ideia de que quem andou a investigar cometeu algum crime», lamenta Vieira, realçando que «compete aos clubes tomar uma posição e todos em conjunto devem dizer o que pretendem, mas tem faltado a coragem para, nos locais próprios, dizer o que deve ser dito», analisa."

E agora que Pinto da Costa não vai ser julgado (ler aqui), que cartas sobram a Vieira?

Macacos e homens.

"A Espanha desagrega-se. Zapatero reage aprovando a Lei Antitabaco. A ETA continua a extorquir e aterrorizar. Zapatero diz que não é o momento de falar desses assuntos e o seu governo empenha-se no combate à anorexia: modistas e costureiros são intimados a só fazer roupa para tamanhos acima do 34 e anuncia-se uma campanha para obter as medidas médias da mulher espanhola ( Não se sabe se esta campanha distinguirá as diferenças entre as medidas médias das mulheres da nação catalã, da nação andaluza e da nação euskal herria).

O auto dos atentados do 11 de Março revela que dos 40 implicados 34 estavam sob vigilância policial e que muitos deles trabalhavam como informadores dos serviços secretos, Polícia ou Guarda Civil. Simultaneamente as pessoas que primeiro estiveram em contacto com as principais provas da autoria dos atentados - uma mochila e dois automóveis - declaram publicamente que as provas foram alteradas. Ou seja a mochila com explosivos apresentada ao juiz Del Olmo não é igual àquela que os polícias dizem ter visto. Também as duas viaturas onde foram encontrados vestígios dos explosivos, impressões digitais e o video reivindicando o atentado estavam vazias quando foram identificadas, segundo afirmam os polícias que abriram pela primeira vez a Kangoo e o Skoda. Curiosamente o Grupo Parlamentar do PSOE que considerou que a investigação do 11M já chegara ao fim e defendeu não ser necessário chamar à comissão pessoas como Fernando Huarte - um antigo falangista agora militante socialista, amigo pessoal de alguns dos muçulmanos que são apresentados como autores do 11M e presidente da associação de Amigos do Povo Palestino Al-Fatah - esse mesmo grupo parlamentar abordou esta semana a importância da equiparação entre os macacos e os homens. Direitos humanos para os macacos é a reivindicação que será apresentada pelo deputado socialista Francisco Garrido. Segundo este deputado os recentes avanços da genética vieram mostrar-nos «la cercanía evolutiva y la vecindad genética que tenemos con nuestros parientes, los grandes simios». E assim por via da «cercania» nada melhor que ficarmos todos iguais. Se o novo critério para a igualdade for a proximidade genética acabaremos a discutir a bulimia com a mosca do vinagre e os orangotangos.

Por ironia do destino o momento que actualmente se vive em Espanha acaba a dar razão ao senhor Garrido: homens e macacos nem sempre se distinguem! Convirá contudo não esquecer que a nossa «cercania» é de facto Espanha e como tal deixar de considerar que basta ler o «El Pais» para perceber o que se passa no país «cercano». Em Espanha estão a dar-se acontecimentos muito importantes
."


Blasfémias.

"Esta é a madrugada que eu esperava"




25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
0 dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo




Revolução

Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta

como puro inícío
Como tempo novo
Sem mancha nem vício


Como a voz do mar
Interior de um povo


Como página em branco
Onde o poema emerge


Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação

Sofia Mello Breyner

"Alea jacta est", depois do adeus, tudo o vento levou

“Alea jacta est”

“A sorte está lançada”

Depois de atravessar o Rubicão foram as palavras de César.

“Ainda aqui, amigos, podemos voltar para atrás; contudo, assim que passarmos esta pequena ponte, só poderemos contar com a força das armas e a lâmina das espadas.” Suetónio, Júlio Deificado

“Também tu , meu filho!” disse Júlio, quando Brutus foi direito a ele com um punhal.
Júlio César escapou vivo de muitas batalhas renhidas para acabar assassinado, no Senado, por Brutus e muitos outros, cobrindo a face de vergonha com o seu manto rubro.

Nós os animais ditos irracionais e sem alma, como os humanos nos gostam de ver e gostam de acreditar, parece que temos alma e existimos e logo temos emoções como os humanos.

Gostamos da Natureza que respeitamos, temos momentos de alegria e de tristeza, vivemos conforme os ciclos que a luz do sol nos dá, sabemos que os ventos podem trazer chuva ou frio, vivemos de coisas simples e conhecemos os que são nossos predadores e aqueles que o não são.

A propósito de predadores, há dias, um humano do sítio dizia que queriam acabar com uma sociedade secreta, chamada de maçonaria, coisa que só conheço de ratos que aparecem aqui pelo sítio e que falam com outros ratos que vivem por esse mundo fora e que pelo seu espírito gregário sabem coisas que muitos humanos nem sonham que existem, excepto os que são actores nos teatros que manipulam, os sítios “Urbi et orbi”.

Será que os dados já estavam lançados muito antes daquilo a que alguns humanos, mais por conveniência que por convicção, chamam de revolução de Abril?

Quantos teriam dito palavras semelhantes às de César, antes de ser apunhalados pela cobardia da traição? Diria que muitos, tantos, que se perdeu a conta.

Claro que a traição é sempre compensada, desde que se tenham as costas quentes e costas quentes será coisa que não faltará por esse sítio fora, costas quentes e bolsas com 30 dinheiros, porque a honra é coisa que não existe, tal a estirpe de criaturas que clamam e que querem mais e sempre mais.

Portanto o exército de valentes de conveniência, deu origem a um exército de salteadores de todo o tipo, que o direito não agarra, porque o seu estado o não é.
E depois do adeus, como dizia a canção, com poema sem graça e pouca métrica, apenas servirá para lembrança do adeus a tudo o que estava bem e para recordar tudo o que mal continua, porque é preciso confundir para melhor reinar.

Assim ficou um sítio sem Estado, apenas dele sobrevivendo os vermes que se alimentam do seu cadáver putrefacto, através de todo o tipo de crimes, como o nepotismo, tráfico de influências, branqueamento de todo o tipo, usura e complacência para com os plutocratas, violência impune, aviltamento da autoridade para melhor reinar, invenção de números, aumento interminável de impostos para alimentar a oligarquia instalada em todo o espectro político, e o poder ao serviço da plutocracia instalada. Amanhã o povinho e os outros, por conveniência, irá pôr os cravos ao peito, os cravos que decerto são criados em estufa e que murcham decerto mais rápido que os cravos que crescem sem pesticidas.

É este o estado do sítio, sem futuro e sem horizontes, pelo menos para a grande maioria dos humanos do sítio, o sítio da esperança roubada.

Fiquem bem os quiserem assim ficar, se não gostarem deitem-se ao lado, como fazem os cachorros que não comem a ração que o dono lhes deu, porque não há nada a comemorar e amanhã não é Dia de Todos os Santos…

segunda-feira, abril 24, 2006

Saudades da nossa juventude.

O negócio da Saúde.

"O Ministério da Saúde quer construir em Chelas, na zona Oriental de Lisboa, uma nova «cidade hospital», escreve o Diário Económico. Para o efeito, o ministro Correia de Campos está em negociações com o presidente do município lisboeta, Carmona Rodrigues, para viablizar a construção do novo Hospital de Todos-os-Santos, sendo também possível a transferência para Chelas do Instituto Português de Oncologia (IPO). Refira-se que o futuro Hospital de Todos-os-Santos deverá substituir os hospitais de São José, Desterro e Capuchos e tudo indica que a sua construção irá contar com a colaboração dos privados em parceria com o Ministério da Saúde. Já a gestão clínica deve ficar nas mãos do Estado através de uma entidade pública empresarial. "

"Fecham bons Hospitais centrais com bom funcionamento e vão "construir" em Chelas, fora de mão e numa altura que Portugal está sem dinheiro e os portugueses carregadíssimos de impostos. Quando a cidade hospitalar estiver pronta, os terrenos dos estabelecimentos encerrados vendidos e a Golden Share garantida, a mesma será entregue à exploração privada como cidade hospitalar S.A..

Não será necessário consultar qualquer vidente, árabe, asiático, africano ou brasileiro para adivinhar estas coisatecas de cabeças carecas, que só aspiram ao bem do povo
."

Air Force One.

"Um vídeo colocado a circular na internet mostra pretensas imagens do Air Force One – o avião oficial do presidente norte-americano – a ser vandalizado com um graffiti, com as palavras ‘Still Free’ (‘Ainda Livre’). A Força Aérea dos EUA chegou a investigar, mas concluiu tratar-se de um embuste: o avião presidencial está limpinho e tudo não passou de uma montagem, por sinal, muito bem feita."

Quem leia esta notícia até chega a pensar que o Air Force One está estacionado à esquina da rua da Casa Branca, ao alcance de qualquer um.

Para memória futura.

"Cerca de 80 mil pessoas, segundo a Polícia, desfilaram em silêncio, ontem, em Bruxelas em homenagem a um jovem de 17 anos, Joe Van Holsbeek, que foi assassinado na sequência de um assalto em que tentaram roubar-lhe um leitor de MP3. Os meios da comunicação social belga divulgaram as imagens captadas por uma câmara de vídeo-vigilância em que se vêem dois suspeitos de envolvimento no crime de origem magrebina. "

Bluff.

"O deputado socialista e ex-candidato a Belém Manuel Alegre considerou, hoje, que será que "um péssimo começo" se o Presidente da República decidir "puxar as orelhas" aos deputados no discurso que irá fazer no 25 de Abril. Lembrando que o Presidente da República e o Parlamento são dois órgãos de soberania diferentes, Manuel Alegre sublinhou que Cavaco Silva "não é o comandante supremo do regime".

Contudo, Manuel Alegre recusou julgar "antecipadamente" o adversário nas presidenciais de Janeiro, apesar de reconhecer que Cavaco Silva "tem estado muito calado" desde que tomou posse, a 9 de Março. "Assumo a responsabilidade da minha ausência. Não vou justificar a falta e, pelo menos no meu caso, deve ser aplicado taxativamente o regulamento", afirmou, considerando, contudo, que a decisão de antecipar o dia das votações de quinta para quarta-feira "é discutível
".

Cavaco não necessita que um deputado faltoso lhe dê conselhos sobre se deve ou não criticar os acontecimentos vergonhosos da Assembleia da República. Mais. Sendo, segundo a Constituição, o Presidente da República o garante do regular funcionamento das instituições democráticas (como é a Assembleia da República), é natural que Cavaco tenha de prenunciar-se sobre o que se passou.

Fantástico como Alegre é pródigo a esbanjar o seu capital político. Infelizmente parece que estamos perante mais um bluff.

Darfur.

"O Darfur, província sudanesa disputada por milícias árabes e tribos africanas, é o novo alvo das atenções do líder da Al-Qaeda. De acordo com um registo áudio divulgado, ontem, pela cadeia de televisão Al-Jazeera, Ussama ben Laden pede aos muçulmanos que se envolvam na jihad (guerra santa) no Darfur, antevendo, desde já, um conflito "de longa duração contra os ladrões cruzados". Isto por entender que o Ocidente está a tentar dividir o país, em nome do petróleo.

Declarações enjeitadas, prontamente, quer pelo regime islamita quer pelo Movimento para a Justiça e a Igualdade (JEM), um dos dois principais grupos rebeldes do Darfur. Jamal Mohammed Ibrahim, porta-voz do Executivo, assegurou à AFP que "não há nenhuma possibilidade de cruzada" no Darfur, até porque este é "um problema interno". Ou seja, Cartum não está minimamente interessada na chegada em massa de mujaedines, na medida em que isso poderia forçar o envio de uma força internacional.
"

DN

A estratégia de Bin Laden passa pelo aumento do preço do petróleo, destabilizando as regiões produtivas. E tem razão. As empresas petrolíferas estendem os seus tentáculos e asfixiam a sobrevivência ocidental. Depois existem muitos ocidentais a acreditar que a culpa é dos americanos e a defender o herói Bin com unhas e dentes. Não é fácil e ele sabe bem como funciona.

domingo, abril 23, 2006

Polícias contra «crucificação» de agente.

"O Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP) criticou sexta-feira a «ligeireza» com que «várias entidades responsáveis pela Polícia de Segurança Pública» tentaram «crucificar» o agente filmado a 12 de Abril a agredir um jovem no Porto. Em comunicado, o Sindicato afirma não pretender «desculpabilizar qualquer comportamento susceptível de colocar em causa a dignidade institucional da PSP», mas firma não poder «deixar de criticar a ligeireza com que estas entidades se prestaram a este tipo de crucificação pública, à revelia de qualquer conclusão saída do competente processo de averiguações e/ou disciplinar».

PD

"Se por parte dos Orgãos de informação fosse dada mais importância à vida que a maioria dos polícias leva, pois para garantir a segurança deles e da população em geral, sentem na pele grandes dificulades em actuações como a agora noticiada, que foi filmada pelo que parece por um amador, no entanto não se sabe se não foi tudo ensaiado para dessa forma denegrir a imagem da P.S.P, na pessoa do agente que interviu, à que lamentar este tipo de actuações no entanto à que averiguar a intenção do transgressor, questionando: o que se terá passado para que o agente agisse dequela forma? Que tipo de linguagem terá o transgressor utilizado para com o Agente? ect. ect.Á SIC e a todos os responsáveis desta emissora, pedesse que sejam mais claros e honestos quando lhes forem apresentadas situações identicas à agora notíciada, não tenham fome de queimqr os Polícias pois se pensarem bem, são estes que lhe s garantem a segurança bem como a dos seus familiares, sobretudo nas horas de descanço, horas estas, que não são remuneradas, como a dos jornalistas que têm fome deste tipo de notícia."

Bin Laden

"O líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, apelou para um boicote aos produtos norte-americanos e de todos os países europeus que se solidarizaram com a Dinamarca no caso das caricaturas de Maomé, numa nova mensagem áudio hoje divulgada. Na mensagem, atribuída a Bin Laden e divulgada pela cadeia de televisão árabe Al-Jazira, o líder terrorista apela aos muçulmanos que «prossigam a campanha de apoio ao profeta alargando o boicote aos Estados Unidos e aos países europeus que se solidarizaram com a Dinamarca (...) e entregando os que ofenderam o profeta à al-Qaeda». "

Parece que os europeus (especialmente os Dinamarqueses) vão aprender a liberdade de imprensa. Que pena os interesses petrolíferos gerirem o mundo. É que teria piada um boicote ao petróleo. Especialmente agora que ele caminha para os 100 dólares o barril. E uns carrinhos a hidrogénio até ajudavam a combater a poluição…

"Cavalo velho não pega andadura"

"Cicciolina, a estrela porno mais famosa do Mundo, propôs conseguir a paz mundial através de um método, no mínimo, ‘sui generis’. Para cumprir o objectivo, Cicciolina ofereceu o seu corpo ao líder da rede al-Qaeda, em troco do fim das acções terroristas. "
Trata-se de uma proposta desonesta. O homem ia partir os dentes em carne tão dura.

Escravidão.

"As pontes – como os feriados – prejudicam a economia e a produtividade do País. Os onze feriados oficiais de cada ano mais o Carnaval e o feriado municipal têm um impacto de 4,4 mil milhões de euros – três por cento no Produto Interno Bruto (PIB) português, que é pouco superior a 147 mil milhões por ano. Para minimizar estes custos, a UGT propõe que os dias gozados como pontes passem a ser descontados nas férias dos trabalhadores. A grande maioria dos Estados-membros da União Europeia tem dez dias de feriados oficiais em cada ano. Não se sabe se a proposta da UGT levaria a gozo obrigatório de ‘pontes’ em troca com as férias, mas em algumas empresas essa norma já existe e por exemplo, amanhã muitas firmas estão fechadas e o dia é descontado nas férias dos trabalhadores."

CM

Portugal tem mais 3 feriados que a média europeia. Será isso que a coloca no fim da lista produtiva? Não parece. De qualquer forma em muitas empresas essa norma já existe pelo que não é por aí que se salva a pátria. A solução está em motivar os trabalhadores e não em transformá-los em escravos. Não é preciso ir à Universidade para concluir isso.

É a resposta à compensação com dias de férias dada aos trabalhadores que não tivessem faltas.

sábado, abril 22, 2006

22 de Abril de 1950.


Nasce Peter Frampton. Peter Frampton is a British musician, best known today for his solo work in the mid-1970s as an "arena rocker". He originally became famous, however, as a member of The Herd and became a teen idol in Britain. He then worked with Steve Marriott (of the Small Faces) in Humble Pie, as well as on albums by Harry Nilsson, Jerry Lee Lewis, and George Harrison. His solo debut was 1972's Wind of Change. Frampton's solo breakthrough was the six-times platinum Frampton Comes Alive (1976), which included "Do You Feel Like We Do", "Baby, I Love Your Way" and "Show Me the Way". After his follow-up, I'm in You, was released, Frampton was involved in a serious car crash in the Bahamas. Upon his recovery, Frampton played a part in the Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band film, which failed spectacularly. In the 1980s, Frampton returned to recording, though he has never been able to top the charts since. His latest album is Now, and he embarked on a tour with Styx to support that album. After the attack of the World Trade Center in New York, Frampton decided to become a United States citizen. He was active in the U.S. presidential election, 2004 in support of John Kerry. Currently he is recording an instrumental album which will feature special guests such as members of Pearl Jam.

Wikipedia.

Criminalidade.

1/ "Um confronto entre dois grupos de etnias diferentes, durante a madrugada de ontem, no bairro da Belavista, em Setúbal, provocou dois feridos. A Polícia deteve uma pessoa na sequência do incidente.De acordo com a PSP, um desentendimento pelo não pagamento de uma conta num café do bairro levou os intervenientes a injuriar-se, seguindo-se agressões entre os grupos. Depois, começou a troca de tiros de caçadeira."

2/ "A Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias em que um casal de namorados de Martim, Barcelos, apareceu, sequestrado na mala do seu carro, junto à antiga lixeira municipal, em Alvelos. Quatro homens de etna cigana foram detidos, cinco horas e meia depois, em Prado e são apontados pelas autoridades como suspeitos do roubo e sequestro."

Face ao que se lê na comunicação social, alguém, minimamente honesto, encontra argumentos para contrariar a tese que a criminalidade está a diminuir?

Justiça.

"O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu "não tomar conhecimento" do incidente suscitado pelos jornalistas do 24 Horas destinado a impedir a abertura dos computadores apreendidos no caso "Envelope 9", disse o director do jornal. Os jornalistas vão, no entanto, recorrer ao Supremo. Pedro Tadeu, director do jornal 24 Horas, referiu à agência Lusa que a 5.ª secção do Tribunal da Relação de Lisboa entendeu não tomar conhecimento do incidente processual para impedir que o juiz de instrução ordene a abertura dos computadores, mas que os jornalistas vão recorrer desta (não) decisão para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o que poderá ter efeitos suspensivos. Neste recurso, destinado ao STJ mas que dará entrada na Relação de Lisboa, será alegado que os juízes desembargadores deviam ter "tomado conhecimento da questão".

Entretanto, o procurador-geral da República (PGR) afirmou ontem de manhã que a investigação ao caso do "envelope 9" está "praticamente feita", faltando apenas que o juiz de instrução do processo determine a abertura dos computadores apreendidos aos jornalistas do 24 Horas
."
Não são estes mesmos jornalistas que criticam a lentidão da justiça? Parece que eles são os principais causadores neste processo.

Finalmente portugueses.

"A segunda e terceira gerações de imigrantes que pretendam adquirir a nacionalidade portuguesa poderão fazê-lo a partir de Julho , quando entrar em vigor a nova Lei da Nacionalidade. A Lei da Nacionalidade, publicada esta semana em Diário da República, vai entrar em vigor a 11 de Julho e constitui, segundo o Governo socialista, "um passo importante contra a exclusão". A nacionalidade portuguesa poderá ser adquirida pela terceira geração de imigrantes, desde que tenham um progenitor nascido em Portugal. Será também concedida a nacionalidade portuguesa a imigrantes de segunda geração, mas, neste caso, o progenitor terá de encontrar-se em situação legal e m Portugal há pelo menos cinco anos. A nova lei permitirá igualmente a concessão da nacionalidade às criança s nascidas em território nacional e que tenham concluído o primeiro ciclo do ens ino básico. O estrangeiro que viva em
união de facto há mais de três anos com um português poderá adquirir a nacionalidade portuguesa após acção de reconhecimento dessa situação a interpor no tribunal cível. Os netos dos portugueses nascidos no estrangeiro vão também poder adqui rir a nacionalidade portuguesa.
"


A partir de Julho, os imigrantes passam todos a ser portugueses e acaba-se com o sentimento de exclusão. O efeito que mais se fará sentir será a quebra da criminalidade originada por eles. Será uma delícia ver esses novos portugueses a trabalhar com gosto para levantar Portugal.

sexta-feira, abril 21, 2006

Até amanhã.

Justiça e os seus comentadores.

"Santos Carvalho, um dos quatro conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça chamados a decidir sobre o futuro de Leonor e João Cipriano, condenados em primeira instância pela morte de Joana, quis absolver a mãe da menina do crime de homicídio. O juiz lembra que o julgamento não teve “testemunhas presenciais”, que os arguidos “remeteram-se ao silêncio”, que “as suas declarações no inquérito não podiam ser valoradas pelo Tribunal” – e, finalmente, “não foi possível o exame directo ao cadáver”, que nunca foi encontrado.O juiz não esquece ainda que as reconstituições dos factos só contaram com a colaboração de João Cipriano – “sem a presença da arguida Leonor Cipriano”.

E pela validação das reconstituições sem a presença da arguida, “como aconteceu” , o que é “ilegal e inconstitucional”, Leonor “devia ter sido absolvida pelo crime de homicídio”. Para Santos Carvalho, a mãe da menina só deveria ser condenada pelos crimes de profanação e ocultação do cadáver; e João, tio de Joana, pelos crimes de ofensa à integridade física, agravada pelo resultado (da morte), ocultação e profanação do cadáver
.

Os argumentos apresentados pela defesa no pedido de anulação da pena continuam a ser válidos: não se sabe se houve homicídio nem o que o aconteceu”, disse João Grade, ontem, ao CM.

CM

A justiça é muito complicada. Segundo o juiz, as reconstituições dos factos efectuadas somente pelo tio, João Cipriano, e que servem para condenar o próprio, não servem para condenar Leonor pelo crime de homicídio . Mas já servem para a condenar pelos crimes de profanação e ocultação do cadáver. Ocultação do cadáver da própria filha que aos olhos de muitos comentadores parece não ser crime. Os mesmos comentadores que criticam os juízes por defenderem as chapadas como forma de educação.

Veiga

Não me revejo nos comportamentos que ele tem assumido no clube, desde os comentários desprimorosos sobre elementos dos órgãos sociais até à forma como gere, entre aspas, o balneário, assumindo atitudes de tal forma prepotentes que já é conhecido pelo patrãozinho”. A dirigente garante que não se demite, e vai mais longe: “Não lhe reconheço capacidade profissional em determinadas vertentes para ocupar aquele cargo e considero que se tem servido do mesmo para ajustar contas com os inimigos que granjeou na sua actividade como empresário, prejudicando com isso o Benfica. E remata: “Não recebo lições sobre o que é bom para o Benfica de um dragão de ouro.”

Paula Pinho ao CM

Direito de resposta .

"É evidente que nenhuma maioria parlamentar pode admitir que cada dirigente administrativo demitido transforme a AR em sistemática câmara de eco do seu ressentimento contra o Governo. Mas no caso do ex-director da Polícia Judiciária, justificava-se tal audição, no exercício de um direito de resposta, visto ele ter sido directamente acusado no Parlamento (justificadamente ou não, isso é irrelevante para o caso). Na dúvida, deveria prevalecer o interesse da oposição na audição parlamentar (mesmo sabendo-se que ela não seria tão generosa, se fosse Governo...). De resto, não se vê que vantagem política tirou o PS da sua recusa."

Causa Nossa.

Nova metodologia 'reduz' desempregados.

"A redução de 0,9% do número de desempregados em Março, apontada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), não tem apenas causas naturais, mas também metodológicas. A diminuição deveu-se sobretudo a um inesperado crescimento homólogo dos empregados inscritos de 69,6% . Ou seja, num ano não só os desempregados inscritos diminuíram em cerca de 4 mil, como os empregados inscritos aumentaram em cerca de 11 mil.

Este crescimento pode ser, no entanto, parcialmente explicado pela entrada em funcionamento de uma nova aplicação informática que permite o cruzamento de dados entre o IEFP e a Segurança Social. Através deste sistema é possível identificar as situações em que um beneficiário de subsídio de desemprego está simultaneamente com registos de descontos ou aquelas em que se está inscrito nos centros de emprego como empregado à procura de outro emprego. E, em caso de acumulação de subsídio com registos de descontos, o sistema deixa de considerar os indivíduos como desempregados e passam a constar como empregados.

Contactado pelo DN, o presidente do IEFP admitiu que este instrumento, inserido no plano de combate à fraude e evasão contributiva, contribui para reduzir o número oficial de desempregados inscritos, na medida em que "quanto melhor funcionar o sistema de controlo, as irregularidades são mais facilmente detectáveis e a verdade reposta". Francisco Madelino lembrou, todavia, que o IEFP não produz estatísticas de desemprego e que estes números revelam apenas os fluxos mensais. Esta informação não acompanhou, no entanto, a informação da divulgação dos dados mensais do IEFP
."

DN

"A história repete-se. Nos tempos de crise económica os governos, seja qual for a sua cor política, não resistem à tentação de manipular os números na ilusão de conseguirem mudar a realidade.

Na crise de 1993, o aumento do desemprego desencadeou um impulso de limpeza de ficheiros no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que acabou por ser descoberta. Estava o PSD no poder. Em 2006, com o PS, alterou-se a metodologia de registo de empregados e desempregados, omitindo essa mudança. As questões levantadas pela inesperada e irracional descida do desemprego em Março mereceram, é verdade, respostas cautelosas. Mas levaram também a explicações como a antecipação do emprego sazonal criado pelo sector do turismo. E ao esquecimento de revelar que se tinham mudado procedimentos.

Afinal, como o DN hoje revela, uma das principais razões para a redução do desemprego e o aumento do emprego em Março está na melhoria dos sistemas de cruzamento de informação do IEFP. Neste momento, todos os que se declaram como desempregados mas, ao mesmo tempo, fazem descontos para a Segurança Social passam a estar na lista dos empregados. Como consequência, com os dados que são disponibilizados pelo Governo, não é possível comparar os meses de Março deste ano com os de 2005. Os universos são diferentes e o IEFP diz que não consegue avaliar os efeitos das mudanças que fez.

Ninguém que conheça os mecanismos da economia podia acreditar nesta espécie de milagre de redução do desemprego com a economia praticamente estagnada. Esse alerta foi feito, logo na altura, pelos economistas. Assim como se sabe que o indicador mais fiável do desemprego é produzido pelo INE.

A gestão de expectativas é a razão benévola que se pode encontrar para estas "mentiras com estatísticas". Mas só se consegue fazer acreditar que a economia vai melhorar se quem o diz for convincente. Mentiras ou omissões são mortais para a credibilidade. Tal como na história do "Menino e o lobo", ninguém volta a acreditar. O que é pena, já que a confiança nas instituições e nos seus protagonistas, ao reduzir a incerteza, pode acelerar a recuperação económica. As expectativas devem ser geridas com sensatez, o que parece começar a faltar.

A crise económica portuguesa é demasiado grave para se resolver com campanhas fáceis
. "

Suspenso.

"Um agente da PSP que agrediu um jovem a murro e a pontapé, na passada semana, no Campo Alegre (Porto), está impedido de fazer serviços de rua enquanto decorrer o inquérito, que vai ser conduzido pela Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI). "

JN

"O agente da PSP do Porto que aparece num vídeo amador a agredir repetidamente um jovem que, alegadamente, estaria a danificar, com outros três, um sinal de trânsito, está de baixa médica, que solicitou no dia imediato aos acontecimentos."

CM

Depois do alarme lançado pela comunicação social, o agente vai ser finalmente impedido de fazer serviços de rua. Isto apesar de se encontrar de baixa desde o sucedido. Provavelmente não poderá sair de casa para ir ao médico.

Vale a pena comentar?

"O nível de vida dos portugueses continuará a divergir da Zona Euro pelo menos até 2010. É este o cenário que a OCDE antecipa no seu relatório económico sobre Portugal, ontem divulgado. No mesmo documento, a Organização considera que as reformas decididas pelo Governo para reduzir o défice são as correctas, mas admite que a consolidação das finanças públicas exija que venham a ser tomadas medidas adicionais."

JN

"O Governo não vai alterar as suas previsões de crescimento da economia para este ano, mas os quadros pessimistas traçados nos mais recentes relatórios do Banco de Portugal, FMI e OCDE levaram ontem o ministro das Finanças a vir a público dizer que não hesitará em avançar com medidas adicionais para chegar a um défice de 4,6%. Teixeira dos Santos não quis adiantar que medidas poderá usar, mas garantiu que não serão aumentos de impostos. "

JN

Política de combate ao fogo florestal.

"O Conselho de Ministros de ontem aprovou a adjudicação de mais dois concursos de aluguer de meios aéreos de combate a fogos florestais. A Heliportugal e a Helibravo vão fornecer 16 helicópteros ligeiros, durante o quinquénio 2006-2010, no valor global de 42, 1 milhões de euros. A Aeronorte, por sua vez, fornecerá 14 aviões médios e ligeiros, durante os anos de 2006 a 2008, no valor de 14,9 milhões. Um avião Beriev 200 vai estar em Portugal, entre Julho e Agosto, para o combate aos fogos florestais, um investimento de 1,5 milhões de euros."

JN e CM

Tal como se previa nada foi feito no campo do combate aos fogos e o dispositivo de meios aéreos de combate a incêndios deste ano vai ser praticamente igual ao do ano passado. Mais. Contrariamente ao que o Governo tinha anunciado, ainda não é em 2006 que Portugal passa a ter em regime permanente aviões pesados anfíbios.

Sistema de Saúde.

"Uma idosa que sofria de um aneurisma faleceu poucas horas após ter sido assistida no Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, e mandada para casa com uma consulta marcada para três dias depois. Os familiares queixam-se de negligência médica e a Inspecção-Geral de Saúde já abriu um inquérito de averiguações."

CM

Felizmente sabemos que, conforme afirmado pelo prório, Sócrates usufruiu do nosso sistema de saúde.

Ui ui.

"A 2ª edição do Salão Erótico, a realizar em Lisboa entre os dias 13 e 16 de Julho, promete novidades como lutas de lama e concursos de «strippers» e espera atrair 50 mil visitantes, divulgaram hoje os organizadores do evento. O cenário para apresentar as novidades deste ano não podia ter sido mais bem escolhido, já que foi no meio da decoração e do ambiente do Cabaré Maxime que foram reveladas as principais novidades do salão deste ano.

«Vamos finalmente conseguir realizar as lutas de lama, que não conseguimos fazer o ano passado, vamos ter uma área de swing (troca de casais), um concurso nacional de strippers e um congresso de webmasters de conteúdos adultos», revelou a porta-voz do Salão Erótico, Bibian Norai, actual realizadora de filmes pornográficos e ex-actriz
."

Homem pacato.

"O homem que todos consideravam pacato e bom funcionário, transformou-se num ‘monstro’ ontem de manhã. Quando soube que ia receber uma nota de culpa, e provavelmente perder o emprego, o jardineiro da junta de freguesia da Pena, em Lisboa, um senegalês, de 56 anos, pegou numa maceta de pedreiro, em aço, e agrediu brutalmente quatro pessoas. Horas antes, no primeiro piso, o presidente da Junta tinha chamado o jardineiro para lhe entregar a nota de culpa, devido a uma violenta discussão com uma das funcionárias da secretaria no dia anterior,. “Ele não compreende bem português e terá interpretado mal”, disse ao CM Orlando Claro , secretário da Junta, que descreveu o jardineiro como um “homem pacato”. "


Por isso é que apreciamos as pessoas violentas. Quando não compreendem bem, pedem para explicar melhor.

Divulgue o seu blog!