sábado, março 31, 2007

New York New York

Cantando e rindo

"Portugal é um País patético. A identidade e a legitimidade do regime democrático foi subitamente perturbada por um concurso de televisão – “Os Grandes Portugueses”. A vitória de Salazar deixou a Nação à beira de um colapso intelectual. Certas vozes dispersas logo declararam a “morte simbólica do 25 de Abril” e a falência do “sistema educativo”. Algumas mentes mais ilustradas logo identificaram a formação de uma tendência política “neo-salazarista” e rapidamente constituída em sindicato de voto. Finalmente, um pequeno grupo de intelectuais “desvalorizou” a escolha de Salazar e desapareceu em profunda reflexão. Bastaram 65,290 telefonemas, e a confiança do Portugal democrático desceu ao nível de um programa de televisão e perdeu.

No entanto, o resultado poderá ter algum significado político. E desde logo pelo simples facto da História ter sido a grande ausente do programa. Em cenário histórico, o concurso tratou quase sempre de política. As figuras desfilaram ao ritmo das convicções políticas dos “defensores”, pequenas figuras históricas que ficaram resumidas a um conjunto de lugares-comuns, entre o caricato e o ridículo. O programa “Os Grandes Portugueses” serviu para evidenciar o sectarismo da política à portuguesa, a divisão do País entre “vilões” e “virtuosos”, a instrumentalização da História pela política. Quando quase todas as biografias continuaram a multiplicar a visão histórica do Estado Novo, a suprema ironia da vitória de Salazar serve apenas para confirmar a ortodoxia do programa.

Mas a comoção política da Esquerda surpreende pelo excesso. Convirá referir que, para a Direita, a figura de Salazar estará morta e não alimenta inspirações políticas. No entanto, Salazar continua a ser uma “referência” incontornável da Esquerda em Portugal. Mais do que uma “referência”, a figura de Salazar pertence por direito à “identidade” da Esquerda – o símbolo da ditadura, a ameaça da tirania e a sombra do fascismo sem os quais o projecto de Esquerda deixa de fazer sentido. A “reabilitação” de Salazar implica um sério abalo na “teoria” e representa a marca de uma conspiração que só poderá sonhar com a restauração simbólica do Ditador. Eis um sinal dos tempos – orfãos de Marx, de Lenin e de Stalin, a Esquerda encontra-se finalmente orfã de Salazar.
"

Carlos Marques de Almeida

E a criminalidade continua a descer ...

"Os roubos à mão armada aumentaram em Portugal no ano de 2006. De acordo com o relatório anual de segurança interna, registou-se uma subida de 10,8%, de 2025 para 2244 casos, nas áreas da PSP e da GNR. As forças policiais não têm dúvidas: "Há mais assaltantes a usar este tipo de arma", justificaram ao DN. A situação é tanto mais preocupante quanto se sabe que este modus operandi é sobretudo usado pelos agressores mais jovens e em acções de grupo. Esta faceta da violência foi sentida maioritariamente, no último ano, nos crimes contra as pessoas, habitações, estabelecimentos comerciais e na via pública (mais aqui). "

Etiquetas: , ,

Para memória futura.

"Entre Janeiro de 2003 e Dezembro de 2005 , os gabinetes governamentais movimentaram, em "práticas sistemáticas e anómalas", e muitas vezes "sem a mínima contrapartida", verbas quase quatro vezes superiores ao custo previsto para o novo aeroporto da Ota, que é de 3,1 mil milhões de euros. Segundo uma "auditoria aos gabinetes governamentais" ontem revelada pelo Tribunal de Contas, e que abrangeu os governos de Durão Barroso, Santana Lopes e o primeiro ano do actual governo de José Sócrates, "as despesas [dos gabinetes governamentais] com transferências correntes totalizaram 12,5 mil milhões de euros. Ora, ainda segundo o TC, "notou-se", a "nível orçamental, e "com prejuízo das respectivas transparência e verdade", uma "prática sistemática e anómala de, ao longo do triénio, se inscrever, como despesa dos gabinetes governamentais, verbas muito substanciais, destinadas a ser transferidas para as mais diversas entidades, públicas e privadas, estranhas a qualquer tipo de apoio aos gabinetes governamentais e sem a mínima contrapartida para os mesmos, assim se desvirtuando, orçamentalmente, as suas reais despesas". Estas "reais despesas" - custos com pessoal e funcionamento - foram bem menores: 216,3 milhões de euros. O Tribunal distribuiu estas verbas por anos, no período abrangido pela auditoria: 3,5 mil milhões em 2003 (governo de Durão Barroso); 4,2 mil milhões em 2004 (metade Durão, metade Santana); e 4,9 mil milhões de euros em 2005 (nos primeiros três meses Santana, depois Sócrates) (mais aqui) "

Etiquetas: ,

So what?

"Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 estados- -membros da União Europeia (UE), reunidos em Bremen (Alemanha), exigiram a imediata libertação dos 15 militares britânicos. A declaração dos diplomatas europeus - que afirmam o "apoio incondicional" da UE ao Governo de Londres - adianta que, se os prisioneiros "não forem libertados num futuro próximo, a UE tomará as medidas apropriadas" (mais aqui).
Qual é a definição de “futuro próximo” e “medidas apropriadas”?

Etiquetas:

Paulo Bento (SCP)


Versão "fedorenta".
O que eu me ri com isto.:-)

sexta-feira, março 30, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!

Diploma.

"A manchete do semanário Expresso coloca em causa o diploma de engenheiro do primeiro-ministro. José Sócrates foi aluno da Independente. Na capa do Jornal está escrito que a universidade emitiu o diploma de José Sócrates num domingo. "
Ora ora, trata-se de um diploma com carácter urgente.

Etiquetas:

E a cabala continua...

"Vale e Azevedo foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão pelo colectivo de juízes da 9/a Vara do Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, no âmbito do caso Ribafria. Vale e Azevedo já foi condenado em primeira instância em várias ocasiões: primeiro no caso da transferência do guarda-redes russo Ovchinnikov, depois no processo Euroárea (relacionado com a venda dos terrenos sul do Benfica), depois no processo "Dantas da Cunha" (burla e falsificação de documentos na venda de um imóvel) e agora no caso Ribafria (mais aqui).

Gente de segunda.

"A televisão iraniana anunciou hoje que vai exibir novas imagens de um marinheiro britânico capturado, o qual reconhece a «entrada ilegal» do grupo em águas iranianas (mais aqui). "
Curiosamente não se ouve a Amnistia Internacional ou afins a criticar esta exibição tipo troféu. Curiosos os desígnios desta gente.

Etiquetas: ,

Flying in a blue dream

Curiosidades.

"Paulo Portas é apontado pelos portugueses como o político capaz de fazer a oposição mais cerrada ao Governo de José Sócrates. O líder do maior partido da oposição, Marques Mendes, perde assim terreno para o ex-ministro da Defesa, numa altura em que Paulo Portas já prepara o regresso à presidência do CDS-PP (mais aqui)."

Sem comentários.

"Uma centena de jovens, da Covilhã e de Vilar Formoso, foram esta sexta-feira expulsos do hotel em Lloret del Mar, por mau comportamento (mais aqui)."

E a criminalidade continua a descer ...

"No ano passado registaram-se 7595 crimes praticados por grupos – mais de vinte casos por dia. Feitas as contas em relação a 2005, a criminalidade grupal aumentou 12,9% (mais 866 crimes), revelou o Relatório de Segurança Interna apresentado ontem pelo secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, e pelo general Leonel Carvalho, do Gabinete Coordenador de Segurança. O total da criminalidade participada subiu dois por cento (mais aqui)."

Imigração de qualidade.

"Uma organização criminosa estrangeira, "especializada" em assaltos a residências, onde as mulheres assumiam papel de destaque, foi desmantelada anteontem pela PSP do Barreiro na sequência de uma operação que foi o culminar de seis meses de uma complexa investigação. Cinco mulheres e três homens, entre os 19 e os 35 anos, acabaram detidos (mais aqui)."
Como diria o Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Éticas, Rui Marques, aqui estão imigrantes que “diariamente constroem connosco o país”. Os factos são como o algodão, não enganam. O que só revela que o comissário merece bem o seu ordenado na sua árdua tarefa de convencer os portugueses da necessidade e bondade dos imigrantes que para aí andam a viver do rendimento mínimo e assaltos. É que mão-de-obra qualificada não quer vir trabalhar de borla, não é?

Etiquetas: , , ,

eles disseram

Ao que parece os conselheiros do CDS fazem referências menos
abonatórias às mães uns dos outros. Acusam-se mutuamente de racismo o
que nos deixa a todos espantadissimos. E quando a coisa aquece
,garantem alguns partem para a bofetada.Na verdade nos tabefes para
resolver contendas popliticas têm pergaminhos no partido. Quem não se
lembra do telurico eurodeputado Rosado Fernandes, que um dia foi às
eurofuças de um colega seu por este o acusar, seguramente com
injustiça, de estar a soldo das tabaqueiras
(DANIEL OLIVEIRA)
.
Escolhidos por Santana Lopes quando era líder do Partido, os 75
parlamentares sociais-democratas foram herdados por Marques Mendes.. A
sua assuidade aos plenários e comissões deixa a desejar, a intriga é
uma constante e as visitas ao gabinete de Santana Lopes são frequentes
(ANGELA SILVA - expresso
.
Proponho a nova designação "Poortugal", cujo prefixo pode dar a entender aos turistas estrangeiros que o custo de vida cá é barato.
(RICARDO ARAÚJO PEREIRA)

quinta-feira, março 29, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!

À esquerda do pecado

"Liderando um só município (Salvaterra de Magos), o Bloco de Esquerda tem três autarcas arguidos. Já se sabe que não há culpados até trânsito em julgado. Mas também não há razões para conceder ao BE o benefício da dúvida que o BE não concede aos outros. Assim, pelo menos no que toca às autarquias, o BE é de longe o partido mais corrupto do País, quiçá do Ocidente. Pense nisso sempre que ouvir os sermões paternalistas dos seus deputados nacionais. E lembre-se do tempo em que a exuberante rectidão do BE não dispunha de uma realidade que a pudesse negar. Depois enxugue as lágrimas e seja compreensivo. O BE é apenas um daqueles partidos cuja genuína pureza diminui em função da proximidade ao poder. Tentemos todos, em eleições futuras, devolvê-lo ao rumo do aperfeiçoamento espiritual."

Alberto Gonçalves

Racismo e afins.

"O Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Éticas, Rui Marques, considerou a campanha contra a imigração lançada pelo PNR «profundamente ofensiva e escandalosa», não apenas para os 400 mil imigrantes que diariamente constroem connosco o país, mas também para a memória histórica dos portugueses», porque «ser português não é ser xenófobo» (mais aqui)."
Felizmente aparecem sempre alguns “pascácios” que fazem “brilhar” estes “comediantes” do politicamente correcto nas suas (felizmente) raras provas de vida. Essa do “diariamente constroem connosco o país” é de gritos. Acreditem que quase nos dava uma coisa má de tanto rir. O “moço” devia estar-se a referir àquele (entre outros) bairro de imigrantes cujo 90 por cento deles vivem de rendimento mínimo.

Etiquetas: , , ,

Bagdad? Iraque?

"Um automóvel com cinco cadáveres foi encontrado esta quinta-feira pela Polícia brasileira, na Cidade de Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os criminosos abandonaram o automóvel e os corpos, entre os quais quatro mulheres, a poucos quilómetros do local de ataque"

Criminalidade.

"A criminalidade em Portugal aumentou dois por cento no ano passado, relativamente a 2005, mas nos homicídios voluntários a subida foi de 20,5 por cento, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna/2006, apresentado hoje pelo Governo. A subida de dois por cento na criminalidade foi atribuída pelo Governo ao aumento de dois tipos de criminalidade: entre cônjuges ou análogos (30 por cento) e condução sem carta (22 por cento). Para o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, que hoje apresentou o relatório em Lisboa, o aumento destes crimes "envergonha o país". No entanto, salvaguardou que Portugal continua ser um dos países "mais seguros da Europa".

Outros dados relevantes avançados no relatório são o aumento da criminalidade cometida em grupo, que cresceu 12,9 por cento, e a subida dos crimes graves e violentos em dois por cento. No caso dos crimes violentos, o maior acréscimo (51,7 por cento) ocorreu no roubo a motoristas de transportes públicos, com 226 casos, seguindo-se a associação criminosa, que aumentou 37,5 por cento para 22 casos, e o rapto, sequestro e tomada de reféns, que subiu 26,9 por cento para 556 casos, sendo que a maioria se inclui neste último grupo e tem a ver, em muitas situações, com a coacção de pessoas levadas até máquinas Multibanco para levantarem dinheiro
(mais aqui)."
Sempre adorámos estas explicações científicas. Afinal a subida de dois por cento na criminalidade foi atribuída pelo Governo ao aumento de dois tipos de criminalidade: entre cônjuges ou análogos (30 por cento) e condução sem carta. Não conta o aumento de 20,5 por cento nos homicídios voluntários, o aumento da criminalidade cometida em grupo, que cresceu 12,9 por cento, e a subida dos crimes graves e violentos em dois por cento. Nem conta os roubos na via pública, que também fazem parte da criminalidade grave, registaram um aumento de 3,5 por cento (quase 12 mil assaltos num ano, ou seja, diariamente uma média de 32 pessoas são ameaçadas e roubadas na rua - ler aqui)."

Ou seja, só corremos o risco de ser assaltados, agredidos ou assassinados pelas nossas namoradas. Ficamos mais descansados.

Etiquetas: , ,

Ciganos

"Mais de meia centena dos desalojados das barracas do Bacelo, em Campanhã, demolidas terça-feira pela Câmara do Porto, recusaram dormir nos quatros das pensões que lhes foram atribuídos por "falta de condições". Pernoitaram nas suas carrinhas junto ao acampamento, disse ao DN o representante da comunidade cigana em Portugal (mais aqui)."
Os ciganos sentiram falta das baratas, pulgas, carraças, ratos e afins que viviam com eles nas barracas (ler aqui).

Etiquetas: ,

Sem comentários.

"Despiste do piloto Armindo Araújo fez cinco feridos. Em declarações à RTP1, um responsável da organização indicou que o acidente aconteceu numa zona onde a presença de público era proibida".

War Machine

Portugal em movimento.

"Desemprego, recibos verdes, contratos a prazo que nunca passam a efectivos trouxeram sete mil às ruas de Lisboa em luta pelo direito a fazerem projectos de futuro (mais aqui)."

Etiquetas: ,

O nosso Portugal.

"Um automobilista morreu ontem à tarde, quando a viatura que conduzia contornou as barreiras da passagem de nível automatizada de Famalicão da Nazaré, no concelho da Nazaré, e se meteu debaixo do comboio que partira das Caldas da Rainha com destino à Figueira da Foz. "Esta não foi a primeira vez que ele não cumpriu a sinalização e contornou as cancelas fechadas para atravessar a linha (mais aqui)"

Humor.

"O Irão afirmou, contrariando o que tinha anunciado anteriormente, que não vai libertar a soldado britânica Faye Turney, devido à “atitude incorrecta” do Reino Unido (mais aqui)."
Os árabes têm um sentido de humor muito peculiar. Deve ser por acreditarem que há virgens à sua espera no céu. E para ajudar à festa, o politicamente correcto ocidental anda apaixonado pelo pequeno fundamentalista.

Etiquetas:

E a culpa é de ...

"Um exercício militar com mísseis terra-ar de curto alcance, realizado esta quinta-feira na Marinha Grande, não cumpriu os objectivos iniciais do Exército, ao não serem destruídos os oito alvos seleccionados. Os militares envolvidos no exercício Relâmpago 07, para testar com fogo real o sistema de míssil antiaéreo Chaparral, responsabilizaram os alvos utilizados pelos maus resultados (mais aqui)."

Enquanto vai dando para rir ...


... mas quando vira choro !!! É uma tragédia.:-)

quarta-feira, março 28, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!

Lista de espera

"Trata-se, como é óbvio, de uma parcela insignificante num projecto que custará 3,1 mil milhões de euros e, além disso, Bruxelas ainda nem sequer entregou a Portugal a totalidade deste valor: até agora só desembolsou 8,5 milhões.

No entanto, o caso ilustra bem a forma como se faz política: os governos fazem opções, assumem compromissos financeiros – mas ninguém fora deste círculo privilegiado sabe muito bem o que está a acontecer. Na verdade, a maioria das pessoas pensa, ingenuamente, que o processo Ota ainda está no estimulante período de discussão pública. Ou seja, naquela fase em que, embora havendo uma primeira tendência, ainda não foi dada a luz verde (definitiva) sobre o terreno onde nascerá o aeroporto.

Infelizmente, já não estamos nesse ponto. O então primeiro-ministro Durão Barroso enviou o projecto para Bruxelas de modo a concorrer aos necessários fundos comunitários. Tempos antes, para consumo interno, Durão – ainda pintado de fresco no posto –, largara aquela magnífica tirada sobre as crianças e as grandes obras públicas: enquanto houver uma criança em lista de espera nos hospitais não haverá Ota nem TGV. Como é evidente, pensamentos com esta profundidade intelectual não são para levar demasiado a sério. Confrontado com a necessidade de tomar uma decisão importante, o então primeiro-ministro avançou sem grande alarido nem rebates de consciência: a Ota foi o lugar indicado no dossiê enviado para a União Europeia e aí repousa dignamente com o número 8 dos projectos aprovados da rede transportes europeus.

Significa isto que ainda é possível voltar tudo à estaca zero? Claro, é sempre possível recuar se os argumentos forem sérios. Mas para serem sérios, terão de ser inesperados. Por exemplo, que as primeiras escavações na Ota descobriram umas magníficas termas do período romano (gravuras rupestres já não servem) e que é de todo impensável demoli-las em nome do progresso. Desconfiada nestas matérias e para se precaver, Bruxelas já não atira dinheiro para o ar de uma só vez: à medida que os projectos avançam, vai entregando os subsídios. Mas, apesar desta legítima prudência (é por isso que Portugal ainda só recebeu 8,5 milhões de euros), os ecos da discussão que agita por estes dias Portugal não deixarão de surpreender a UE. Afinal, o destino do aeroporto está ou não decidido? O projecto, enviado por Durão e, mais tarde, reconfirmado por Sócrates, é para levar a sério?

Agora que se levantam dúvidas técnicas e de viabilidade económica sobre o projecto, percebe-se a falta de solidez e a precipitação de uma decisão importante para o país. Provavelmente, já não há nada a fazer. Sócrates não recua. Durão faz de conta que não é nada com ele. E o país volta a exibir a bagunça que é
."

André Macedo

Puro mediatismo.

"Esta Assembleia, órgão por excelência da soberania popular e sede primeira da democracia - essa democracia que o fascismo proibiu e espezinhou - tem o estrito dever de exigir da televisão pública as explicações que são devidas à luz do regime legal e constitucional a que está vinculada. Farsa particularmente atentatória dos valores da democracia e da liberdade que inspiram a Constituição da República, ao promover a apologia grosseira do regime salazarista e do ditador que o chefiou durante 36 anos, sem respeitar os critérios mínimos de rigor e isenção, num estilo hagiográfico digno dos piores episódios de falsificação e primarismo dos aparelhos de propaganda do Estado Novo. A forma como decorreu a votação para a eleição do «maior português de sempre» foi igualmente alvo das críticas de Fernando Rosas, que classificou o processo como uma «fraude» e «um despique de claques em que cada um votava quantas vezes lhe apetecesse».

Sublinhando que enquanto cidadão, historiador e professor sempre defendeu e praticou «a mais completa liberdade de estudo e abordagem da história contemporânea», já que o «pluralismo de escolas de pensamento é o cerne da liberdade de expressão» o deputado do BE lamentou que essa ideia não tenha também sido seguida pela RTP. «Isso foi precisamente o que não fez a RTP com o seu concurso farsa e a sua rasteira apologia do salazarismo», salientou, lembrando que a ditadura militar representou o principal factor de bloqueio à modernidade política, económica, social e cultural do país no século XX. «A democracia portuguesa, precisamente, nasceu da negação e da destruição desta infâmia política e moral», acrescentou
(mais aqui)"
Parece que os paladinos da democracia aproveitam tudo para conseguir espaço mediático. Enfim.

Etiquetas: ,

Norfolk Coast

UI.

"Um grupo de cerca de vinte alunos da Universidade Independente, arrombou a porta da reitoria ao final da tarde desta quarta-feira e barricou-se no seu interior. Garantem que não saem até o Ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, se pronunciar sobre a situação (mais aqui). "
Repararam no “aluno” que arrombou a porta? Espectáculo. Foi com cigarro na boca e sem o deixar cair. Ainda o convidam para o PP.

PP

"Maria José Nogueira Pinto anunciou esta quarta-feira a sua desfiliação do CDS-PP, bem como a renúncia ao seu mandato na Câmara Municipal de Lisboa, justificando esta decisão como sendo uma "uma prova de respeito pelo partido, pelos seus militantes e pelos seus órgãos" (mais aqui).
Bastou ouvir falar TELMO CORREIA para se perceber que o PP está mais forte do que nunca. Agora só precisa é de encontrar votantes.

Etiquetas: ,

Portugal em movimento.

"A Justiça já sabe do paradeiro de Esmeralda Porto, a menina da Sertã, de cinco anos, disputada pela família afectiva e pelo pai biológico. Na segunda-feira, Adelina Lagarto, a mulher que a cria desde os três meses, apresentou-se no Tribunal Judicial de Torres Novas (mais aqui)."
Já que a polícia não a prendia, a senhora, chateada de tanto esperar, entregou-se.

Curiosamente é que "continua com as persianas fechadas, há pelo menos três meses, a residência oficial do sargento Luís Gomes e da mulher Adelina Lagarto. Na urbanização Cancela do Leão, em Torres Novas, alguns vizinhos garantem que há meses que não vêm Idalina, nem a pequena Esmeralda. Parca em palavras a vizinhança garante que nada sabe, havendo até alguns que garantem desconhecer ser ali a residência do casal. A verdade é que depois de se ter apresentado voluntariamente a tribunal, e depois de aplicada a medida de coacção mais leve, (termo de identidade e residência), Adelina apresentou como morada o seu apartamento de Torres Novas. Mas ontem, segundo alguns vizinhos, ninguém a viu por ali (mais aqui) "

Etiquetas: ,

terça-feira, março 27, 2007

It had to be you


Lisa Ekdahl

Até amanhã e boa sorte!!!

Árabes amigos.

"A polícia francesa deteve ontem quatro pessoas nos arredores de Paris no âmbito de investigações, iniciadas em 2005, a grupos islamistas. Os quatro indivíduos, detidos na localidade de Trappes, terão mantido conversas telefónicas com outros suspeitos no caso. As investigações centram-se num grupo alegadamente liderado por Safe Bourada, um francês de origem argelina suspeito da preparação de ataques contra o aeroporto de Orly, o metropolitano da capital e serviços secretos. Este grupo foi desmantelado em 2005. O outro grupo investigado é suspeito de financiamento de actividades islamistas."
Eis uma matéria que dava uma boa dissertação para o politicamente correcto tentar explicar porque é que os terroristas atacam um país amigo. Efectivamente a França não participou na Cimeira das Lajes, nem invadiu o Iraque. Acreditamos que será muito científica.

Etiquetas: ,

Ciganos e casas.

"Bacelo: máquinas deitaram barracas abaixo e o lixo foi queimado. Famílias ciganas estão sem casa e não sabem onde vão dormir. Decisão nas mãos do presidente da Câmara do Porto, que só tem de assinar documento (mais aqui)".

Chamar casa a uma barraca rodeada de lixo, ratos e outra bicharada nociva à saúde fica bem para compor a noticia e apelar à lágrima do politicamente correcto. É evidente que estes detentores do Rendimento Mínimo terão casa de borla (melhor que a actual barraca) e sítio para colocarem os seus animais domésticos (situação que tanto preocupa a Plataforma Artigo 65 – ler aqui). Refira-se, como mera curiosidade, que durante estes anos todos em que os ciganos viveram em condições miseráveis nas barracas ninguém se preocupou. Enfim …

Etiquetas: , ,

A Europa e os outros.

"Nas páginas da imprensa europeia pode ler-se que uma juíza alemã se inspirou no Alcorão para decidir um caso de violência doméstica. Resumindo a história: uma alemã de origem marroquina apresentou queixa num tribunal de Frankfurt contra o marido por tratos quotidianos que incluíam a ameaça e o espancamento. A juíza decidiu não lhe conceder o divórcio alegando que a vítima casara segundo a lei islâmica e que o Corão permitia este tipo de comportamento. Para além do recurso já apresentado e da indignação geral, incluindo a das associações de imigrantes muçulmanos, não se sabe quantas voltas deram no túmulo muitos filósofos e pensadores alemães que contribuíram para formação doutrinária do moderno Estado de direito.

Não deixa de ser curioso que esta notícia surja na mesma semana em que em Berlim, e um pouco por toda a Europa, se comemoram os cinquenta anos da assinatura do Tratado de Roma. Lidar com a crescente imigração, em particular com a integração das comunidades de origem islâmica, é um dos maiores desafios com que a Europa se depara para as próximas décadas. Uma Europa secularizada, velha e com baixa natalidade, convivendo com comunidades religiosas, jovens e com elevadas taxas de nascimentos. No seu livro “Free World”, Timothy Garton Ash sublinha: “Para um europeu do século XV, dizer um europeu muçulmano ou um muçulmano europeu seria uma contradição nos termos, como dizer um “homem-mulher” ou uma “mulher-homem”. No século XXI, é simplesmente vital que se torne possível dizê-lo sem contradição.” (Alêtheia, 2006, p.277). Resta saber com que custos e dificuldades.

É evidente que a originalidade jurídica, agora noticiada, em nada contribui para resolver este problema, quer na Alemanha quer noutros países europeus. As democracias ocidentais distinguem-se pela separação entre as leis do Estado e as leis religiosas. Ora, é precisamente este traço distintivo, tolerante, das nossas sociedades que pode ajudar a que, apesar de todas as contrariedades, a integração social e cultural das comunidades imigrantes possa ser, não só possível, como um factor de desenvolvimento da Europa. Tudo o que seja o contrário do respeito pelas regras do Estado de direito democrático só poderá criar ainda mais obstáculos a este desafio. Alguém poderia fazer o favor de explicar isto, de preferência em alemão, à senhora juíza?
"

Nuno Sampaio

Pretty Fly (For a White Guy)

Boas notícias.

1/ "O Governo quer aumentar para 90%, até 2008, a taxa de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), prevendo um programa específico de inclusão para as pessoas com dificuldades significativas de inserção (mais aqui)."

2/ "Em cerca de dois anos, a taxa que serve de referência aos bancos cresceu quase 80 por cento e trouxe um encargo suplementar de 1,5 milhões de euros por ano às famílias com crédito à habitação."
Boas notícias para ciganos, imigrantes e afins tão necessários ao progresso do país. Também boas notícias para quem trabalha e paga impostos.

Etiquetas: ,

O habitual histerismo.

"Reacções indignadas à esquerda, centradas na RTP. Desvalorização à direita. E o PS dividido entre os que se confessam preocupados e os que encolhem os ombros, dizendo que se tratou apenas de um concurso. Foi assim que a classe política reagiu ao facto de Oliveira Salazar ter sido eleito o "melhor português de sempre" pelos espectadores do canal público. O PCP insurge-se contra o "branqueamento de Salazar". Vasco Cardoso, membro da Comissão Política comunista, considera "grave" que isto suceda "pela mão da televisão pública". Os comunistas lembram que a Constituição proíbe a apologia dos ideais fascistas. E aguardam que a RTP faça "uma reavaliação do tratamento que foi dado à figura de Salazar e ao papel que o fascismo representou para o nosso país".Também ao DN, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda admite que o seu partido chame ao Parlamento o director de programas da RTP. "A televisão de serviço público acabou por ser instrumentalizada para a promoção do ditador fascista", afirma Luís Fazenda. (mais aqui)."
A esquerda trauliteira, na sua habitual superioridade moral, prepara-se para censurar o concurso. Utilizando os métodos que tanto criticam, no seu vazio democrático esquecem-se do essencial aqui: o protesto contra a democracia, a classe política actual e o falhanço da democracia. Mas é evidente que isso não importa para o partido que se esforça por branquear os crimes cometidos pelos imigrantes.

Etiquetas: ,

Filme americano.

"A cidade de Setúbal ficou sem policiamento na noite da passada sexta-feira. Todos os elementos em serviço foram destacados para controlar uma luta entre bandos rivais do Bairro de Bela Vista, em que cinco homens foram feridos à facada, um deles em estado grave (mais aqui)."
Ao contrário do que possa parecer, trata-se de outro filme americano rodado em Portugal. Dificilmente num país sem criminalidade, sem ganges e com excesso de polícias podia ocorrer tal situação. Certo?

Etiquetas: , ,

segunda-feira, março 26, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!!

Dualidades de critérios.

"A CDU manifestou ontem, em comunicado, preocupação com a situação da autarquia de Salvaterra de Magos liderada pelo BE, afirmando que mais um dos seus eleitos (o terceiro) foi constituído arguido. Para a CDU, o facto de terem sido constituídos arguidos a presidente, um dos seus vereadores e agora o presidente de Juntaperturba a gestão desta maioria BE, se é que a não torna politicamente incompatível com as condições mínimas que permitam a defesa dos interesses das populações”. Ana Cristina Ribeiro foi alvo, sexta-feira à noite, de um jantar de “solidariedade” que contou com a presenças do coordenador nacional do BE, Francisco Louçã, que elogiou a política da “justiça e da transparência” de Ana Ribeiro, sem nunca se referir ao facto desta ser arguida desde Julho de 2006 e ter sido alvo de investigações por parte da PJ (mais aqui)."

Evidentemente, como Louça superiormente conseguirá explicar, são situações distintas, pelo que só interessa o que se passa na Câmara de Lisboa. Tal como se nota pela forma da nossa comunicação social abordar estes dois casos.

Etiquetas: ,

Para memória futura.

"Desde 2004 que os industriais alemães não criam novas empresas em Portugal, de acordo com um inquérito realizado no final de 2006 pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã. Na apresentação do inquérito, o presidente da Câmara do Comércio Luso-Alemã, Patrick Schwarz, disse que das 65 empresas que responderam ao inquérito, nenhuma fez novos investimentos na indústria desde 2004, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores e nos sectores do comércio e indústria. "

Etiquetas:

Festival Super Bock Super Rock

"Os americanos Mastodon Os norte-americanos Mastodon e Stone Sour e o mago da guitarra Joe Satriani são os novos nomes a juntar à jornada de peso do Festival Super Bock Super Rock (SBSR), a realizar a 28 de Junho, no Parque Tejo, em Lisboa, que tem nos Metallica os cabeças de cartaz (mais aqui)."
O Festival Super Bock Super Rock sempre teve melhor cartaz que o Rock in Rio. E este ano confirma.

Salazar é o «Grande Português»

"Antigo ditador português foi escolhido como o «melhor português de sempre» pelos telespectadores da RTP1, que votaram no concurso (mais aqui)."
Concordamos inteiramente com a afirmação de Jaime Nogueira Pinto «Isto essencialmente é um concurso. Não vamos fazer disto nem uma catástrofe política nem uma grande restauração política”. No entanto o resultado reflecte a exibição de um cartão amarelo aos nossos políticos. De qualquer forma o concurso quebrou o verniz do politicamente correcto e demonstrou a falsa superioridade moral bem patente no mau perder de Odete Santos.

Etiquetas: ,

Foolin

Criminalidade continua a diminuir.

"Dois homens, de 19 e 20 anos, foram detidos pela GNR após uma perseguição que começou junto à Amadora, percorreu quase todo o IC19 (Lisboa-Sintra) e só terminou em Rio de Mouro, já perto de Sintra, provocando dois acidentes. Os suspeitos, residentes no bairro de Santa Filomena, na Amadora, roubaram um carro do Corpo de Segurança Pessoal (CSP) da PSP. Apesar de não terem sido feitas detenções, foram apreendidas duas pistolas 6,35 mm, nove armas brancas e um spray (mais aqui)."
Ao contrário do que possa parecer, trata-se de filmagens para o novo filme “Portugal século XXI”. E nem sequer é baseado em factos verídicos porque, com aquele armamento e desastres provocados, os autores seriam logo detidos. Acrescente-se a estranheza do filme começar no Bairro de Santa Filomena na Amadora, sítio de trabalhadores e isenta de beneficiários do Rendimento Mínimo.

Etiquetas: ,

Malvada história.

"Foi apenas uma ideia. Uma pequena ideia. O sanguinário Marcus Aurelius, nascido nos idos de 186 d.C., tinha o estranho hábito de conceder cidadania aos povos que ia conquistando à custa da brutalidade dos seus soldados. Sem distinção de raça, credo, ou cultura. Ao jugo da espada, sobrepunha-se o jugo dessa espécie de passaporte que criava um sentimento de pertença, apesar do sangue derramado (mais aqui)."
Pequena correcção. Marcus Aurelius não foi um sanguinário nem conquistou povos. Efectivamente Trajano foi o responsável pela extensão máxima do Império em 117, ao estender a fronteira oriental até incluir a Mesopotâmia na alçada de Roma. O seu sucessor, Adriano, soube manter a enorme área do império e reconhecer que não valia a pena estendê-lo mais. Deu as conquistas por terminadas e construiu a muralha de Adriano no Norte de Inglaterra como símbolo do fim do Império. Este período de manutenção, por oposição à conquista, ficou conhecido como a Pax Romana que até o ano da morte de Marco Aurélio. Marcus Aurelius não nasceu “nos idos de 186 d.C.” mas sim a 26 de Abril de 121 e faleceu a 17 de Março de 180. O Édito de Caracalla ou Édito de 212 concedeu a cidadania romana a todos os habitantes livres do império.

8 anos de Bloco.

"O coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou, nas comemorações do 8º aniversádio do partido, que este nasceu a partir de uma "grande derrota da Esquerda portuguesa", que foi o "não" no referendo de 1998 à despenalização da interrupção voluntária da gravidez (mais aqui). "
Nasceu de uma grande derrota da esquerda mas está a ser uma grande vitória do país. Mais uns anos e será do mundo.

Etiquetas:

domingo, março 25, 2007

25 de Março de 1233.

Morre D. Afonso II.

Filho de D. Sancho I e da rainha D. Dulce, D. Afonso II foi o terceiro rei de Portugal. Nasceu em Coimbra em 12 de Abril de 1185, tendo morrido na mesma cidade a 25 de Março de 1223. Foi enterrado no Mosteiro de Alcobaça. Casou com D. Urraca, filha de Afonso VII de Castela e irmã da rainha Branca, mulher de Luís VIII, rei de França, que morreu em Coimbra a 3 de Novembro de 1220. Tiveram os seguintes filhos:
1. D. Sancho II, que herdou a coroa;

2. D. Afonso III, que herdou a coroa;

3. D. Leonor, nasceu em 1211; rainha da Dinamarca em 1229, pelo seu casamento com Valdemar III da Dinamarca; faleceu depois de 1231;

4. D. Fernando, nasceu depois de 1217; foi senhor de Serpa; esteve em Roma por volta de 1239 para implorar perdão de Gregório IX, por desacatos cometidos; faleceu por volta de 1243.

O monarca teve um bastardo de mãe que se ignora: 5. D. João Afonso, que morreu em 1234, sendo enterrado em Alcobaça.

Ocupou o trono em 1211. Não seguiu a orientação dos seus antepassados quanto ao alargamento do Reino, voltando-se somente para a organização da administração deste a para a consolidação do poder real. Assim, logo em 1211 reúne as cortes de Coimbra donde parece ter saído a primeira colectânea de leis gerais que mostram em Portugal, muito mais cedo que noutros países, a acção centralizadora do rei.

As Cortes de Coimbra destinaram-se principalmente a garantir o direito de propriedade, a regular a justiça civil, a defender os interesses materiais da coroa e a evitar os abusos. O desejo de firmar a soberania da coroa manifestou-se ainda nas «confirmações», raras até D. Afonso II a que, de 1216 a 1221, se generalizam como medida de administração pública, a nas «inquirições» que a partir de 1220 representam também uma tentativa de reprimir abusos.

Não teve quaisquer preocupações militares. Foi sem a sua presença que as tropas portuguesas intervieram na Batalha de Navas de Tolosa. Por iniciativa particular foram, neste reinado, conquistadas aos Mouros: Alcácer do Sal, Vieiros, Monforte, Borba, Vila Viçosa e, possivelmente Moura.

Retirado do O Portal da História.

Para os Pézinhos n'areia

Que país é o nosso?

"Primeiro, tentou atropelar um agente da polícia. Depois, esfaqueou outro. A polícia de Tetuan (cidade espanhola situada no Norte de Marrocos) só o conseguiu parar a tiro, depois de ter tentado esfaquear outro agente. Agora está internado, em estado grave, mas livre de perigo. O autor de todas estas peripécias é um português, de 31 anos, chamado Sérgio Paulo Ramos Barros. Natural do Montijo, o português reside em Tetuan desde 2000, onde tem um cadastro com mais de duas dezenas de crimes (mais aqui)."
Que país é o nosso que até os criminosos emigram?

Etiquetas: ,

Ases pelos ares

"Se o Governo quer a Ota, isso prova que a Ota é essencial. Por mim, a palavra do ministro Mário Lino basta. Há muito que as sinistras teias do boato sugerem uma explicação soberana para o aeroporto na Ota, só na Ota, sempre na Ota. Trata-se, claro, da velha tese da especulação imobiliária, com ‘testas de ferro’ que sondam terrenos de velhinhos incautos, terrenos comprados por uns tostões e figuras gananciosas que empurram o poder para o negócio e aguardam o lucro.

É impressionante, em pleno século XXI, existir quem se lembre de enormidades assim. Acreditar que a Ota se move por desígnios particulares equivaleria a acreditar que as nossas instâncias representativas são permeáveis à influência, à corrupção e à fraude. Afortunadamente, a maioria dos portugueses não vai em delírios, como não foi na patética tentativa de poluir a comprovadíssima licenciatura do eng. Sócrates, por exemplo. Excepção feita a umas dúzias de conspiradores e invejosos, os portugueses honrados sabem que os demais portugueses são tão honrados quanto eles. E que os portugueses no Governo, por inerência do cargo, ainda o são mais.

Se o Governo quer a Ota, isso prova que a Ota é essencial. Por mim, a palavra do ministro Mário Lino basta. Eu vi, entusiasmado, o eng. Lino defender a Ota a título de “compromisso pessoal” e de “interesse nacional”, duas qualificações que na cabeça de um governante autêntico e abnegado se confundem com naturalidade. E vi, de coração apertado, o eng. Lino confessar-se “triste” devido às críticas gratuitas do pérfido dr. Mendes. Não chega? Sobra. Mas também vi, há dias, o imparcial debate na Sic Notícias, no qual até os opositores da Ota acabaram por reconhecer a magnificência da escolha.

Claro que, à margem da verdade, ou seja, ao largo do interesse nacional, dos esforços do Governo e dos meios de comunicação que civilmente divulgam os esforços do Governo, subsiste uma doentia reacção à Ota. Uma reacção, imagine-se, fundamentada em estudos e irrelevâncias: a zona é um pântano; a topografia é um perigo; os ventos idem; os acessos são inviáveis; o aeroporto não comporta o volume de tráfego que o legitima; etc.

Convenhamos: nenhum dos pobres argumentos sobrevive ao confronto com as firmes convicções governativas e a opinião de especialistas com antena televisiva. Apenas a excessiva tolerância do primeiro-ministro o terá levado, esta semana, a admitir a pertinência de algumas dúvidas em volta da Ota. Mas de facto não há, nem haverá, quaisquer dúvidas.

Há, sim, uma oposição rancorosa que recorre a tudo para alimentar a baixa política. E há uns senhores (felizmente sem entrada nos debates técnicos) que, ao serviço de objectivos partidários ou piores, simulam sapiência ostentando títulos de geólogos, peritos em aeronáutica e engenheiros. Engenheiros? E Mário Lino é o quê? Já para não falar, evidentemente, do próprio primeiro-ministro
. "

Alberto Gonçalves, Sociólogo

Haja senso.

"Para pôr fim a acusações mesquinhas, o Primeiro-Ministro mudou a forma da sua apresentação pessoal, de "engenheiro civil" para "licenciado em engenharia civil". A nova fórmula é mais correcta, referindo a sua qualificação académica e não uma qualificação que em rigor refere uma profissão. No entanto, nas formas de tratamento social corrente entre nós é frequente usar a segunda como equivalente da primeira, pelo menos no caso da engenharia e da arquitectura, tratando por "engenheiro" e por "arquitecto" os licenciados nas correspondentes áreas, mesmo que não exerçam a profissão (mais aqui). "
A questão é muito mais profunda do que Vital nos tenta impor. Esquecendo o “amor pela camisola” patenteado pelo ilustre, que impede qualquer discussão lógica sobre a matéria em apresso, importa questionar se tal acontecesse com alguém de direita Vital seria tão benevolente.

Etiquetas:

Recursos.

"O recurso vai entrar na data limite, mas não vai impedir a marcação do julgamento. As defesas de Valentim Loureiro e José Luís Oliveira vão na prática repetir os argumentos que sempre utilizaram, ou seja, que milhares de escutas que constam no processo terão sido feitas sem controlo do juiz de instrução e transcritas fora dos prazos legais (mais aqui). "
O Major “provou” na televisão que as escutas compunham a parte da ficção com que era acusado. Não se percebe assim a razão de ser deste recurso.

Etiquetas:

Nacht der langen Messer

"Nuno Melo diz que "não faz sentido" que Maria José Nogueira Pinto esteja "recorrentemente a especular" sobre a saída do CDS/PP e invoque a qualidade de presidente do Conselho Nacional. Aliás, para o deputado, Nogueira Pinto não tem mais condições para se manter à frente daquele cargo, por ter "insultado dois terços do grupo a que preside" e por ter perdido a imagem de imparcialidade (mais aqui)."
Concordamos inteiramente com o Nuno. Maria José faz parte do CDS e não do PP. O CDS acabou. Existe agora uma agremiação de arrivistas que causa arrepios aos portugueses. Aos portugueses que votam nele…Por isso não faz sentido Maria José andar no meio de tal gente.

Blue Eyes

Elton John - 60 anos

Poucos devem ser os pais que encorajam os filhos a seguir talentos (ou devaneios) artísticos. O desejo de um emprego seguro, de resto, costuma falar mais alto... Mas no caso do casal Dwight, cujo precoce Reginald já tocava piano aos três anos, na sua casa num subúrbio de Londres, a história foi diferente. Oficial da Força Aérea, o pai Stanley, que em tempos tinha tocado numa big band, encorajou o filho a dedicar tempo e atenção à música, ao mesmo tempo que a mãe, Sheila, lhe comprava os discos dos novos artistas em cena, de Elvis Presley a Bill Halley...
Começou a tocar de ouvido e impressionou a primeira professora de música quando, depois desta lhe tocar uma peça de Haendel, o jovem estudante, então com 11 anos, a reproduziu de memória, ao piano. Aos 15 anos ganhou os primeiros trocos ao tocar num bar... Aos 19 formou uma primeira banda. Mas só aos 20 encontrou um nome. Homenageando dois mestres dos blues - Elton Dean e Long John Baldry - Reginald Dwight passou a apresentar-se como Elton John. Hoje, ao completar 60 anos, o homem a quem chamamos Elton celebra uma vida de invulgar sucesso com um concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque e, amanhã, com a edição de uma nova antologia de êxitos. Mas é Reginald Dwight quem pode agradecer a invulgar aposta dos pais.
Gastador compulsivo, tem casas por todo o mundo (cinco, segundo contas recentes). A sua admiração pelo futebol fê-lo investir largas somas de dinheiro no Watford Football Club em meados da década de 70. Apesar de uma irregular relação com o clube de futebol, e de já não ser sócio maioritário, é, por designação, o seu presidente vitalício.
Aos 60 anos, com uma vida finalmente recatada, é dos seus feitos musicais que se volta a falar nesta época de comemoração. Não admira, por isso, que o cantor e compositor faça a festa, hoje, sentado ao piano. Do mesmo modo como foi a sua vida.

DN

Inaugurações na Madeira.

"O presidente demissionário do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, inaugura, a partir desta segunda-feira e até ao dia 5 de Maio, véspera das eleições legislativas regionais antecipadas, um conjunto de obras públicas e privadas, que ultrapassam os 134 milhões de euros, noticia a Lusa (mais aqui). "
Sempre achámos piada às inaugurações de João Jardim...

Etiquetas:

sábado, março 24, 2007

Dialectos da Ternura (Da Weasel)


Ú, ... Ú, ... ye ... ye, ... faz ... faz !!!
... isto é que é música ! :-)

Sem Título

Cem!!!

"Os dirigentes do CDS-PP Luís Queiró e Orísia Roque encabeçam uma lista de «perto de cem» pessoas que vão testemunhar a favor de Hélder Amaral no processo por difamação contra Maria José Nogueira Pinto, noticia a Lusa (mais aqui)."
Cem? Por certo ainda se consegue arranjar mais testemunhas. Está na hora deste “transmontano invulgar” mostrar a sua fibra.

Etiquetas: ,

Para memória futura.

"À época, falei com Baltazar. Afável e falador, não se furtou a nenhuma pergunta. Admitiu que não tinha querido saber da mãe da criança durante a gravidez nem da criança no primeiro ano de vida, porque não acreditava que "era dele". O facto de ter tido relações sexuais não protegidas com a mulher em causa não lhe parecia motivo suficiente para pôr a hipótese de ser pai. Precisava de provas mais rigorosas. Na dúvida, desinteressou-se da criança. A primeira vez que a viu, explicou-me, foi no Instituto de Medicina Legal de Coimbra, em Outubro de 2002, aquando da recolha de sangue para os testes de ADN, e nem terá olhado bem para ela, muito menos tentado pegar-lhe. "Estava-me a guardar", explicou. Quando, no início de 2003, soube o resultado dos testes, assumiu a paternidade. Meses depois, pediu a tutela da criança. Disse-me que desde essa altura tentara vê-la, entrar em contacto com o casal que a tinha em seu poder, sem sucesso. De pai desinteressado, Baltazar passara a pai desesperado. Não é, como se sabe, uma mutação inédita, em coisas do coração.

Nessa altura, nada publiquei. Faltava o resto da história, o resto que veio depois, em Dezembro, quando o sargento Gomes foi preso e julgado. E porque as coisas do coração são assim, dadas as extraordinárias mutações, o carpinteiro da Sertã, que até ali fora o injustiçado, passou a vilão. Face ao sargento fardado que enfrentava seis anos de prisão "por amor", Baltazar era o estroina, o obstáculo à felicidade da família heróica. No reality show que a história de E. se tornou, Baltazar já foi expulso. Mas, seja qual for a decisão final dos tribunais, há coisas que não podem ser reescritas. Baltazar é o pai biológico de E. E, nesta história, com jeito, ainda se vai a tempo de um final (quase) feliz
."

Fernanda Câncio no DN

Etiquetas:

Agressão.

"Horácio Francisco alega que foi nessa altura que se deu a agressão, quando Nogueira Pinto ainda estava na sala onde se reuniu o Conselho Nacional. "Hélder Amaral mandou-lhe com a mão ao ombro e agarrou-a pelo braço, enquanto todos se levantavam para a apupar. Saltei da cadeira, tirei-a da sala e levei-a para o corredor onde falou com os jornalistas. Depois, levei-a para o quarto", assegura (mais aqui)."
Esperamos que Nogueira Pinto perca só por ser branca …

Etiquetas: , ,

Para os Pézinhos n'areia




Isto é que é música c´os diabos.

O Desespero do Desemprego, em Portugal

Nos últimos cinco anos e meio encerraram em Portugal quase 65.500 empresas. Entre elas, muitas do sector do calçado. Foi na região Norte do País que se concentraram a maior parte das fábricas de calçado. Tem sido por isso a região mais afectada com os consecutivos encerramentos nesta indústria.
Os motivos são quase sempre os mesmos:
- deslocalização para países com mão-de-obra mais barata
- falta de encomendas
- crise no sector.

Os processos em tribunal contra as administrações quase nunca dão em nada.
Os números oficiais do Instituto Nacional de Estatística dizem apenas que entre 2000 e a primeira metade de 2006 fecharam no País quase 65.500 empresas.

SIC Online
Não só no calçado, mas também no têxtil, nas cablagens para automóveis. etc.
A fuga das empresas para Leste (com mão de obra mais barata) e a "invasão" da China, no mercado europeu explicam este flagelo.
Portugal apostou erradamente em indústrias de mão de obra barata, ao contrário de Espanha. Muitos desses desempregados, pouco qualificados, já têm idades entre os 40 e os 50 anos. Dificilmente encontrarão novamente um posto de trabalho. Que futuro para este "exército" de desempregados e suas famílias ? Um autêntico beco sem saída ! A não ser a de emigrar ...
Este é um Desespero que me parece ser de todos nós, Portugueses, e o maior desafio que se coloca a qualquer Governo, do presente ou do futuro.

Eles brincam.

"Os 15 marines britânicos detidos ontem no Golfo Pérsico pelas forças iranianas foram este sábado transferidos para Teerão (mais aqui)."
O Irão adora brincar com o mundo. “Felizmente” conta com o apoio do politicamente ocidental.

Etiquetas: ,

Curiosidades.

"A história da Universidade Independente é assinalada pela presença assídua de individualidades, quer como docentes quer como alunos. O primeiro-ministro José Sócrates concluiu ali a licenciatura em Engenharia Civil quando ainda era deputado do PS. Armando Vara, também socialista, concluiu o curso de Relações Internacionais, três dias antes de ser nomeado para a administração da Caixa Geral de Depósitos. Pelo Centro de Estudos de Televisão, dirigido por Emídio Rangel, passaram nomes como José Alberto Carvalho, Ana Sousa Dias, Catarina Furtado, Margarida Marante, Júlia Pinheiro, Teresa Guilherme, Manuel Luís Goucha e Baptista-Bastos. A modelo Bárbara Elias, a ex-miss Portugal Fernanda Silva e o cantor Axel passaram pelas cadeiras da UnI, como estudantes do curso de Ciências da Comunicação. O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves, deu lá aulas, tal como o assessor do ministro da Saúde, Miguel Vieira. Os nomes de Alberto João Jardim, Joaquim Letria ou Filipe La Féria também estão ligados à Universidade Independente, como professores (mais aqui) .

sexta-feira, março 23, 2007

Para os Pézinhos n'areia

Até amanhã e boa sorte!!!!

Portugal modernizado.

1/ "O pai de Esmeralda declarou de rendimentos um total de 18 122 euros nos últimos sete anos (de 2000 a 2006), segundo apurou o CM junto dos serviços de Finanças da Sertã, onde Baltasar Santos Nunes apresenta as suas declarações fiscais. Segundo estes valores declarados, Baltasar Nunes, que tem como principal actividade a montagem de tectos falsos, auferiu uma média de 2588 euros anuais, o que equivale a um rendimento mensal de 215 euros e 70 cêntimos. Parcos rendimentos, portanto, para quem quer juntar ao agregado familiar uma menina de cinco anos (mais aqui). "

2/ A mulher do sargento Luís Gomes, condenado a seis anos de prisão pelo crime de sequestro da menor E., tem mandados de detenção activos e continua declarada contumaz. Em declarações ao PortugalDiário, fonte oficial do Tribunal de Torres Novas adiantou desconhecer os motivos por que Adelina Lagarto não foi detida na quarta-feira, altura em que se apresentou com a menor no Centro Hospitalar de Coimbra, para a avaliação física e psíquica da menina, determinada pela juíza do processo (mais aqui)."
Esta notícia tem características interessantes com algum interesse para meditar:

1/ Neste Portugal a economia informal impera, razão explicativa para muitos milagres financeiros na vida dos “pobres”;

2/ Certo jornalismo de causas deixa muito a desejar, especialmente quando tenta impor à opinião pública certas posições forjadas;

3/ A coincidência de factos aonde o politicamente mais correcto tenta esconder outros com contornos mais “estranhos”

Etiquetas: , ,

Ser or não ser?

"A partir do Portugal Profundo, António Caldeira, o mais polémico dos bloguistas, lançou dúvidas sobre o título de "engenheiro" do primeiro-ministro e conseguiu pôr o PSD a exigir esclarecimentos sobre o título universitário de José Sócrates (mais aqui)."
Eis um exemplo de como os Blogues substituíram o jornalismo. Especialmente quando este se demitiu de informar devidamente os cidadãos e se limita a ler certos discursos. De qualquer forma, a "eventual desactualização” do título universitário de Sócrates não terá repercussões neste nosso Portugal.

Etiquetas:

Morrer em alegria.

"Se deixarmos de ter o direito de rir dos terroristas, que arma é que resta aos cidadãos?", questionou Val, o director do semanário francês "Charlie Hebdo", no decurso da audiência sobre a publicação polémica de caricaturas do profeta Maomé, em que apresentou sempre como principal argumento a defesa da liberdade de expressão (mais aqui)."
Nem mais. Neste mundo politicamente correcto não resta mais nada aos cidadãos que morrer com um sorriso no lábios às mãos do “mal”.

Etiquetas:

Desemprego.

"Rohde vai fechar, 1300 trabalhadores em risco (mais aqui)".
O desemprego continua a diminuir. Desculpem não aflorarmos mais este assunto mas vamos a caminho da vigília pelos terroristas que é mais importante.

Etiquetas: , ,

Vigília.

"A Amnistia Internacional promove hoje, em Lisboa, uma vigília a favor do cidadão australiano David Hicks, «ilegalmente detido» em Guantanamo, desde 2002, sob acusação de terrorismo. A AI esclarece que David Hicks se juntou em 1999 ao Exército de Libertação do Kosovo onde se converteu ao Islão, tendo sido detido mais tarde pelo grupo rebelde pró-norte-americano da Aliança do Norte (mais aqui)."
Podem contar connosco. A nossa aspiração máxima é defender terroristas que matam mulheres e crianças inocentes.

Etiquetas: ,

Cavalos de Corrida

Portugal - Menor seduzida na Net acabou vítima de violação

Uma menina tinha o sonho de um dia ser manequim. Através de uma página de conversação na Internet, conheceu um homem que pensava ser a chave para concretizar, bem cedo, o desejo. Só que, em vez do estrelato como modelo, a menor acabou por ser violada e chantageada pelo indivíduo que a seduzira. Afinal, tudo não passou de uma fraude.
A fraude começou com o indivíduo a convencer a menor de que se tratava de um fotógrafo de uma agência de modelos. Conseguiu, assim, promover um encontro para uma sessão fotográfica. Mas as fotos, afinal, seriam mais do que aquilo que a menor pensava. O falso fotógrafo conseguiu, até, despir a menina e recolheu imagens de teor erótico e até pornográfico. Foi na sequência destas sessões que terão acontecido os crimes de violação. Caindo no "conto do vigário", a vítima terá entendido que tal seria o preço a pagar pela entrada no mundo da moda.
Perante este caso, a PJ lança o alerta os pais devem reforçar atenção ao tipo de conteúdos visitados pelos filhos na Internet. Isto porque os "chats" têm sido "meio privilegiado para a prática de crimes, nomeadamente sexuais", sobre menores.

Jornal de Notícias

quinta-feira, março 22, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!

Valentim.

"Valentim Loureiro considera-se inocente, por isso acha que não vai ser culpado, nem acusado de nada. Estas afirmações foram promovidas durante a «Grande Entrevista» da RTP, difundida nesta quinta-feira à noite (mais aqui)."
A entrevista de Valentim foi um espectáculo.

Etiquetas: ,

Solução.

"A Plataforma Artigo 65 criticou esta terça-feira a intenção do presidente da Câmara do Porto (CMP) de avançar com as demolições das barracas do Bacelo, onde residem 16 famílias ciganas, sem ter em conta a providência cautelar apresentada segunda-feira. As 16 famílias, a maioria de etnia cigana, que incluem 23 crianças, têm até terça-feira para abandonarem as barracas, nos termos de uma notificação que lhes foi entregue quinta-feira pela CMP. Contudo, a Plataforma diz que o realojamento em pensões é impossível dado que as famílias têm «galinhas, burros e outros animais. As próprias famílias não aceitam o realojamento em pensões (mais aqui)."
A melhor solução seria dar uma herdade a cada cigano. Assim já não tinham problemas com os animais. E podiam levar também com eles os ratos e as carraças que as actuais vizinhas agradecem.

Etiquetas: , , , , , , ,

Saúde.

"O Ministério da Saúde esclareceu, ontem, que ainda este ano deverá ser alterada a legislação de forma a simplificar o processo de licenciamento de clínicas privadas. Correia de Campos disse ainda que as clínicas privadas não licenciadas "têm de continuar a funcionar", a menos que surjam problemas, o que já conduziu ao encerramento de algumas. O ministro rejeitou o epíteto de clínicas "ilegais", uma vez que a maioria funciona com "qualidade aceitável" e o Estado paga pelo serviço prestado. (mais aqui)."
Fecham-se maternidades e urgências, permite-se que as clínicas privadas não licenciadas continuem a funcionar e simplifica-se o processo de licenciamento de clínicas privadas. Cada um que pense o que quiser…

Etiquetas: ,

Para os Pézinhos n'areia

Grandes democratas.

"Sobre a previsível vitória de Salazar nos ‘Grandes Portugueses’, tem-se sublinhado a ironia de a ‘eleição’ ser ganha por alguém que não admitia eleições. Entendo a ironia, não entendo o critério. Sem a dúbia ressalva do ‘contexto’, quem, na ‘lista dos dez’, representa a alternativa ‘democrática’? Os dois monarcas? D. Henrique? O Marquês de Pombal? Um navegador a soldo real? Um poeta com ardores ‘imperialistas’? Um diplomata que serviu Salazar? Pessoa, que admirou Salazar? Ou Cunhal, cônsul da URSS?

Caso levássemos o concurso a sério, o pior não estaria no desprezo de Salazar por eleições, mas no dos portugueses em peso. Excepto, claro, para elegerem ditadores, parentes de ditadores, funcionários ou simpatizantes. E isso, se não fosse uma brincadeira (repito), é que seria irónico
."

Alberto Gonçalves

be yourself

Todo o cuidado é pouco.

"O PS defende que devem ser os juízes ainda em funções no Tribunal Constitucional a analisar um eventual pedido de fiscalização da lei do aborto. Ao DN, Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada socialista, diz que não fez "as contas aos prazos", mas defende que "ainda devem ser os actuais". Em causa está o envio do diploma (que hoje segue para Belém) para o Tribunal Constitucional por parte do Presidente da República, Cavaco Silva. O interesse do PS em que sejam os actuais juízes a analisarem o assunto prende-se com o facto, soube o DN, de não haver por parte dos socialistas quaisquer garantias em relação à posição que os três novos conselheiros do PSD no TC têm sobre o aborto e o projecto da exclusão da ilicitude. Se a votação em relação à pergunta do referendo passou no TC por uma margem escassa (sete votos contra seis), a nova correlação de forças preocupa o PS e pode ter atrasado a negociação e a escolha dos nomes. (mais aqui)."

Etiquetas: ,

Assim vai Lisboa.

"Chão de ruas lisboetas já cedeu 12 vezes desde Janeiro (mais aqui)".

Para Smeagol


Un extrait de "L'Opéra Imaginaire"
Interprété par Le Coro dell'Accademia di Santa Cecilia de Rome

Traviatta (Verdi)

Para lamentar

"O inquérito parlamentar ao caso do envelope 9, terminou. Como a memória do tempo mediático é extremamente curta, sigamos o fio de Ariadne.

Para a investigação deste caso, transformado em escândalo pelo jornal 24 Horas, com apoio, em histeria, de toda a indústria mediatizada dos sectores do costume, o anterior presidente da República, tinha solicitado ao ex-PGR, chamado de urgência no dia seguinte às notícias, a urgência devida. Urgência foi dada e o inquérito criminal, na sua essência ficou concluído em princípio de Março de 2006, embora apenas concluído em Setembro de 2006, exclusivamente por causa da tramitação de um recurso interposto pelos arguidos no processo. Não fora assim, o Inquérito teria terminado logo, em Março e portanto em menos tempo do que agora demorou o Inquérito parlamentar .

Ainda assim, as explicações então dadas pela PGR, publicamente, não satisfizeram alguns urgentes que pediram inquérito parlamentar urgente também.

Um dos primeiros a fazê-lo foi José Pacheco Pereira, num programa de tv. E também, ao que parece, António Lobo Xavier, cada vez mais mimético e sincrético.

Aproveitando a ideia, o BE, no início de Outubro do ano transacto, propôs o devido inquérito parlamentar, aprovado por todos, menos pelo PSD. A ideia de base, deixava-se adivinhar: revindicta pura e simples pelo que se passou no processo Casa Pia e que durante meses e meses alimentou romagens a S. Bento e outras preces laicas, pelos estranhíssimos deputados do bloco. Prazo para esta urgência? 60 dias.

Prorrogados depois por mais trinta, quando o presidente das urgências, Vera Jardim, concluiu que não tinha tempo, em dois meses, para concluir a tarefa que a outros exigira ficasse pronta em meia dúzia de dias.

Onze deputados, ouviram e analisaram pessoas e documentos, destinados a apurar o seguinte: esclarecer em que condições foi solicitada à PT, a divulgação dos registos constantes do “Envelope 9” anexo ao processo Casa Pia, e quem seleccionou, processou e disponibilizou a informação e se algum dos procedimentos violou as leis e as garantias dos assinantes do serviço telefónico.

Conclusões? Simples e fornecidas agora mesmo, à sorrelfa do segredo exigível e mediante violação do dito, sem consequências, nem sequer disciplinares: A PT forneceu informação a mais e que não tinha sido pedida pelas autoridades judiciárias.

A resposta agora dada ao mistério, tinha já sido dada na própria AR pelo então PGR, uma semana após os factos eclodirem com estupor, no jornal 24 Horas.

Outra conclusão do Inquéirito parlamentar: o MP foi “desatento” e “esquecido”, neste affair.

O ridículo parece não ter sossego, nas bancadas da AR.

Sem esquecer as digníssimas declarações do deputado Ricardo Rodrigues, sobre a prestação de Souto Moura, e que só enriquecem a memória do Parlamento, onze deputados ficaram incumbidos de investigar durante 60 dias ( prorrogados por mais 30), matéria que alguns deles tinham exigido fosse investigada em dias que se contassem pelos dedos de uma mão.

Para além de investigarem algo que já se sabia, pôde ainda ler-se ao longo do tempo de duração do Inquérito que afinal demorou ainda mais tempo do que o do MP, algumas afirmações curiosas dos magníficos deputados do PS e afins.

Osvaldo Castro, uma das lendas vivas da resistência aos grunhos do fascismo universitário de 69, vice-presidente da Assembleia da República (AR) e presidente da Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias, assegurou publicamente que nunca este órgão de soberania pretenderia imiscuir-se em processos pendentes e ouvir magistrados intervenientes nesses processos, designadamente sobre a sua conduta e actuação processual.

Poucas semanas depois, no entanto, eram ouvidos Souto Moura e o próprio magistrado investigador, João Guerra, precisamente sobre a sua conduta e actuação processual. Osvaldo de Castro, impassível, continuou em funções, imperturbáveisl na sua coerência democrática.

Fernando Rosas, o grande inquiridor dos inquéritos parlamentares, descobriu contradições insanáveis nos depoimentos do investigador e do antigo PGR, em declarações amplamente divulgadas pelos media, numa aproximação curiosa do segredo de instrução dos inquéritos parlamentares.

Perante o esclarecimento das contradições, e na ausência de fogo de vistas sobre o antigo PGR, foi notícia o facto de o procurador João Guerra não se deixar fotografar...

Agora, a notícia, sumida e fugidia, antes das conclusões oficiais e denotativa do respeito que os próprios parlamentares dão ao cargo que desempenham, é apresentada no sentido de o MP ter sido “esquecido” e “desatento”. Através de uma desatenção aos cuidados mínimos a observar, na divulgação das conclusões dos inquéritos, dão a conhecer as desatenções do MP.

Porém, nem se dão conta da desatenção que representa, apontar culpas ao MP, por causa de umas diquetes que foram apensas a um processo que transitou para o juiz de instrução e de lá para um colectivo de juízes que ainda estão a julgar o mesmo processo.

Nem se dão conta que as críticas de desatenção e esquecimento, atingem sobremaneira, o poder judicial do julgamento, ou seja, o tribunal concreto que ficou com a posse efectiva dos autos e seus apensos, logo que remetidos e que os tem à sua guarda.

Nem se dão conta da contradição em que incorrem ao apodar o MP do inquérito, de desatento e esquecido, quando a notícia escandalosa saiu porque dois advogados do processo, tiveram acesso aos apensos, com disquetes incluidas, em Janeiro de 2005 e um deles pelo menos terá entregue as disquetes ao cliente. Nada disso despertou a atenção dos parlamentares.

Nessa altura, já o processo, com apensos e disquetes, estava, há mais de um ano, acusado pelo MP ( Dezembro de 2003); já tinha passado pelas mãos da juíza de instrução que pronunciou alguns arguidos, em 2004, e estava já na fase de julgamento, logo nas mãos de um juiz, no caso a juíza Ana Peres.

O que é que se pretende, de facto, ao acusar o MP do modo que se acusa, neste Inquérito Parlamentar?

Sindicar a prestação do antigo procurador Souto Moura, à custa da desonra de uma instituição como o MP, mais uma vez vilipendiada, por representantes de outra instituição, onde, em vez de se dar o exemplo das regras e costumes democráticos, figuram e preponderam certas figuras tristes da nossa democracia.

A AR, neste inquérito parlamentar, não se cobriu apenas de ridículo. Encheu-se de vergonha.

Para a apurar devidamente, não chegariam cem inquéritos parlamentares, porque para quem não tem vergonha, todo o mundo é seu, já lá diz o povo."

José na Grande Loja.

Fuga de informações.

"A comissão de inquérito parlamentar sobre o «Envelope 9» admitiu hoje promover uma investigação para apurar como apareceu transcrita no Diário de Notícias (DN) a acta da reunião em que foi ouvido o procurador João Guerra. Depois de uma hora de discussão, essa opção foi chumbada com oito votos contra de deputados do PS, incluindo Vera Jardim, que preside à comissão de inquérito, Ricardo Rodrigues e Sónia Sanfona, e do deputado do PCP António Filipe (mais aqui)."
E nós a pensar que a fuga de informações só acontecia na justiça…

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 21, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!!

Ciganos.

"O alívio dos vizinhos contrastava esta terça-feira com os lamentos da comunidade cigana residente no Bacelo, freguesia de Campanhã, Porto, onde se aguarda, a todo o momento, a chegada das máquinas para derrubar as barracas onde residem, noticia a Lusa. «Isto aqui é uma badalhoquice. São ratos mortos, carraças por todo o lado, fazem-se as necessidades ao ar livre o onde calha. Isto é uma vergonha, espero que finalmente se vão embora», queixava-se uma vizinha" (mais aqui).
Não se preocupem que esses senhores das organizações que defendem tudo e todos vão ceder casas aos ciganos. Há que dar o exemplo.

Etiquetas: , , , ,

Nova profissão.

"O ministro da Saúde anunciou a abertura de um inquérito ao nascimento de dois bebés em ambulâncias a caminho de Coimbra, mas garantiu não estar «nada arrependido» de ter fechado a maternidade da Figueira da Foz, informou a agência Lusa (mais aqui). "
Graças a este governo nasceu uma nova profissão: bombeiro – parteiro. Mas não desesperem. Neste Portugal do século XXI já se pode praticar o aborto em condições. O mesmo não se pode dizer dos nascimentos. Mas quem se importa com isso?

Etiquetas: , ,

Afinal...

"As agressões a professores afinal estão fora das prioridades da investigação criminal no anteprojecto já elaborado pelo Governo. O alerta foi lançado ontem, durante uma reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), pela procuradora distrital de Lisboa, Francisca Van Dunem, que elaborou um parecer sobre o documento do Executivo (mais aqui)."

Etiquetas: ,

No bom caminho.

1/ "Portugal foi o país da Zona Euro que mais aumentou os impostos entre 1995 e 2005 e está entre as nações que mais subiram a carga fiscal nos últimos cinco anos. Ainda assim está abaixo da média europeia, já que os países mais ricos tendem a tributar mais os cidadãos. Pelo contrário, os países do Leste, apontados como adversários de Portugal na luta pelo investimento estrangeiro, praticam taxas tributárias mais baixas e estão a reduzir o esforço fiscal pedido às empresas (mais aqui)."

2/ "O primeiro-ministro afirmou hoje que a nova meta de 3,3% para o défice em 2007 representará «um esforço muito significativo», alegando que equivalerá a uma redução na ordem dos 20%."

Etiquetas: ,

E o desemprego continua a baixar...

"O cruzamento de dados entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Segurança Social motivou metade da descida homóloga do número de desempregados em Fevereiro. Entre o segundo mês de 2006 e o de 2007, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego diminuiu 38 156, segundo divulgou o IEFP na sexta-feira passada. Porém, durante este mesmo período foram anuladas de forma automática cerca de 18,5 mil inscrições relativas a desempregados que entretanto já tinham regressado ao mercado de trabalho, estando, por isso, a receber indevidamente subsídio de desemprego. Ou seja, quase metade (48%) das inscrições de desempregados anuladas durante aquele período resultaram directamente do cruzamento de dados entre os centros de emprego e a Segurança Social (mais aqui)."

Etiquetas: ,

Sapos.

"A comissão parlamentar de inquérito ao caso do "Envelope 9" prepara-se para ilibar o Ministério Público de qualquer responsabilidade grave (mais aqui). "
Devem ter sido necessários muitos baldes de água para certos deputados (e não só) engolir este enorme sapo.

Etiquetas:

Fim-de-semana com o morto.

"Desde domingo, é proibido iniciar-se uma conversa sem um comentário, mais solene ou sarcástico, sobre a “morte” do CDS. Desculpem a impertinência: quando é que o CDS foi avistado com vida pela última vez? Tirando, com boa vontade, os orçamentos do queijo e o acaso eleitoral que levou o partido ao Governo de Barroso, foi decerto há demasiado tempo.

Mas não se deve estranhar que aqueles que profetizaram os terríveis efeitos para o PSD do “regresso” de Portas só tenham descoberto o cadáver há três dias. Estranhíssimo é ainda haver quem, em nome do que julga ser uma sombra de poder, se preste a inomináveis canseiras, barulhos, pagodes e embaraços apenas para possuir o cadáver. O qual, insisto, arrefeceu há muito
."

Alberto Gonçalves

Pontapé de canto.

"Para se fazer de vítima, a dra. Maria José Nogueira Pinto invocou a sua condição de mulher que um homem a teria agredido. Se isso fosse verdade, era a pior das cobardias. Mas é demagogia da mais barata, tal como seria eu vir aqui dizer que ela me está a atacar por não ser branco como ela. Não irei por aí (mais aqui)"

Hélder Amaral
Parece que essa rapaziada não consegue ultrapassar o trauma. O pior é que o politicamente correcto tenta impor a culpa a quem não a têm. “Felizmente” ainda há uns poucos que vão nessa conversa e aceitam de bom grado tudo o que lhes impõem. A bem do Portugal moderno claro.

Etiquetas: , ,

Metal Tango

Imigrantes a mais, em França

Quarenta e oito por cento dos franceses consideram que há demasiados imigrantes no país e 30 por cento declara-se racista, revela um relatório hoje divulgado.

O estudo da Comissão Nacional Consultiva de Direitos Humanos (CNCDH) revela que 88 por cento dos franceses reconhecem que há racismo no país mas 58 por cento assinalam que são sobretudo as pessoas de origem estrangeira que não fazem tudo o que é possível para se integrarem.

O número de pessoas que se declara racista desceu três pontos percentuais em relação a 2005, enquanto o de pessoas que considera que há demasiados imigrantes baixou sete pontos num ano.

Estes dados constam de um inquérito efectuado em Novembro e divulgado conjuntamente com o relatório.

Quanto aos dados recolhidos pelo CNCDH, o relatório revela uma descida de 10 por cento dos actos de violência racista, assinalando, contudo, que em 2006 se verificou um agravamento dos mesmos.

O estudo assinala ainda que aumentaram em seis por cento os actos anti-semitas, 541 em 2006 face aos 508 registados o ano anterior.

Em particular, cresceram os actos anti-semitas de carácter violento, que aumentaram 35 por cento, de acordo com os autores do relatório, que consideram esta progressão como "inquietante".

Agência Lusa

terça-feira, março 20, 2007

Pela seriedade e com coerência...

por João Titta Maurício

«Men are qualified for civil liberty in exact proportion to their disposition to put moral chains upon their own appetites; in proportion as their love to justice is above their rapacity; in proportion as their soundness and sobriety of understanding is above their vanity and presumption... Society cannot exist unless a controlling power upon will and appetite be placed somewhere, and the less of it there is within, the more there must be without. It is ordained in the eternal constitution of things that men of intemperate minds cannot be free. Their passions forge their fetters».
Edmund Burke


Foi com tristeza e também alguma angustia que observei, via comunicação social, o que se passou neste Domingo, na reunião do Conselho Nacional do CDS.

Não vou, naturalmente, abordar a minha posição sobre os motivos que levaram à sua convocação, nem sequer pronunciar-me sobre factos que ambas as partes (com compreensíveis – porém não inocentes – cargas de subjectividade e emoção) alegam ter ocorrido.

Não estive lá. Tão pouco desempenho hoje qualquer cargo eleito em qualquer estrutura do Partido. Os motivos para que tal, pouco aproveitam para o caso: quem os sabe, sabe-os… e os mesmos pouco importam aos demais. E se, para alguns, essa condição de ”completamente solto, completamente livre” seria um imperdível convite à “opinianite” para “dar nas vistas” e negociar ou vender apoios, para mim é motivo de reflexão. Guardo para mim as conclusões. Até ao momento que for definido para que os simples militantes com ideias se pronunciem. Sei bem o que entendo dever ser a função de um partido. E qual deveria ser o desafio e o elemento mobilizador e agregador deste Partido. Mas, a seu tempo, se puder, voltarei a pronunciá-lo...

Não estive, repito, nesta reunião. Todavia, a serem verdadeiros os dados objectivos noticiados (que foi a mais concorrida e participada reunião de que há memória – coisa memorável e agradável – e que cerca de 2/3 dos presentes votaram favoravelmente a proposta do Dr. Paulo Portas), é razoável que se conclua que uma significativa maioria dos Conselheiros eleitos pelo Congresso (da Batalha) em lista apresentada pelo Dr. Ribeiro e Castro votaram contra a proposta daquele a quem deviam a sua eleição. E a favor de quem se apresentaram e se disponibilizaram defender. E é sobre isso, não sobre o conteúdo da decisão mas sobre o comportamento, que eu não quero nem me posso nem dar ao luxo de não comentar.

Bem sei que em política há poucas forças mais irresistíveis do que a tentação de abraçar o inevitável: alguns seres humanos, que se habituaram a viver em rebanho, em grupos de invertebrados perfeitamente identificados, nunca deixarão de correr para a segurança que lhes parece poder ser proporcionada pelo vencedor anunciado. Mas, dessa doença, far-me-ão justiça, não padeço. Se há quem diga que o poder proporciona muitos luxos, o pouco que tive à minha disposição serviu apenas para cultivar e desenvolver os três defeitos que me permito sofrer: o de agir com Honra, o de procurar cumprir o dever da gratidão e o de jamais deixar de ter vergonha na cara! Sei bem que há quem, por os considerar luxos morais típicos de um orgulhoso oriundo do proletariado, os despreze. Que seja! Todavia, sem eles mais valeria morrer no grande cemitério onde repousam todos aqueles que fizeram do anonimato o seu modo de participação.

Por isso, jamais me passaria pela cabeça que, eleito em lista patrocinada por uma liderança, criada e ordenada para ser uma das suas estruturas de sustentação, jamais, dizia, usaria esse direito de voto para apoiar os adversários da mesma. Não quero com isto dizer que a mudança de opinião não seja admitida ou sancionada... ainda que, no caso concreto, não vislumbre a alteração das circunstâncias que sustente motivos sérios e eticamente atendíveis para tal comportamento. Contudo, uma vez mais, a culpa minha... consciência em excesso..., mas, quando se muda de opinião, entendo que: primeiro, anunciamos o facto ao próprio; segundo, devemos pedir-lhe que nos liberte das amarras da lealdade a que voluntariamente nos ligamos, renunciando aos cargos e às vantagens obtidas; terceiro, e só então, publicamente anunciando os motivos e passo a defender as minhas convicções com as minhas próprias forças e assente com a legitimidade política que adviesse de eleição na qual houvesse sido o protagonista principal..., e não um mero excursionista que apanha boleia e depois se julga com direito próprio para escolher um caminho de conveniência e cobardia. Assim, poderia ser livre e solto, com a séria e fundada convicção de tudo ter feito para agir com correcção. Isso chama-se carácter. E esse é o único caminho. O único que aceito trilhar. O único em que se ganha de verdade... e onde, mesmo perdendo, se conserva a dignidade e o respeito dos outros.

E (porque, graças a Deus, não estou em situação de ter que aceitar companhias indesejáveis), perante a proximidade que, com asco... ainda que sem espanto,... vejo ser permitida a certas e pouco recomendáveis personagens de pantomina de fraquíssima qualidade, não escondo que, por respeito a mim próprio e à sanidade ética e mental em que busco viver, por ora pouco me resta senão a – nada confortável, porém honrosa – posição de abstencionista. Por ora, enquanto for evidente que ambos os barcos estão em regime de “saldo”... e que os ratos se afadigam em alternadas propostas de OPA (Ofertas Para-não-levar-a-sério de Apoio-a-quem-me-der-mais)... opto por ficar na ilha. Lamento que sejam dadas observar excessivas cedências que os candidatos parecem estar dispostos a fazer aos “opistas”, abusando e tornando a abusar de critério pouco selectivos nas companhias. Como se aqueles comportamentos não sejam repetidos, uma e outra vez… ad nauseaum... é que, “pelo andar da carruagem”, arriscamo-nos a que se repitam... per secula seculorum! Bem sei que tal não é um exclusivo do CDS. Mas, como conservadores que alguns se arrogam de ser, seria bom ter em atenção as sábias palavras de Winston Churchill, «quanto mais olhares para trás, maiores possibilidades terás de ver melhor em frente».

Bem sei poder soar a moralismo ridículo, mas nunca me pareceu bom motivo manter o Poder a qualquer preço, nem me parece um saudável e esperançoso sinal de mudança procurar (ou permitir) a companhia feita do “ranço” dos invertebrados do costume. Seria bom que todos não esquecessem que o político que não é forte na preservação dos seus princípios acaba por ter de ser violento e, deste modo, acaba vítima de qualquer das soluções que adoptar para resolver o dilema do limite das transigências que rebaixam e das violências que a todos comprometem e aos inimigos aproveitam. É por isso que creio ser esta uma daqueles ocasiões em que não tenho dúvidas que mais vale só...

Parafraseando, adaptadamente, um já vetusto e alheio sound-byte,... não sei se este CDS tem emenda!?! Confesso que, porém, ainda aguardo pelo vislumbre de uma proposta, uma ideia mobilizadora que, em mim, justifique motivos de esperança. Que, de facto, adoraria voltar a sentir. Mas que, com profunda tristeza e angustia,... duvido que surja. E, como a porção de fé que me foi destinada pela Divina Providência há muito foi aplicada em coisa mais séria e mais certa,... prefiro, por enquanto, contentar-me em reflectir sobre uma máxima de Marco Aurélio:


«Conserva-te simples, bom, íntegro, sério, amigo da Justiça, vigilante, amigável mas decidido no cumprimento dos teus deveres.
Venera os deuses e vem em ajuda dos homens, imita o teu predecessor na sua acção conforme à razão, o seu carácter constante, a serenidade do seu rosto, a sua doçura, o seu desdém pela vã glória, o seu ardor pelo trabalho, o seu desdém pela calúnia, contenta-te com pouco para ti e sê magnânimo com os outros».

* titamau@netcabo.pt
Professor da Universidade Lusófona

Etiquetas:

Stripped !!!


Who's inside my baby ???

Até amanhã e boa sorte!!!

Para memória futura.

"O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, alertou esta terça-feira para a «tentativa de governamentalização» do Ministério Público e da Justiça, que considerou estar a ser prosseguida pelo executivo socialista, noticia a agência Lusa (mais aqui)."

Oásis de criminosos.

"A calma que ontem ao fim da manhã se sentia na Praceta Antero de Quental, no Bairro da Fonte, em Sacavém, Loures, era de absoluto contraste com a agitação que ali se viveu durante a noite. Mas, no meio desta calma aparente, o medo co-habita com os moradores e exemplo disso são as caras fechadas que espreitam pelas janelas e as declarações de que nada sabem ou viram, quando ali mesmo está a prova que algo grave aconteceu a viatura incendiada. "Vão-se embora daqui ou ainda os roubam!", apelaram alguns moradores, à equipa de reportagem do JN. "Aqui, até a Polícia leva e não pode fazer nada", continuaram. Situações como a da madrugada de ontem, são esporádicas, explicou o presidente da Junta de Freguesia da Apelação, José Henriques Alves. "De certo modo, pode dizer-se que este é um bairro problemático, que tem vindo a degradar-se ao longo dos anos", acrescentou. O problema pode dever-se à difícil convivência entre as várias etnias que ali habitam, explicou o autarca, que garantiu que os problemas são arranjados, na sua maior parte por jovens. "É que 90 a 95% dos adultos têm os seus empregos, mas os mais jovens ficam entregues a si mesmos durante o dia", lamentou. A teoria é confirmada por D., doméstica de 48 anos. "Os que estavam aqui ontem eram jovens", afirmou. "Ouvimos o barulho, mas nem à janela pudemos ir porque podiam mandar pedras!", contou a medo. "Se tivesse possibilidade saía daqui (mais aqui)."
Digam lá que não dá gozo morar neste Portugal do século XXI? Felizmente os pais dos miúdos portugueses não trabalham por isso não criam conflitos com a polícia e demais cidadãos. O mesmo não acontece com os filhos dos africanos que têm de ficar abandonados porque os pais trabalham. Alias em Portugal só os pais dos miúdos dos Ganges trabalham. E antigamente era pior. Sem imigrantes, ninguém com filhos trabalhava em Portugal. Mas felizmente tratam-se de situações pontuais diárias.

Como é “in” vitimizar e desculpabilizar a delinquência.

Etiquetas: , , ,

Divulgue o seu blog!